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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria de Reflexão

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Simetria de Reflexão

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

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OBJETIVO. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Objetivos específicos

Espelhar figuras utilizando a simetria de reflexão.

Conceito-chave

Simetria de Reflexão.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Esquadro.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra a simetria de reflexão no plano cartesiano.

https://www.youtube.com/watch?v=bTFT6_p5jGM


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Lembrar aos alunos como marcar o simétrico de um ponto.

Quando temos um ponto (x, y), determinamos seus simétricos da seguinte forma:

  • Em relação ao eixo x: (x, ?y)
  • Em relação ao eixo y: (?x, y)
  • Em relação à origem do plano: (?x, ?y)

Você encontra a atividade de aquecimento para impressão no link atividade de aquecimento. Você terá acesso à resolução desta atividade clicando no link resolução da atividade de aquecimento.

Propósito: Relembrar como marcar os simétricos de um ponto.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Após os alunos terminarem de desenhar o restante do cocar, deverão pensar em outras imagens que possibilitem realizar a mesma atividade, ou seja, que o eixo de simetria seja o centro da figura.

Propósito: Levar o aluno a lembrar como determinar o simétrico de um ponto e aprender a desenhar a reflexão de uma imagem.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?

2) Quais os pontos que teremos que determinar o simétrico para concluir a imagem?

3) Qual coordenada desses pontos deveremos multiplicar por ?1 para obtermos os simétricos necessários?

4) Por que não precisamos determinar o simétrico dos outros pontos?

5) Qual a diferença entre translação e reflexão?

6) Quando estamos de frente para o espelho e levantamos o braço esquerdo, nosso reflexo levanta qual braço?

Clique no link atividade de aula para ter acesso à atividade de aula pronta para impressão. Clicando no link resolução da atividade de aula, você encontrará a resolução desta atividade. Clique no link guia de intervenção para ter acesso à sugestões de como intervir mediante às dificuldades mais comuns.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

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Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de reflexão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de reflexão e sabem aplicá-lo utilizando os instrumentos necessários.

Você encontrará a atividade de raio x para impressão no link atividade de raio x e a resolução desta atividade no link resolução da atividade de raio x. Além da atividade principal e da atividade de raio x, você pode clicar no link atividades complementares, onde encontrará 3 atividades complementares. Você encontrará a resolução das atividades complementares no link resolução das atividades complementares.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Objetivos específicos

Espelhar figuras utilizando a simetria de reflexão.

Conceito-chave

Simetria de Reflexão.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Esquadro.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra a simetria de reflexão no plano cartesiano.

https://www.youtube.com/watch?v=bTFT6_p5jGM

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Lembrar aos alunos como marcar o simétrico de um ponto.

Quando temos um ponto (x, y), determinamos seus simétricos da seguinte forma:

  • Em relação ao eixo x: (x, ?y)
  • Em relação ao eixo y: (?x, y)
  • Em relação à origem do plano: (?x, ?y)

Você encontra a atividade de aquecimento para impressão no link atividade de aquecimento. Você terá acesso à resolução desta atividade clicando no link resolução da atividade de aquecimento.

Propósito: Relembrar como marcar os simétricos de um ponto.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Após os alunos terminarem de desenhar o restante do cocar, deverão pensar em outras imagens que possibilitem realizar a mesma atividade, ou seja, que o eixo de simetria seja o centro da figura.

Propósito: Levar o aluno a lembrar como determinar o simétrico de um ponto e aprender a desenhar a reflexão de uma imagem.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?

2) Quais os pontos que teremos que determinar o simétrico para concluir a imagem?

3) Qual coordenada desses pontos deveremos multiplicar por ?1 para obtermos os simétricos necessários?

4) Por que não precisamos determinar o simétrico dos outros pontos?

5) Qual a diferença entre translação e reflexão?

6) Quando estamos de frente para o espelho e levantamos o braço esquerdo, nosso reflexo levanta qual braço?

Clique no link atividade de aula para ter acesso à atividade de aula pronta para impressão. Clicando no link resolução da atividade de aula, você encontrará a resolução desta atividade. Clique no link guia de intervenção para ter acesso à sugestões de como intervir mediante às dificuldades mais comuns.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)

Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.

Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.

Discuta com a turma:

1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?

2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?

3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?

4) Qual a diferença entre translação e reflexão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de reflexão.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de reflexão e sabem aplicá-lo utilizando os instrumentos necessários.

Você encontrará a atividade de raio x para impressão no link atividade de raio x e a resolução desta atividade no link resolução da atividade de raio x. Além da atividade principal e da atividade de raio x, você pode clicar no link atividades complementares, onde encontrará 3 atividades complementares. Você encontrará a resolução das atividades complementares no link resolução das atividades complementares.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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