11191
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Calculando a porcentagem de uma quantidade dada em relação ao inteiro.

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Cálculo de porcentagem de uma quantidade dada

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_08NUM04

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp,
Khan Academy: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/taking-a-percentage-example

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide do Aquecimento que é uma preparação para Atividade Principal.

Atividade principal

Compartilhe o slide da “Atividade Principal” com os estudantes. Você pode fazer isso usando o WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Oriente-os a observar o gráfico referente a cada porcentagem e reflita sobre as questões propostas.
O vídeo da Khan Academy a seguir pode ser usado para ampliar compreensões acerca do entendimento dessas representações, para alunos que possuem acesso à internet:
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/taking-a-percentage-example
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio com os registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Discussão das soluções

Incentive os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Primeiro eles precisam saber a quantidade do “todo”. É importante garantir que eles saibam determinar a fração equivalente a uma quantidade dada a partir de um inteiro, ou transformá-la em um número decimal. A escuta nessa hora se torna imprescindível para garantir a compreensão do problema, caso contrário, é bom retomar esses conceitos. Organize em seguida o momento da discussão, que pode ser utilizando o recurso do Meet ou respostas enviadas pelo WhatsApp para uma maior interação entre os alunos. A intenção é compartilhar as resoluções dos alunos e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento estimule a turma a falar, através do áudio, como pensou para resolver o problema e compartilhar suas resoluções.
Se sua aula fora assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio com os registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Raio X

O Raio X pode ser usado como tarefa.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Uma sugestão que sempre é bem vinda, é que os familiares podem perguntar o que estão aprendendo, como está sendo as aulas, se eles estão tendo alguma dificuldade ou algo ao qual eles possam se sentir acolhidos. Uma sugestão aqui seria os familiares assistirem com os alunos o vídeo https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/taking-a-percentage-example
mencionado acima e deixar que o estudante conte o que aprendeu nessa aula! Fica a dica!

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_08NUM04

(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas