11185
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Aprendendo com cartas de baralho

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gisele Alves dos Santos

 

Objetivo da aula select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.



Conceito-chave

Eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência.



Conhecimentos prévios

Reconhecer que existem resultados que podem acontecer com certeza, resultados que são impossíveis e outros talvez aconteçam. (prováveis, impossíveis ou improváveis)

Noção de aleatoriedade.



Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • 6 jogos de cartas de baralho;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.

Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.

Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.

Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.

Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.

Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.

Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.

Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.

Deixe os alunos realizarem o jogo.

Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)

Discuta com a turma:

Todos vencerão?

Quem vencerá o jogo?

Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.

Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.

Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.

Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.

Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.

Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.

Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.

Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.

Deixe os alunos realizarem o jogo.

Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)

Discuta com a turma:

Todos vencerão?

Quem vencerá o jogo?

Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?

Atividade principal (slides 5, 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.

Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.

Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.

Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.

Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).

Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.

Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.

Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Discuta com a turma:

Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?

Quem vencerá o jogo?

É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Sugestões de leitura:

Estratégias de leitura

Interpretando enunciados em situações problema

Atividade principal (slides 5, 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.

Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.

Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.

Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.

Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).

Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.

Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.

Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Discuta com a turma:

Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?

Quem vencerá o jogo?

É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?

Atividade principal (slides 5, 6 e 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.

Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.

Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.

Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.

Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).

Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.

Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.

Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Discuta com a turma:

Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?

Quem vencerá o jogo?

É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.

Professor peça a seus alunos para listarem as 9 possibilidades de Gabriel se aproximar do 25 sem ultrapassar para que consigam visualizar as possibilidades do personagem vencer o jogo.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje, que para determinar se um evento é mais ou menos provável de ocorrer é necessários comparar as possibilidades daquilo que desejamos que ocorra com o total de possibilidades daquele evento acontecer.

Enfatize também que existem eventos que são impossíveis de ocorrer e peça para que uma cada criança dê um exemplo impossível de ocorrer no jogo.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito: Observar as aprendizagens das crianças sobre espaço amostral e que tipo de linguagem estão fazendo uso.

Discuta com a turma:

Caso alguma criança não consiga responder pergunte: O que estavamos analisando, quais são todos os elementos deste espaço?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientação:Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.

Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.

Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.

Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.

Discuta com a turma: Questione os alunos sobre quais frutas a personagem mais gosta.

Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação:Professor, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula e, depois, leia-o para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gisele Alves dos Santos

Mentor: Edicleia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Objetivos específicos

Comparar eventos que são mais ou menos prováveis comunicando suas compreensões com argumentação própria.



Conceito-chave

Eventos com maior ou menor probabilidade de ocorrência.



Conhecimentos prévios

Reconhecer que existem resultados que podem acontecer com certeza, resultados que são impossíveis e outros talvez aconteçam. (prováveis, impossíveis ou improváveis)

Noção de aleatoriedade.



Recursos necessários

  • retroprojetor ou projetor multimídia;
  • 6 jogos de cartas de baralho;
  • cópias da atividade principal, atividade complementar e atividade de raio X;
  • flipchart ou cartolina na lousa para anotar as diferentes soluções;
  • folha pautada, sulfite ou caderno para registro das soluções.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.

Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.

Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.

Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.

Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.

Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.

Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.

Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.

Deixe os alunos realizarem o jogo.

Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)

Discuta com a turma:

Todos vencerão?

Quem vencerá o jogo?

Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3 e 4)

Orientação:Organize sua sala em U antecipadamente, neste momento é importante ressaltar que após os alunos trabalharão em grupos.

Questione os alunos sobre quem conhece algum jogo de baralho e deixe os alunos listarem alguns jogos que podem ser feitos utilizando as cartas do baralho.

Mostre aos alunos as cartas que contém um jogo de baralho e pergunte sobre o valor ou ordem das cartas que contém letras.

Diga aos alunos que hoje irão realizar um jogo que se chama 25 e leia as regras do jogo para os alunos, pausado a cada regra e verificando se todos os alunos compreenderam o jogo.

Realize uma jogada coletiva com os alunos, onde você, meninos e meninas serão a equipe.

Então distribua as cartas a um representante de meninos, uma representante das meninas e para você professor.

Faça a jogada com os alunos e certifique-se de que todos compreenderam o jogo.

Monte grupos com seis alunos e entregue um jogo de baralhos para cada grupo de alunos.

Deixe os alunos realizarem o jogo.

Propósito: Resgatar o conceito de espaço amostral (todas as possibilidades das cartas de um baralho)

Discuta com a turma:

Todos vencerão?

Quem vencerá o jogo?

Como saber o momento exato de parar de comprar cartas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.

Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.

Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.

Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.

Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).

Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.

Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.

Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Discuta com a turma:

Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?

Quem vencerá o jogo?

É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da Atividade principal

Guia de intervenção

Sugestões de leitura:

Estratégias de leitura

Interpretando enunciados em situações problema

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.

Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.

Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.

Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.

Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).

Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.

Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.

Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Discuta com a turma:

Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?

Quem vencerá o jogo?

É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor peça aos alunos para que leiam a situação proposta e observem os personagens envolvidos na situação.

Realize a leitura do enunciado para aqueles alunos que ainda não adquiriram autonomia na leitura e questione qual o entendimento da situação com os alunos em que ainda não atingiram a fluência leitora.

Diga aos alunos para observarem as cartas que os personagens retiraram e quais são as possibilidades de cada um no jogo.

Neste momento os alunos deverão perceber que dois jogadores : Joana e Caio já ultrapassaram a pontuação e por isso não é mais possível ganharem o jogo. Logo para estes jogadores o evento ganhar o jogo é impossível.

Ao observar a pontuação de Laura os alunos deverão perceber que a mesma possui 20 pontos e que ela poderá vencer o jogo dependendo das cartas que Gabriel retirar.

Peça aos alunos para listem todas as possibilidades (espaço amostral ) que Gabriel poderá obter ao retirar as cartas no jogo. Após isso deverão observar quais são as possibilidades de Gabriel vencer o jogo e se é mais ou menos provável que ele ganhe o jogo do que Laura que já possui 20 pontos.

Professor circule durante a resolução da atividade e observe como os alunos estão realizando a proposta. Faça questionamentos com um grupo de alunos para que possam refletir sobre suas soluções (metacognição).

Observe os alunos que tenham cometido algum erro eos questione como chegaram até aquele ponto e o que está impedindo-os de continuar a resolução.

Incentive os alunos a continuar e compartilhar as soluções descobertas com os colegas.

Propósito:Comparar eventos para determinar qual é o mais provável de ocorrer.

Discuta com a turma:

Existe a possibilidade dos dois jogadores empatarem o jogo?

Quem vencerá o jogo?

É mais provável que Gabriel ou Laura vença o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Escolha alguns alunos (representantes de cada grupo) para que expliquem aos demais colegas como pensaram para chegar aos resultados e peça que compartilhem suas descobertas, registrando na lousa o resultado obtido por cada grupo identificando seus registro com as inicias do grupo abaixo , além de identificar os nomes das duplas abaixo dos registros.do registro.

Professor peça a seus alunos para listarem as 9 possibilidades de Gabriel se aproximar do 25 sem ultrapassar para que consigam visualizar as possibilidades do personagem vencer o jogo.

Pergunte aos demais alunos se alguém pensou de maneira diferente dos colegas e deixe que os alunos expliquem suas descobertas mesmo que não estejam corretas.

Propósito: Compartilhar soluções estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

Valorize aquela criança que cometeu um erro e peça para os colegas questionando-os:

  • Alguém poderia dar uma dica ao colega que foi muito esforçado e chegou até aqui para que ele continue a resolver este desafio?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Realize a leitura da frase de fechamento dizendo aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje, que para determinar se um evento é mais ou menos provável de ocorrer é necessários comparar as possibilidades daquilo que desejamos que ocorra com o total de possibilidades daquele evento acontecer.

Enfatize também que existem eventos que são impossíveis de ocorrer e peça para que uma cada criança dê um exemplo impossível de ocorrer no jogo.

Retome o objetivo e verifique se ele foi atingido.

Propósito: Observar as aprendizagens das crianças sobre espaço amostral e que tipo de linguagem estão fazendo uso.

Discuta com a turma:

Caso alguma criança não consiga responder pergunte: O que estavamos analisando, quais são todos os elementos deste espaço?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientação:Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura.

Certifique-se que todos os alunos tenham compreendido as comandas do enunciado.

Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente.

Propósito: Avaliar os conhecimentos sistematizados na aula.

Discuta com a turma: Questione os alunos sobre quais frutas a personagem mais gosta.

Existem quantas possibilidades de respostas? As respostas são as mesmas, acontecem na mesma ordem?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 3º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem a analisar o espaço amostral (resultados possíveis) para estimar as chances de ocorrência de um evento; classificar, representar, comparar e interpretar dados em tabelas (simples e de dupla entrada) e gráficos de barra e coluna.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA25 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano