11190
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - SOMANDO PROBABILIDADES

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_22PES03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO (Etapa 1) e ATIVIDADE PRINCIPAL (Etapa 2)

Aquecimento
O Aquecimento retoma conceitos importantes da probabilidade e contempla uma atividade que trata de anagramas e consequente uso do princípio multiplicativo. Sugerimos usá-lo em uma etapa (1), como foco principal. Em outra posterior (2), sugerimos usar a Atividade principal (com adaptações) que trata do cálculo de probabilidades.
Encaminhe aos alunos um vídeo curto com informações importantes discutidas no Aquecimento (slide 3 - evento, espaço amostral e relação desses elementos com o cálculo de probabilidades), bem como com reflexões e exemplos sobre anagramas e o uso do princípio multiplicativo entre outras estratégias. Encaminhe a atividade do Aquecimento (slide 2) para os alunos via WhatsApp. Você pode fazer adaptações ou ainda incluir novos itens na atividade. Para a produção do vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo) ou outros. Mantenha um canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas e dá dicas.

Atividade principal
Numa etapa posterior sugerimos o trabalho com a Atividade principal. Seria uma nova aula, um novo momento que necessitaria de novas orientações. Encaminhe para os alunos um vídeo curto orientando a atividade e dando um exemplo do cálculo de probabilidades. Deixe os alunos livres para escolherem as estratégias que julgarem melhor para resolver a situação. Eles precisam entender o significado da expressão ‘pelo menos’ e analisar os eventos favoráveis, mas não é imprescindível a soma de probabilidades nesse caso. Encaminhe a versão impressa (que pode ser adaptada), via WhatsApp e solicite que os alunos deem um retorno das produções para sua apreciação. Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Mantenha um canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas e dá dicas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes à probabilidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/pt-eventos-compostos-e-espao-amostral/v/compound-sample-spaces
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/probabilidade-teorica-basica/v/basic-probability 

Discussão das soluções
Em cada uma das etapas (1 e 2) analise as respostas dos alunos para resgatar estratégias e erros que merecem discussão em seu feedback. Verifique se houve o uso do princípio multiplicativo na resolução dos anagramas (etapa 1) e foque nessa estratégia. Observe se os alunos conseguiram analisar o espaço amostral para apontar os eventos favoráveis e resolver a situação (etapa 2). Use comentários e dicas em cada uma das etapas para esclarecer pontos conceituais importantes. Como forma de revisão você pode usar o Raio X e as atividades complementares. Use o WhatsApp para o feedback. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo).
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
xxx

Encerramento
xxxxx

Raio X
Proponha que os alunos resolvam posteriormente juntamente com as atividades complementares. Não esqueça de fazer a retomada das discussões.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir sobre resultados possíveis no lançamento de moedas e dados

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_22PES03

(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

(EF08MA24) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas