Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima
Objetivos específicos
Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.
Conceito-chave
Localizar a potência de 10 mais próxima.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.
Nessa aula, trabalharemos a estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural, usando a reta numerada. Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes, através da atividade principal, elaborem generalizações da aproximação de múltiplos da potência de 10.
Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:
- Um número elevado ao quadrado (ou segunda potência), ao cubo (ou terceira potência), à quarta potência, à quinta potência e assim por diante.
- Base, expoente, potência
- Mais próximo de
- Potência de base 10 ou potência de 10
- Múltiplos da potência de 10
Propósito: Apresentar e compartilhar o objetivo com a turma.
Adequações:
- Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o múltiplo de dez mais próximo, e consequentemente o múltiplo da potência de dez equivalente a esse múltiplo.
- Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se desenhar a tabela e as retas no caderno, ou ainda a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
- Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se imprimir o material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
- Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das potências menores para as potências maiores.
Material de apoio:
- Retome a unidade MAT6_01NUM, como apoio para conceitos do sistema de numeração decimal.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Entregue a atividade impressa para os estudantes e observe se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_01NUM.
- Enfatize o reconhecimento do sistema de numeração decimal (características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal).
- Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam a atividade.
Propósito: Relembrar o conceito de localização dos números naturais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais as características do sistema de numeração decimal?
- Porque o nosso sistema de numeração tem esse nome?
- Como aproximar um número ao múltiplo da potência de 10?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: Peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade.
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: Peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: As duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudantes. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre com os estudantes retomando a aproximação com o múltiplo de 10 e a escrita da potência de 10 desse múltiplo.
Propósito: Retomada da ferramenta de aproximação das potências de 10.
Discuta com a turma:
- Questione com os estudantes a possibilidade de outras estratégias.
- O que de novo foi aprendido?
- Alguém ficou com alguma dúvida?
- Por que utilizar essa forma de escrita?
Raio X
Tempo sugerido: 8 min
Orientação: Peça para que, individualmente, completem a tabela utilizando a generalização construída coletivamente.
Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.
Discuta com a turma:
- Existem outras formas de se resolver?
Materiais complementares para impressão: