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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Reconhecendo 10% como um Décimo e 20% como Dois Décimos ou um Quinto

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre porcentagem

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA06: Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.



Objetivos específicos

Ampliar os conhecimentos sobre percentual de uma quantidade em relação a outra.

Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos necessários

- Lápis, papel e cartolina (5 Cores diferentes).

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, fração irredutível, fração equivalente.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula (você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel). É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa. Reforçe o significado do símbolo % e explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca da equivalência entre 50% e ½, 25% e ¼, e peça para que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.

Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50%, 25%, 20% e 10% com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
  • Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
  • Qual a fração representa 50% de um todo?
  • Qual fração representa 25% de um todo?
  • Qual fração representa 20% de um todo?
  • Qual a fração representa 10% de um todo?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula (você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel). É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa. Reforçe o significado do símbolo % e explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca da equivalência entre 50% e ½, 25% e ¼, e peça para que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.

Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50%, 25%, 20% e 10% com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
  • Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
  • Qual a fração representa 50% de um todo?
  • Qual fração representa 25% de um todo?
  • Qual fração representa 20% de um todo?
  • Qual a fração representa 10% de um todo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Nessa primeira abordagem do problema, espera-se que os alunos identifiquem as frações com os cartões de porcentagem. No slide seguinte, eles poderão utilizar esses cartões para resolver uma situação contextualizada.

Projete o problema ou entregue uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique o desempenho dos alunos para que ninguém esteja com dúvidas para resolver o desafio.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Projete o problema ou entregue uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique o desempenho dos alunos para que ninguém esteja com dúvidas para resolver o desafio.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, use os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • “Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado”: Estou correto?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, use os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • “Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado”: Estou correto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos.

.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente. Além de verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA06: Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.



Objetivos específicos

Ampliar os conhecimentos sobre percentual de uma quantidade em relação a outra.

Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos necessários

- Lápis, papel e cartolina (5 Cores diferentes).

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, fração irredutível, fração equivalente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula (você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel). É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa. Reforçe o significado do símbolo % e explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca da equivalência entre 50% e ½, 25% e ¼, e peça para que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.

Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50%, 25%, 20% e 10% com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
  • Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
  • Qual a fração representa 50% de um todo?
  • Qual fração representa 25% de um todo?
  • Qual fração representa 20% de um todo?
  • Qual a fração representa 10% de um todo?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula (você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel). É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa. Reforçe o significado do símbolo % e explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca da equivalência entre 50% e ½, 25% e ¼, e peça para que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.

Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50%, 25%, 20% e 10% com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
  • Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
  • Qual a fração representa 50% de um todo?
  • Qual fração representa 25% de um todo?
  • Qual fração representa 20% de um todo?
  • Qual a fração representa 10% de um todo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Nessa primeira abordagem do problema, espera-se que os alunos identifiquem as frações com os cartões de porcentagem. No slide seguinte, eles poderão utilizar esses cartões para resolver uma situação contextualizada.

Projete o problema ou entregue uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique o desempenho dos alunos para que ninguém esteja com dúvidas para resolver o desafio.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Projete o problema ou entregue uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique o desempenho dos alunos para que ninguém esteja com dúvidas para resolver o desafio.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, use os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • “Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado”: Estou correto?
Slide Plano Aula

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, use os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • “Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado”: Estou correto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente. Além de verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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