Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula (você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel). É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa. Reforçe o significado do símbolo % e explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca da equivalência entre 50% e ½, 25% e ¼, e peça para que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.
Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50%, 25%, 20% e 10% com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.
Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
- Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
- Qual a fração representa 50% de um todo?
- Qual fração representa 25% de um todo?
- Qual fração representa 20% de um todo?
- Qual a fração representa 10% de um todo?
Material complementar:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula (você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel). É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa. Reforçe o significado do símbolo % e explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100. Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca da equivalência entre 50% e ½, 25% e ¼, e peça para que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.
Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50%, 25%, 20% e 10% com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.
Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
- Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
- Qual a fração representa 50% de um todo?
- Qual fração representa 25% de um todo?
- Qual fração representa 20% de um todo?
- Qual a fração representa 10% de um todo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Nessa primeira abordagem do problema, espera-se que os alunos identifiquem as frações com os cartões de porcentagem. No slide seguinte, eles poderão utilizar esses cartões para resolver uma situação contextualizada.
Projete o problema ou entregue uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique o desempenho dos alunos para que ninguém esteja com dúvidas para resolver o desafio.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Projete o problema ou entregue uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê um tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Verifique o desempenho dos alunos para que ninguém esteja com dúvidas para resolver o desafio.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Discussão das Soluções
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, use os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.
Discuta com a turma:
- Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
- Posso resolver de uma maneira diferente?
- “Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado”: Estou correto?
Discussão das Soluções
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor a sua disposição, use os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.
Discuta com a turma:
- Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
- Posso resolver de uma maneira diferente?
- “Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado”: Estou correto?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos.
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Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça para que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente. Além de verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar