Resumo da aula
ORIENTAÇÕES:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa?
- Já participaram de uma?
- Para quem foram feitas as perguntas da pesquisa?
- Como foram feitas? Oralmente ou por escrito?
- Os dados foram registrados?
- Como eles foram organizados?
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.
Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.
Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.
Escreva as sugestões da turma para uma pesquisa sobre a questão levantada e retome a situação em Compartilhando Soluções.
Leia também Guia de Intervenções.
Propósito: Identificar um problema.
Discuta com a turma:
- Você já viu alguém responder a um questionário de pesquisa?
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.
Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.
Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.
Escreva as sugestões da turma para uma pesquisa sobre a questão levantada e retome a situação em Compartilhando Soluções.
Leia também Guia de Intervenções.
Propósito: Identificar um questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Você já viu alguém responder a um questionário de pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- Que assunto você precisa consultar outras crianças?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- Por que precisamos escolher para quem vamos fazer as perguntas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- Qual a situação que nos fez querer realizar esta pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- O que precisamos escrever em um questionário de pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- O que precisamos escrever em um questionário de pesquisa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Verifique a Resolução da Atividade Principal.
Oriente os alunos quanto à contagem dos dados da pesquisa. Esta etapa pode ser realizada coletivamente, com as crianças informando os dados, enquanto você ou outra criança vai contabilizando por meio de estratégias pessoais: pauzinho, tracinho, número, pontinho. Em seguida, pode ser organizada uma tabela com os dados obtidos.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- De que maneiras podemos organizar as informações do questionário?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, retome a lista de soluções apresentadas pelas crianças do início da aula.
Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa:
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o problema que originou a pesquisa?
- Como esta pesquisa foi realizada?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre as etapas da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender:
Raio X
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- Quais são suas sugestões de cores?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário. Consulte a Resolução do Raio-X, Atividades Complementares e suas Resoluções.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando algumas etapas (Coletar dados, Alimentar/Organizar os dados)
Discuta com a turma:
- Faremos a pergunta oralmente ou por escrito?