11184
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Adição e subtração de Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre adição e subtração de decimais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_06NUM02

Recursos

- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso a plataforma de interação combinada entre professor e alunos

- Opcionais: Khan Academy https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/arith-review-sub-decimals/v/subtracting-decimals-up-to-thousandths-place

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Raio X.

Atividade Principal

Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma vídeo chamada de grupo pelo whatsapp e que eles terão cerca de 10 minutos para fazer a atividade proposta. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o primeiro e o segundo slides da Atividade Principal. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.

Discussão das soluções

A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Antes de compartilhar o slide da Discussão das soluções com os alunos, explore as perguntas do terceiro slide da Atividade Principal. Essas perguntas ajudarão os alunos a analisar os números para respondê-las. Em seguida, compartilhe o primeiro slide da Discussão das soluções e peça a eles que comparem com as suas próprias conclusões. Estimule os alunos usar uma ferramenta de áudio ou vídeo para falar como pensaram para atender o que foi solicitado e o que acham das colocações dos personagens no slide. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos compreendam a adição e a subtração de números decimais. Sendo assim, explore essa atividade para que eles possam perceber a necessidade da comparação entre os números, bem como de observar as posições decimais para realizar as operações. Use as situações propostas no quarto slide da Discussão de soluções para explorar a subtração.

Raio X

Compartilhe o slide do Raio X com os alunos. Dê a eles você pode reuni-los em grupos novamente para que realizem a proposta ou organizar um fórum para que eles possam compartilhar suas conclusões. Caso sua aula não seja síncrona, dê uns dias para eles fazerem a atividade e posteriormente grave um áudio ou um podcast com uma devolutiva dessa atividade e envie para os alunos.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em alguma atividade específica. Sugerimos que os alunos convidem seus familiares para assistir ao vídeo sobre adição e subtração do Khan Academy https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/arith-review-sub-decimals/v/subtracting-decimals-up-to-thousandths-place

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_06NUM02

(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas