11182
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Capacidade e Sistema Monetário

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Analisar medidas de capacidade e comparar seus valores.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_25GRM_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Documentos, Google Apresentações, e-mail, WhatsApp, Padlet.

Para este plano, foque na etapa Discussão das soluções.

Retomada
Você pode organizar um Google Formulários com as questões propostas nas orientações ao professor intercaladas com os exemplos e as informações dadas pelos slides desta etapa. Esse movimento também pode ser feito em material impresso.

Atividade principal
Proponha que os alunos resolvam o problema usando o Google Documentos, registrando cada passo da resolução. Caso a turma não tenha acesso à internet eles podem responder à questão usando o registro em folha de papel para enviar.

Discussão das soluções
Você pode inserir comentários que guiem o trabalho, sempre partindo de boas perguntas para levar a turma à reflexão. Em seguida, proponha que os alunos criem dois anúncios de promoção de tinta: um que seja uma promoção real e outro em que os compradores não tenham ganho algum comprando em maior quantidade.
Os alunos podem enviar o material em folha impressa ou usando o Google Apresentações. O professor organizará os anúncios recebidos de maneira intercalada, disponibilizando posteriormente para que a turma encontre quais deles são realmente promoções e quais deles não são.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Peça que os alunos registrem no caderno o que aprenderam sobre a proposta desta aula, indicando exemplos de transformações possíveis para as unidades de capacidade L e mL.

Raio X
Proponha que os alunos resolvam o problema no próprio caderno e confiram a solução posteriormente, solicitando esclarecimentos de dúvidas via e-mail ou WhatsApp, caso elas ainda perdurem.

Convite às famílias
Convide as famílias a criarem junto com os alunos anúncios para as promoções idealizadas por eles na etapa Discussão das soluções. Eles podem ser feitos em vídeo ou em imagens de anúncio, socializados via Padlet.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_25GRM03

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas