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Plano de aula - Adição e subtração de Decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre adição e subtração de decimais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.



Conceito-chave

Adição e subtração de decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora ou celular (se possível).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado para a soma e subtração de decimais através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para somar e subtrair decimais.

Propósito: Relembrar conceitos já estudados utilizando-os para a construção do significado e entendimento de soma e subtração de decimais. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção deste aprendizado.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.

Discuta com a turma: a aproximação de decimais para inteiros, a fim de as utilizar futuramente para fazer estimativas, ajudando assim a construir um significado para soma e subtração de decimais. Se necessário relembre com os alunos as regras de aproximação.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância dos números decimais no nosso dia a dia, pedindo para eles citarem exemplos de onde encontramos números decimais em nosso cotidiano. Além disso discuta a razoabilidade de se trabalhar com aproximações para emitir respostas significativas.

Assim usa-se como regra:

Quando o número que sucede o dígito o qual se quer aproximar é menor 5, mantém-se o número. Quando o número que o sucede é maior ou igual 5, soma-se ao dígito de aproximação uma (1) unidade.

Ex: 40,67 aproximando para casas dos décimos obtemos 40,7, aproximando para as unidade 41.

20, 13 aproximando-se para as casas dos décimos obtemos 20,1. Aproximando-se para as casas da unidades obtem-se 20.

20,05 ao se aproximar para casa dos décimos obtemos 20,1, porém ao se aproximar para casa das unidades obtemos 20.

Vale ressaltar que tratamos aqui de convenções matemáticas utilizadas para tratar de aproximações, existem outras possibilidades.

Discuta ainda neste momento o uso dos numero decimais no nosso dia a dia e sua importância, bem como suas representações com inúmeras casas decimais, como por exemplo o número 1 que pode ser escrito como 1,0 ou 1,00 etc.

Respostas:

1) Possibilidades de respostas são: dinheiro, distancia, temperatura, peso, comprimento.

2) Escrevas os números a seguir com quatro casas decimais:

a) 21 = 21,0000

b) 21,1 = 21,1000

c) 21,01= 21,0100

d) 21,001= 21,0010

e) Qual é o maior? 21,1

2) Faça a aproximação adequada para a casa sublinhada:

a) 13,05 = 13,1

b) 101,593 = 101,59

c) 29,00001 = 29,0

d)987,809= 988

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Discussão das Soluções select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora pra conferir os resultados obtidos.

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora pra conferir os resultados obtidos.

Discussão de Soluções select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora pra conferir os resultados obtidos.

Sistematização do conceito da aula select-down

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a soma e subtração de decimais de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral. Se possível utilize um quadro para realizar estes exemplos.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Sistematização do conceito da aula select-down

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a soma e subtração de decimais de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral. Se possível utilize um quadro para realizar estes exemplos.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição de conhecimento do aluno sobre o tema em questão.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Em seguida, faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de respostas.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a multiplicação e divisão de decimais.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado para a soma e subtração de decimais através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser incentivado a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para somar e subtrair decimais.

Propósito: Relembrar conceitos já estudados utilizando-os para a construção do significado e entendimento de soma e subtração de decimais. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção deste aprendizado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.



Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.



Conceito-chave

Adição e subtração de decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Calculadora ou celular (se possível).

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.

Discuta com a turma: a aproximação de decimais para inteiros, a fim de as utilizar futuramente para fazer estimativas, ajudando assim a construir um significado para soma e subtração de decimais. Se necessário relembre com os alunos as regras de aproximação.

Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.

Discuta com a Turma: Discuta nesta etapa a importância dos números decimais no nosso dia a dia, pedindo para eles citarem exemplos de onde encontramos números decimais em nosso cotidiano. Além disso discuta a razoabilidade de se trabalhar com aproximações para emitir respostas significativas.

Assim usa-se como regra:

Quando o número que sucede o dígito o qual se quer aproximar é menor 5, mantém-se o número. Quando o número que o sucede é maior ou igual 5, soma-se ao dígito de aproximação uma (1) unidade.

Ex: 40,67 aproximando para casas dos décimos obtemos 40,7, aproximando para as unidade 41.

20, 13 aproximando-se para as casas dos décimos obtemos 20,1. Aproximando-se para as casas da unidades obtem-se 20.

20,05 ao se aproximar para casa dos décimos obtemos 20,1, porém ao se aproximar para casa das unidades obtemos 20.

Vale ressaltar que tratamos aqui de convenções matemáticas utilizadas para tratar de aproximações, existem outras possibilidades.

Discuta ainda neste momento o uso dos numero decimais no nosso dia a dia e sua importância, bem como suas representações com inúmeras casas decimais, como por exemplo o número 1 que pode ser escrito como 1,0 ou 1,00 etc.

Respostas:

1) Possibilidades de respostas são: dinheiro, distancia, temperatura, peso, comprimento.

2) Escrevas os números a seguir com quatro casas decimais:

a) 21 = 21,0000

b) 21,1 = 21,1000

c) 21,01= 21,0100

d) 21,001= 21,0010

e) Qual é o maior? 21,1

2) Faça a aproximação adequada para a casa sublinhada:

a) 13,05 = 13,1

b) 101,593 = 101,59

c) 29,00001 = 29,0

d)987,809= 988

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 7).

Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixem que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo.

Propósito: O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a soma e subtração de decimais, construir o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas, porém é possível também que o alunos se utilize das operações na forma de fração para tal, e ao final crie um método para realizar essa operação.

Discuta com a turma: A importância da estimativa para resolução de problemas significativos, que em muitos casos, uma boa aproximação resolve ou ajuda a ter uma ideia da resolução do problema. O cálculo exato é muito importante, porém com o advento da tecnologia dificilmente faremos contas de 3, 4 ou mais casas decimais sem o auxílio de alguma ferramenta.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora pra conferir os resultados obtidos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora pra conferir os resultados obtidos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos.

Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.

Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.

Se possível utilize com os alunos uma calculadora pra conferir os resultados obtidos.

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a soma e subtração de decimais de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral. Se possível utilize um quadro para realizar estes exemplos.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Tempo sugerido: 3min

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a soma e subtração de decimais de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral. Se possível utilize um quadro para realizar estes exemplos.

Propósito: Sistematizar de forma clara o conceito adquirido.

Discuta com a Turma: Pergunte a turma sobre as dúvidas ou dificuldades encontradas para utilizar tal conceito.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.

Propósito: Concluir a aula, fazer uma revisão do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.

Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição de conhecimento do aluno sobre o tema em questão.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Em seguida, faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de respostas.

Propósito: Verificar o conhecimento adquirido em relação a multiplicação e divisão de decimais.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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