11194
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Em busca do termo desconhecido II

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre termo desconhecido

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Weslley Kleber de Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_14ALG02

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso às atividades propostas na atividade principal com antecedência. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (google docs por exemplo) ou outro meio de comunicação combinado entre vocês. Peça aos alunos que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam consultá-las durante a aula.

Discussão das soluções
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar a discussão das soluções imediatamente após a resolução pelos alunos. Se conseguir promover um debate será ótimo, senão, procure apresentar mais de uma possibilidade, para que comparem com suas soluções. Analise as soluções enviadas pelos alunos e se possível, compartilhe algumas pelo meio de comunicação estabelecido por vocês. Nesse momento você pode questionar aos alunos qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que criaram. Depois de fazer essas intervenções e ouvir dos alunos, seja por áudio do whataspp ou pelo meet por exemplo.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Renata Gonçalves


Código: MAT7_14ALG02

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas