Sugestão de adaptação para ensino remoto
Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Discussão das soluções.
Atividade principal
Você pode realizar a atividade principal deste plano com seus alunos em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, disponibilize a imagem abaixo e verbalize as perguntas presentes na atividade e no desafio.
Caso a aula ocorra de forma assíncrona, compartilhe com os alunos a imagem e envie as perguntas em formato de texto. Solicite que respondam os questionamentos e verbalizem as respostas.
Discussão das soluções
Compartilhe com os alunos as soluções presentes neste material, enviando a imagem toda do slide ou em formato de texto. Para interagir com os estudantes, verbalize ou envie em texto as perguntas propostas no “Discuta com a turma”.
Encerramento
Compartilhe com os alunos a imagem a seguir e solicite que os estudantes escrevam com as próprias palavras o que compreenderam da relação entre algumas porcentagens e as frações equivalentes.
Convite às famílias
Sugira que os alunos socializem com os familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem utilizar a atividade presente no “Aquecimento” e no “Raio X” para questionar sobre as frações e porcentagens destacadas. Você pode compartilhar os slides presentes nas atividades em formato de imagem ou texto.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_07NUM02
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes