11190
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - SOMANDO PROBABILIDADES

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

SOMANDO PROBABILIDADES

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA19; EF08MA21

Objetivos específicos

  • OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
  • RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
  • ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.

Conceito-chave

  • SOMA DE PROBABILIDADES; UNIÃO; PELO MENOS

Recursos necessários

  • XEROX DAS ATIVIDADES DE AQUECIMENTO E DE ATIVIDADE PRINCIPAL
  • XEROX DA PLANILHA DE REGISTRO 1 E 2
  • DADOS NUMERADOS DE 1 A 6

Material Complementar ao Professor.

  • Como construir um dado, aqui.
  • Jogos on line sobre probabilidade para ser aplicados no laboratório, aqui.
  • Revendo o Cálculo de Probabilidades aqui.

Matéria publicada por Nova Escola.

  • Estratégias para formação de grupos aqui.

Vídeo disponibilizado por Nova Escola

  • Recordando a Regra da Soma de Probabilidades aqui.

Indicação do Blog da professora Sônia Vieira - USP


Tempo sugerido: 1 MINUTO

Orientação: Leia para a turma o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 MINUTOS (SLIDES 3 A 5)

Orientação: Solicite que cada aluno preencha os dados no caderno ou na planilha de registro, que você encontra nos materiais complementares. Acompanhe a construção das soluções.

Propósito: Compreender o que é um anagrama. Perceber o mecanismo de funcionamento de anagramas

Materiais complementares:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 MINUTOS (SLIDES 3 A 5)

Orientação: Solicite que cada aluno preencha os dados no caderno ou na planilha de registro, que você encontra nos materiais complementares. Acompanhe a construção das soluções.

Propósito: Encontrar os anagramas pedidos. Destacar os anagramas iniciados.

Discuta com a turma:

  • Qual a “padronização” da quantidade de anagramas iniciados por cada letra?
  • Por quais letras o evento pode ser iniciado?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 MINUTOS (SLIDES 3 A 5)

Orientação: Leia para a turma o slide. Destaque as soluções que aplicaram o princípio multiplicativo para chegar a solução.

Materiais complementares para impressão:

Planilha para registro 1

Planilha para registro 2

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Organize os alunos em duplas.

Propósito:

  • Compreender a regra do jogo

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Peça aos alunos para simular e registrar a situação. Observe que os dados distinguíveis, ou seja, a face 2 no 1º dado vezes a face 3 no 2º dado é evento distinto de 3x2.

Discuta com a turma:

  • As chances de sair um produto par são as mesmas de sair um número ímpar no 1º lançamento?
  • A definição deste critério seria “justa” para a concorrência das meninas?
  • Seguindo o padrão do 1º lançamento, quem possivelmente ficará com o ingresso?

Propósito: Determinar a chance de cada menina ganhar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Os alunos continuam em dupla. Solicite a uma das duplas que informe a alteração dos critérios do slide anterior para este. Peça que realizem o jogo e registrem sob este novo critério.

Propósito: Perceber que a mudança do critério alterou a probabilidade de cada uma ganhar. Verificar o número de possibilidade de Karina e Maria ganharem

Discuta com a turma:

  • A mudança do critério alterou a probabilidade de cada menina?
  • Qual o menor produto entre as faces?
  • Qual o maior produto entre as faces dos dados?
  • O que o “pelo menos” significa para que Karina ganhe?

(Professor, destaque os produtos de 24 a 36 como eventos para que satisfazem a vitória de Karina)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Solicite que os alunos encontrem essa nova probabilidade.

Propósito: Calcular a probabilidade solicitada

Discuta com a turma:

  • Quais possíveis produtos levariam Maria a ganhar?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Leia para a turma.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Os alunos continuam em duplas Peça que uma das duplas venha ao quadro e preencha a tabela.

Propósito: Utilizar a tabela de dupla entrada como solução

Discuta com a turma:

  • Há praticidade de usar uma tabela para encontrar o espaço?
  • Podemos aplicar o princípio multiplicativo.?
  • A tabela retrata apenas um dos 4 lançamentos?
  • Podemos generalizar o fato da primeira tabela para todas as outras 4?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Propósito: Preencher a tabela com os possíveis produtos

Orientação:

  • À dupla que preencheu a tabela, faça as duas perguntas.
  • Leve para toda a classe a pergunta, mas solicitando um outro meio de encontrá-la.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Propósito: Indicar na tabela os produtos que satisfazem o evento

Orientação:

  • Antes de mostrar a tabela, peça a alguns alunos que compartilhem como encontraram a solução.
  • Se uma das soluções foi por meio da tabela, dê ênfase a solução deste aluno.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Após a mudança do critério no slide anterior, peça que indiquem o espaço e o evento. Defina com a turma os eventos A e B.

Propósito: Indicar a quantidade de elementos do evento e do espaço amostral

Discuta com a turma:

  • Após a mudança do critério houve alteração do espaço?
  • Há outras hipóteses para a classe sobre os eventos?

Exemplos: pelo menos 20, pelo menos 8…. Verifique com eles a partir de que “acontecimento” seria mais provável ela ganhar.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Compartilhe com a turma as duas soluções. Pergunte quais duplas usaram a solução 1 e quais usaram a 2.

Propósito: Calcular a probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Há uma terceira solução?
  • Porque os dois raciocínios são válidos?
  • Em que momento foi utilizado o princípio multiplicativo?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Leia para a turma.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientação: Leia para a turma.

Propósito: Associar o “pelo menos” à soma de probabilidades

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientação: Leia para a turma.

Propósito: Ler o poema e perceba que pelo menos meio século indica no mínimo 50 anos.

Discuta com a turma:

  • O que representa no poema a expressão “pelo menos meio século”?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 MINUTOS

Orientação: Peça aos alunos que encontrem a solução para o problema.

Propósito: Avaliar o cálculo de probabilidade abordado na aula

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 MINUTO

Orientação: Leia para a turma o objetivo da aula.


SOMANDO PROBABILIDADES

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA19; EF08MA21

Objetivos específicos

  • OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
  • RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
  • ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.

Conceito-chave

  • SOMA DE PROBABILIDADES; UNIÃO; PELO MENOS

Recursos necessários

  • XEROX DAS ATIVIDADES DE AQUECIMENTO E DE ATIVIDADE PRINCIPAL
  • XEROX DA PLANILHA DE REGISTRO 1 E 2
  • DADOS NUMERADOS DE 1 A 6

Material Complementar ao Professor.

  • Como construir um dado, aqui.
  • Jogos on line sobre probabilidade para ser aplicados no laboratório, aqui.
  • Revendo o Cálculo de Probabilidades aqui.

Matéria publicada por Nova Escola.

  • Estratégias para formação de grupos aqui.

Vídeo disponibilizado por Nova Escola

  • Recordando a Regra da Soma de Probabilidades aqui.

Indicação do Blog da professora Sônia Vieira - USP

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 MINUTOS (SLIDES 3 A 5)

Orientação: Solicite que cada aluno preencha os dados no caderno ou na planilha de registro, que você encontra nos materiais complementares. Acompanhe a construção das soluções.

Propósito: Compreender o que é um anagrama. Perceber o mecanismo de funcionamento de anagramas

Materiais complementares:
Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 MINUTOS (SLIDES 3 A 5)

Orientação: Solicite que cada aluno preencha os dados no caderno ou na planilha de registro, que você encontra nos materiais complementares. Acompanhe a construção das soluções.

Propósito: Encontrar os anagramas pedidos. Destacar os anagramas iniciados.

Discuta com a turma:

  • Qual a “padronização” da quantidade de anagramas iniciados por cada letra?
  • Por quais letras o evento pode ser iniciado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 MINUTOS (SLIDES 3 A 5)

Orientação: Leia para a turma o slide. Destaque as soluções que aplicaram o princípio multiplicativo para chegar a solução.

Materiais complementares para impressão:

Planilha para registro 1

Planilha para registro 2

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Organize os alunos em duplas.

Propósito:

  • Compreender a regra do jogo

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Peça aos alunos para simular e registrar a situação. Observe que os dados distinguíveis, ou seja, a face 2 no 1º dado vezes a face 3 no 2º dado é evento distinto de 3x2.

Discuta com a turma:

  • As chances de sair um produto par são as mesmas de sair um número ímpar no 1º lançamento?
  • A definição deste critério seria “justa” para a concorrência das meninas?
  • Seguindo o padrão do 1º lançamento, quem possivelmente ficará com o ingresso?

Propósito: Determinar a chance de cada menina ganhar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Os alunos continuam em dupla. Solicite a uma das duplas que informe a alteração dos critérios do slide anterior para este. Peça que realizem o jogo e registrem sob este novo critério.

Propósito: Perceber que a mudança do critério alterou a probabilidade de cada uma ganhar. Verificar o número de possibilidade de Karina e Maria ganharem

Discuta com a turma:

  • A mudança do critério alterou a probabilidade de cada menina?
  • Qual o menor produto entre as faces?
  • Qual o maior produto entre as faces dos dados?
  • O que o “pelo menos” significa para que Karina ganhe?

(Professor, destaque os produtos de 24 a 36 como eventos para que satisfazem a vitória de Karina)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Solicite que os alunos encontrem essa nova probabilidade.

Propósito: Calcular a probabilidade solicitada

Discuta com a turma:

  • Quais possíveis produtos levariam Maria a ganhar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 MINUTOS (SLIDES 6 A 10)

Orientação: Leia para a turma.

Materiais complementares para impressão:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Os alunos continuam em duplas Peça que uma das duplas venha ao quadro e preencha a tabela.

Propósito: Utilizar a tabela de dupla entrada como solução

Discuta com a turma:

  • Há praticidade de usar uma tabela para encontrar o espaço?
  • Podemos aplicar o princípio multiplicativo.?
  • A tabela retrata apenas um dos 4 lançamentos?
  • Podemos generalizar o fato da primeira tabela para todas as outras 4?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Propósito: Preencher a tabela com os possíveis produtos

Orientação:

  • À dupla que preencheu a tabela, faça as duas perguntas.
  • Leve para toda a classe a pergunta, mas solicitando um outro meio de encontrá-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Propósito: Indicar na tabela os produtos que satisfazem o evento

Orientação:

  • Antes de mostrar a tabela, peça a alguns alunos que compartilhem como encontraram a solução.
  • Se uma das soluções foi por meio da tabela, dê ênfase a solução deste aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Após a mudança do critério no slide anterior, peça que indiquem o espaço e o evento. Defina com a turma os eventos A e B.

Propósito: Indicar a quantidade de elementos do evento e do espaço amostral

Discuta com a turma:

  • Após a mudança do critério houve alteração do espaço?
  • Há outras hipóteses para a classe sobre os eventos?

Exemplos: pelo menos 20, pelo menos 8…. Verifique com eles a partir de que “acontecimento” seria mais provável ela ganhar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Compartilhe com a turma as duas soluções. Pergunte quais duplas usaram a solução 1 e quais usaram a 2.

Propósito: Calcular a probabilidade.

Discuta com a turma:

  • Há uma terceira solução?
  • Porque os dois raciocínios são válidos?
  • Em que momento foi utilizado o princípio multiplicativo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 MINUTOS (SLIDES 11 A 16)

Orientação: Leia para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientação: Leia para a turma.

Propósito: Associar o “pelo menos” à soma de probabilidades

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 MINUTOS

Orientação: Leia para a turma.

Propósito: Ler o poema e perceba que pelo menos meio século indica no mínimo 50 anos.

Discuta com a turma:

  • O que representa no poema a expressão “pelo menos meio século”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 MINUTOS

Orientação: Peça aos alunos que encontrem a solução para o problema.

Propósito: Avaliar o cálculo de probabilidade abordado na aula

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano