11189
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Aproximações de potência de 10

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre localizar a potência de 10 mais próxima

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.

Conceito-chave

Localizar a potência de 10 mais próxima.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Nessa aula, trabalharemos a estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural, usando a reta numerada. Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes, através da atividade principal, elaborem generalizações da aproximação de múltiplos da potência de 10.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Um número elevado ao quadrado (ou segunda potência), ao cubo (ou terceira potência), à quarta potência, à quinta potência e assim por diante.
  • Base, expoente, potência
  • Mais próximo de
  • Potência de base 10 ou potência de 10
  • Múltiplos da potência de 10

Propósito: Apresentar e compartilhar o objetivo com a turma.

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o múltiplo de dez mais próximo, e consequentemente o múltiplo da potência de dez equivalente a esse múltiplo.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se desenhar a tabela e as retas no caderno, ou ainda a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se imprimir o material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das potências menores para as potências maiores.

Material de apoio:

  • Retome a unidade MAT6_01NUM, como apoio para conceitos do sistema de numeração decimal.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Entregue a atividade impressa para os estudantes e observe se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_01NUM.
  • Enfatize o reconhecimento do sistema de numeração decimal (características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal).
  • Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam a atividade.

Propósito: Relembrar o conceito de localização dos números naturais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais as características do sistema de numeração decimal?
  • Porque o nosso sistema de numeração tem esse nome?
  • Como aproximar um número ao múltiplo da potência de 10?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: Peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade.

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: Peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: As duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudantes. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Discussão de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes retomando a aproximação com o múltiplo de 10 e a escrita da potência de 10 desse múltiplo.

Propósito: Retomada da ferramenta de aproximação das potências de 10.

Discuta com a turma:

  • Questione com os estudantes a possibilidade de outras estratégias.
  • O que de novo foi aprendido?
  • Alguém ficou com alguma dúvida?
  • Por que utilizar essa forma de escrita?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, completem a tabela utilizando a generalização construída coletivamente.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Discuta com a turma:

  • Existem outras formas de se resolver?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Nessa aula, trabalharemos a estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural, usando a reta numerada. Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes, através da atividade principal, elaborem generalizações da aproximação de múltiplos da potência de 10.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Um número elevado ao quadrado (ou segunda potência), ao cubo (ou terceira potência), à quarta potência, à quinta potência e assim por diante.
  • Base, expoente, potência
  • Mais próximo de
  • Potência de base 10 ou potência de 10
  • Múltiplos da potência de 10

Propósito: Apresentar e compartilhar o objetivo com a turma.

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o múltiplo de dez mais próximo, e consequentemente o múltiplo da potência de dez equivalente a esse múltiplo.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se desenhar a tabela e as retas no caderno, ou ainda a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão) pode-se imprimir o material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidades pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das potências menores para as potências maiores.

Material de apoio:

  • Retome a unidade MAT6_01NUM, como apoio para conceitos do sistema de numeração decimal.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Localizar na reta numérica a potência de 10 mais próxima de um número.

Conceito-chave

Localizar a potência de 10 mais próxima.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Entregue a atividade impressa para os estudantes e observe se retomam o conteúdo trabalhado na unidade MAT6_01NUM.
  • Enfatize o reconhecimento do sistema de numeração decimal (características, leitura, escrita e comparação de números naturais e de números racionais representados na forma decimal).
  • Agrupe os alunos em duplas e peça para que resolvam a atividade.

Propósito: Relembrar o conceito de localização dos números naturais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quais as características do sistema de numeração decimal?
  • Porque o nosso sistema de numeração tem esse nome?
  • Como aproximar um número ao múltiplo da potência de 10?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: as duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural e reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 4 a 7)

Orientação:

1º momento: Peça que, individualmente, leiam e realizem a atividade.

Para esse momento, observe as respostas encontradas individualmente para que em seguida, divida as turmas de forma que fiquem juntos os estudantes que obtiveram respostas diferentes.

2º momento: Peça que em duplas, comparem as respostas encontradas e formulem uma resposta da dupla.

Esse é um momento muito importante, pois com a separação planejada das duplas, a discussão deverá ser mediada pelo professor, para que os estudantes troquem e argumentem sobre a sua estratégia de resolução.

3º momento: As duplas deverão compartilhar em um debate coletivo, suas estratégias e respostas.

Propósito: Proporcionar ao aluno uma atividade real em seu cotidiano, que envolva estimativa da potência de 10 mais próxima de um número natural na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como podem ser feitas aproximações no sistema de numeração decimal?
  • O que são múltiplos de 10?
  • Por que vocês escolheram essa aproximação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudantes. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 12)

Orientação:

Depois de compartilharem as estratégias do preenchimento da tabela e localização dos pontos na reta, passe essa série de slides. Nela os estudantes verão o passo a passo para o preenchimento da tabela, o preenchimento dos expoentes e a localização na reta.

Faça comparações e valorize as estratégias usadas pelos estudante. Elabore coletivamente a generalização de aproximações para a potência de 10.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Como podemos “criar uma regra” para a generalização da aproximação de múltiplos de 10?
  • Questione o que significa o expoente encontrado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre com os estudantes retomando a aproximação com o múltiplo de 10 e a escrita da potência de 10 desse múltiplo.

Propósito: Retomada da ferramenta de aproximação das potências de 10.

Discuta com a turma:

  • Questione com os estudantes a possibilidade de outras estratégias.
  • O que de novo foi aprendido?
  • Alguém ficou com alguma dúvida?
  • Por que utilizar essa forma de escrita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Peça para que, individualmente, completem a tabela utilizando a generalização construída coletivamente.

Propósito: Retomar as estratégias trabalhadas nessa unidade e verificar o conhecimento aprendido.

Discuta com a turma:

  • Existem outras formas de se resolver?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano