11193
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Quanto pesa sua mochila?

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Medidas de massa.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernando Barnabé,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_18GRM09

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal

- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Balança
Google docs
Google apresentações
Artigo: Como medir tudo o que há
Jogo: Medidas e grandezas

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
O foco desta atividade principal é Identificar as unidades padronizadas para medir a massa de um corpo: o quilograma e o grama, reconhecendo a balança como instrumento para pesagem da massa de um corpo. Os alunos precisam ter acesso a situaçao problema da atividade principal, se for possível a imagem também para que tenham um apoio visual. Mostre o slide 4 se estiver em uma aula online por videoconferência pelo Meet ou Zoom. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp tire um print da imagem do slide ou da atividade principal e envie para que os alunos consigam realizá-la. Peça que os alunos copiem a situação no caderno e a resolvam em forma de texto, áudio ou ilustração. Se for possível, divida os alunos em pequenos grupos para conversarem e compartilharem as soluções que encontraram e compartilhe um slide ou um documento que os grupos possam editar para que a discussão será mais rica e a realização seja em grupo, mesmo estando separados. Os grupos podem já estar divididos anteriormente e ser grupos fixos para todas as atividades de grupo. Isso poupará tempo. Envie questionamentos para guiar a discussão e para que os alunos mantenham o foco na tentativa de solução da situação:
     - Um pacote de 10kg de chá de camomila é muito ou pouco? Por que Roberta venderá em pacotes menores? Qual seria um bom tamanho para que isso fosse feito?
     - Quem é mais leve: o chá de camomila ou o feijão? (caso seja o feijão o pacote de alimento utilizado no início da aula, por exemplo) Sendo mais leve, para dar 1kg eu preciso de mais chá ou menos chá de camomila?
     - Como os pacotes de alimentos que usamos anteriormente podem ajudar a entender essa situação? Teriam que ser pacotes maiores ou menores que 1kg?
     - Qual a unidade de medida seria a mais interessante para utilizarmos nesses novos pacotes de chá? Por que essa unidade é a melhor para a situação?
     - Quantos gramas eu tenho em um quilograma? Quantos gramas teria então cada pacote de chá?
     - Qual instrumento de medida seria utilizado para isso. 

Painel de soluções
Antes de compartilhar o slide da discussão das soluções, peça que os alunos compartilhem as conclusões a que eles chegaram. Caso tenham editado o slide, compartilhe os slides que produziram com as suas soluções. Depois, compartilhe o slide 5 da discussão das soluções com os alunos ao vivo ou através de um print por fotografia. Eles devem comparar essas soluções com as suas, concordar ou discordar através de texto, imagem ou de áudio.

Encerramento
Retome a proposta da Atividade Principal, revise a aprendizagem da aula, mas inclua outros exemplos para essa compreensão. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações e as acrescente para que eles sintam que suas conclusões são valorizadas.

Raio X
A atividade do Raio X é bastante interessante para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula já que retoma as medidas de massa de forma parecida com a que foi realizada em sala. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim, entretanto, selecione as que são adequadas para a sua turma. Você pode enviá-las para os alunos por meio de WhatsApp ou e-mail. Caso tenham o Google Sala de Aula eles podem devolvê-las pela própria sala de aula. Caso não seja assim, os alunos podem enviar fotografias de seus cadernos.

Convite às famílias
As famílias podem tentar resolver a situação junto com os alunos compartilhando estratégias. Também podem aproveitar esses conceitos em atividades do seu dia a dia pesando objetos, animais, pessoas e comparando essas medidas. Podem também mostrar pacotes de produtos que são vendidos em quilogramas, gramas ou miligramas.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares juntos com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização deles e de seus materiais. Envie uma mensagem para as famílias explicando o que você está trabalhando e a forma que eles podem ajudar seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_18GRM09

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas