Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM08 - slides com erro
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Discussão das soluções.
Retomada
Professor(a), você pode realizar Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com os estudantes, em formato de texto ou da imagem do slide a pergunta proposta. Solicite que os alunos compartilhem suas respostas, que podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto.
Atividade principal
Professor(a), sugerimos que você envie os problemas propostos na Atividade principal para os alunos em formato de texto ou mesmo compartilhando os slides. Solicite que os alunos registrem suas resoluções e as compartilhem. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos sobre as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicitar que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem. Para garantir o registro, solicite que os alunos enviem fotos das barras construídas em seus cadernos.
Caso considere adequado e seja possível, solicite que os estudantes explorem a construção “Subtração de números racionais” feita no software GeoGebra e que pode ser acessada através do link que segue: https://www.geogebra.org/m/rh7fNdn3. Não há necessidade de ter o software/aplicativo instalado :)
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, com suas palavras, quais os procedimentos devem ser tomados quando se faz a subtração de frações com denominadores diferentes. Caso considere necessário, compartilhe com a turma o slide presente nesta etapa do plano.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é uma conversa informal sobre as frações presentes na receita do suco de limão. Os alunos podem se dispor a fazer uma limonada para a família toda durante o almoço ou jantar e informá-los sobre as medidas (frações) utilizadas. Ao ponto que os familiares vão bebendo a limonada a conversa pode ser voltar para a fração que representa a quantidade de limonada que ainda está na jarra, que foi distribuída nos copos ou que já foi consumida.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_08NUM08
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes