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Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Capacidade e Sistema Monetário

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Analisar medidas de capacidade e comparar seus valores.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

Objetivos específicos

Perceber as relações entre medidas de capacidade com o sistema monetário brasileiro em situações cotidianas.

Conceito-chave

Analisar medidas de capacidade e comparar seus valores.

Recursos necessários

  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.
  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
  • Utilize copos de diversas medidas, possuindo 5 copos de 200mL, uma jarra de 2L e uma garrafa de 1,5L para realizar as experiências sugeridas, demonstrando conceitos de modo concreto.


Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para seus alunos, conduza a explicação do conteúdo em uma roda de conversa para que os conhecimentos prévios possam ser avaliados por vocÊ. Neste momento você poderá avaliar se há algum conflito conceitual, agindo neste caso sobre a desconstrução da ideia sobre o conceito e reelaborando-a para o aluno.

Deixe que a conversa permaneça no vocabulário dos alunos, assim os ajudará a aproximar-se com os desafios que a temática abordará.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio e reelaborar o conceito de medida de capacidade incluindo sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês ouvem falar sobre medida de capacidade?
  • Quando relacionamos a medida de capacidade com nosso sistema monetário brasileiro?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Através desta atividade, pretende-se que o aluno desenvolva noções lógicas sobre medida de capacidade em litros, e respectiva proporção de valor, de acordo com o sistema monetário brasileiro.

Leia a atividade proposta para seus alunos, pergunte para a turma quais informações iremos utilizar para resolver a primeira e a segunda questões. Desse modo já poderá observar os alunos que participam efetivamente e os que ainda não se sentem à vontade para expressarem-se e de repente possuam dúvidas.

Propósito: Desenvolver noções lógicas sobre medida de capacidade e sua relação com o custo no sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Qual é a capacidade de um galão de tinta, segundo a atividade proposta?
  • Qual operação utilizamos para descobrir a quantia de tinta que as 4 galões possuem? Será utilizada a mesma operação para descobrir o custo destes 4 galões de tinta?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • Incentive os alunos a apresentarem suas respostas e explicarem as estratégias adotadas por cada um. Após um momento para pensar, os alunos olharão novamente para as resoluções, se questionando perante o modo diferente do colega para resolver e refletindo qual será a forma correta.
  • Aproveite para fazer observações de padrões de raciocínio, peça para dois alunos que realizaram a resolução de modo diferente explicarem como pensaram sobre a proposta. Demonstre que mesmo com processos diferentes, é possível obter o mesmo resultado, no caso, através da adição ou da multiplicação.

Propósito: Demonstrar formas diferentes de raciocínio.

Discuta com a turma:

  • O que meu colega pensou de diferente que eu não considerei?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • Incentive os alunos a apresentarem suas respostas e explicarem as estratégias adotadas por cada um. Após um momento para pensar, os alunos olharão novamente para as resoluções, se questionando perante o modo diferente do colega para resolver e refletindo qual será a forma correta.
  • Aproveite para fazer observações de padrões de raciocínio, peça para dois alunos que realizaram a resolução de modo diferente explicarem como pensaram sobre a proposta. Demonstre que mesmo com processos diferentes, é possível obter o mesmo resultado, no caso, através da adição ou da multiplicação.

Propósito: Demonstrar formas diferentes de raciocínio.

Discuta com a turma:

  • O que meu colega pensou de diferente que eu não considerei?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação:

  • Peça para um aluno realizar a leitura e faça as perguntas apresentadas abaixo.
  • Em seguida, observe que os argumentos dos alunos já irão apresentar conceitos e informações obtidas na aula, podendo utilizarem a palavra volume também para explicar, o que demonstra terem adquirido vocabulário e compreensão sobre o que foi explicado.

Propósito: Observar a apreensão do contexto pelo aluno.

Discuta com a turma:

  • O que é volume?
  • Qual é o símbolo que representa a medida de capacidade litro?
  • Como abreviamos a palavra mililitro?
  • O que precisamos pensar ao comparar o preço de um produto?
  • A medida de capacidade é representada por litros ou mililitros?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Leia para a turma a atividade proposta, peça para um aluno relatar o que deve ser feito e em seguida, chame outro aluno para relatar suas ideias, comparando se há um passo a passo diferente, o que seria muito bom para abrir uma conversa.
  • Sugere-se ao professor deixar que os alunos trabalhem em silêncio e no momento da conferência da atividade, ele apresente copos de 200mL e uma garrafa de 2L, para representar o que foi exposto e resolvido por eles, atribuindo-lhes ainda mais significado.

Propósito: Instigar a autonomia dos alunos quando a sua autonomia para a resolução.

Discuta com a turma:

  • E se fossem copos de 100mL, quantos seriam?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 02 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para seus alunos, conduza a explicação do conteúdo em uma roda de conversa para que os conhecimentos prévios possam ser avaliados por vocÊ. Neste momento você poderá avaliar se há algum conflito conceitual, agindo neste caso sobre a desconstrução da ideia sobre o conceito e reelaborando-a para o aluno.

Deixe que a conversa permaneça no vocabulário dos alunos, assim os ajudará a aproximar-se com os desafios que a temática abordará.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio e reelaborar o conceito de medida de capacidade incluindo sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês ouvem falar sobre medida de capacidade?
  • Quando relacionamos a medida de capacidade com nosso sistema monetário brasileiro?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA25: Resolução de  problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

Objetivos específicos

Perceber as relações entre medidas de capacidade com o sistema monetário brasileiro em situações cotidianas.

Conceito-chave

Analisar medidas de capacidade e comparar seus valores.

Recursos necessários

  • É importante o auxílio de uma folha pautada para rascunho, assim como lápis e borracha para o aluno, ou até mesmo que as atividades e sugestões sejam anotadas em seu caderno da disciplina correspondente.
  • Procure ter em sala a representação de notas em real, moedas, pois o conhecimento de quanto vale nosso dinheiro é de extrema importância.
  • Utilize copos de diversas medidas, possuindo 5 copos de 200mL, uma jarra de 2L e uma garrafa de 1,5L para realizar as experiências sugeridas, demonstrando conceitos de modo concreto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos (slides 3 a 6)

Orientação:

  • Neste momento vamos relembrar o conceito de capacidade e adentrar o mesmo em situação referente ao sistema monetário brasileiro, introduzindo a ideia de que além de pagarmos por medida de capacidade, podemos optar por embalagens maiores, que apresentam preços promocionais.
  • Inicie uma conversa com seus alunos pedindo quem acompanha algum membro da família nas compras, ou se já faz compras sozinho, o que podemos citar como exemplo de embalagem maior custar menos do que uma embalagem pequena?

Propósito: Desenvolver a noção sobre a capacidade que o produto demonstra comparando seu preço em outros volumes.

Discuta com a turma:

  • Como decidimos o que é mais econômico?
  • Qual é o mais econômico entre as seguintes capacidades: amaciante de roupas de 2L por R$ 5,00 ou amaciante de roupas 1L por R$3,00?
  • Qual é mais barato: Refrigerante 3,3L custando R$ 4,50 ou refrigerante 2L R$3,00?
  • Ao comprarmos um embalagem econômica estamos auxiliando o meio ambiente e preservando nossas economias financeiras. Cite exemplos sobre:
  • O que podemos fazer com o valor economizado?
  • Como ajudamos o meio ambiente comprando embalagens econômicas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Através desta atividade, pretende-se que o aluno desenvolva noções lógicas sobre medida de capacidade em litros, e respectiva proporção de valor, de acordo com o sistema monetário brasileiro.

Leia a atividade proposta para seus alunos, pergunte para a turma quais informações iremos utilizar para resolver a primeira e a segunda questões. Desse modo já poderá observar os alunos que participam efetivamente e os que ainda não se sentem à vontade para expressarem-se e de repente possuam dúvidas.

Propósito: Desenvolver noções lógicas sobre medida de capacidade e sua relação com o custo no sistema monetário brasileiro.

Discuta com a turma:

  • Qual é a capacidade de um galão de tinta, segundo a atividade proposta?
  • Qual operação utilizamos para descobrir a quantia de tinta que as 4 galões possuem? Será utilizada a mesma operação para descobrir o custo destes 4 galões de tinta?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

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Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • Incentive os alunos a apresentarem suas respostas e explicarem as estratégias adotadas por cada um. Após um momento para pensar, os alunos olharão novamente para as resoluções, se questionando perante o modo diferente do colega para resolver e refletindo qual será a forma correta.
  • Aproveite para fazer observações de padrões de raciocínio, peça para dois alunos que realizaram a resolução de modo diferente explicarem como pensaram sobre a proposta. Demonstre que mesmo com processos diferentes, é possível obter o mesmo resultado, no caso, através da adição ou da multiplicação.

Propósito: Demonstrar formas diferentes de raciocínio.

Discuta com a turma:

  • O que meu colega pensou de diferente que eu não considerei?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • Incentive os alunos a apresentarem suas respostas e explicarem as estratégias adotadas por cada um. Após um momento para pensar, os alunos olharão novamente para as resoluções, se questionando perante o modo diferente do colega para resolver e refletindo qual será a forma correta.
  • Aproveite para fazer observações de padrões de raciocínio, peça para dois alunos que realizaram a resolução de modo diferente explicarem como pensaram sobre a proposta. Demonstre que mesmo com processos diferentes, é possível obter o mesmo resultado, no caso, através da adição ou da multiplicação.

Propósito: Demonstrar formas diferentes de raciocínio.

Discuta com a turma:

  • O que meu colega pensou de diferente que eu não considerei?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientação:

  • Peça para um aluno realizar a leitura e faça as perguntas apresentadas abaixo.
  • Em seguida, observe que os argumentos dos alunos já irão apresentar conceitos e informações obtidas na aula, podendo utilizarem a palavra volume também para explicar, o que demonstra terem adquirido vocabulário e compreensão sobre o que foi explicado.

Propósito: Observar a apreensão do contexto pelo aluno.

Discuta com a turma:

  • O que é volume?
  • Qual é o símbolo que representa a medida de capacidade litro?
  • Como abreviamos a palavra mililitro?
  • O que precisamos pensar ao comparar o preço de um produto?
  • A medida de capacidade é representada por litros ou mililitros?

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

  • Leia para a turma a atividade proposta, peça para um aluno relatar o que deve ser feito e em seguida, chame outro aluno para relatar suas ideias, comparando se há um passo a passo diferente, o que seria muito bom para abrir uma conversa.
  • Sugere-se ao professor deixar que os alunos trabalhem em silêncio e no momento da conferência da atividade, ele apresente copos de 200mL e uma garrafa de 2L, para representar o que foi exposto e resolvido por eles, atribuindo-lhes ainda mais significado.

Propósito: Instigar a autonomia dos alunos quando a sua autonomia para a resolução.

Discuta com a turma:

  • E se fossem copos de 100mL, quantos seriam?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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