Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Aproximações de potência de 10
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aproximação para múltiplos de potências de 10
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima
Objetivos específicos
Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.
Conceito-chave
Localizar a potência de 10 mais próxima.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.
Nessa aula, trabalharemos a estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural, usando a reta numerada. Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes, através da atividade principal, elaborem generalizações da aproximação de múltiplos da potência de 10.
Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:
- Um número elevado ao quadrado (ou segunda potência), ao cubo (ou terceira potência), à quarta potência, à quinta potência e assim por diante.
- Base, expoente, potência
- Mais próximo de
- Potência de base 10 ou potência de 10
- Múltiplos da potência de 10
Propósito: Apresentar e compartilhar o objetivo com a turma.
Adequações:
- Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o múltiplo de dez mais próximo, e consequentemente o múltiplo da potência de dez equivalente a esse múltiplo.
- Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se desenhar a tabela e as retas no caderno, ou ainda a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
- Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se imprimir o material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
- Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das potências menores para as potências maiores.
Material de apoio:
- Retome a unidade MAT6_01NUM, como apoio para conceitos do sistema de numeração decimal.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Entregue a atividade impressa para os estudantes e observe se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_01NUM.
- Enfatize o reconhecimento do sistema de numeração decimal (características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal).
- Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam a atividade.
Propósito: Relembrar o conceito de localização dos números naturais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quais as características do sistema de numeração decimal?
- Porque o nosso sistema de numeração tem esse nome?
- Como aproximar um número ao múltiplo da potência de 10?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)
Orientação:
1º momento: Peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade.
Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.
2º momento: Peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.
Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.
3º momento: As duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.
Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
- O que são múltiplos de 10?
- Por que vocês escolheram essa aproximação?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudantes. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)
Orientação:
Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.
Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
- Questione o que significa o expoente encontrado?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre com os estudantes retomando a aproximação com o múltiplo de 10 e a escrita da potência de 10 desse múltiplo.
Propósito: Retomada da ferramenta de aproximação das potências de 10.
Discuta com a turma:
- Questione com os estudantes a possibilidade de outras estratégias.
- O que de novo foi aprendido?
- Alguém ficou com alguma dúvida?
- Por que utilizar essa forma de escrita?
Raio X
Tempo sugerido: 8 min
Orientação: Peça para que, individualmente, completem a tabela utilizando a generalização construída coletivamente.
Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.
Discuta com a turma:
- Existem outras formas de se resolver?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_07NUM02
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, grupo de WhatsApp
- Opcionais: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-orders-of-magnitude/v/patterns-in-zeros-exercise
Para este plano, foque na etapa Raio X
Raio X
Professor(a), envie para os alunos o problema proposto nesta etapa, seja em formato de texto ou compartilhando a imagem do slide. Oriente-os a organizar uma tabela conforme está proposto na atividade.
Discussão das soluções
Oriente os alunos a preencherem a tabela com os dados do problema escrevendo os valores usando apenas números, pois isso pode ajudá-los na aproximação da potência de 10. Solicite aos alunos que enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos verbalizem suas estratégias de resolução. Fique atento às respostas dos alunos. Certifique-se de que todos compreenderam a atividade proposta solicitando que façam o primeiro exercício da Atividade Complementar. Na plataforma da Khan Academy, há vários vídeos e atividades sobre o tema. Pode ser uma proposta interessante para os alunos que têm acesso à Internet. O vídeo a seguir é introdutório para os problemas de potência de base 10:
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-orders-of-magnitude/v/patterns-in-zeros-exercise
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme o combinado com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Plano adaptado por Pricilla Cerqueira
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima
Objetivos específicos
Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.
Conceito-chave
Localizar a potência de 10 mais próxima.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua