Resumo da aula.
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Lembrar aos alunos como marcar o simétrico de um ponto.
Quando temos um ponto (x, y), determinamos seus simétricos da seguinte forma:
- Em relação ao eixo x: (x, ?y)
- Em relação ao eixo y: (?x, y)
- Em relação à origem do plano: (?x, ?y)
Você encontra a atividade de aquecimento para impressão no link atividade de aquecimento. Você terá acesso à resolução desta atividade clicando no link resolução da atividade de aquecimento.
Propósito: Relembrar como marcar os simétricos de um ponto.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Solicitar que em duplas a turma discuta a questão. Após os alunos terminarem de desenhar o restante do cocar, deverão pensar em outras imagens que possibilitem realizar a mesma atividade, ou seja, que o eixo de simetria seja o centro da figura.
Propósito: Levar o aluno a lembrar como determinar o simétrico de um ponto e aprender a desenhar a reflexão de uma imagem.
Discuta com a turma:
1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?
2) Quais os pontos que teremos que determinar o simétrico para concluir a imagem?
3) Qual coordenada desses pontos deveremos multiplicar por ?1 para obtermos os simétricos necessários?
4) Por que não precisamos determinar o simétrico dos outros pontos?
5) Qual a diferença entre translação e reflexão?
6) Quando estamos de frente para o espelho e levantamos o braço esquerdo, nosso reflexo levanta qual braço?
Clique no link atividade de aula para ter acesso à atividade de aula pronta para impressão. Clicando no link resolução da atividade de aula, você encontrará a resolução desta atividade. Clique no link guia de intervenção para ter acesso à sugestões de como intervir mediante às dificuldades mais comuns.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.
Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.
Discuta com a turma:
1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?
2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?
3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?
4) Qual a diferença entre translação e reflexão?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.
Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada
Discuta com a turma:
1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?
2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?
3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?
4) Qual a diferença entre translação e reflexão?
.
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.
Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.
Discuta com a turma:
1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?
2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?
3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?
4) Qual a diferença entre translação e reflexão?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 a 8)
Orientação: Solicitar que em grupos de 5 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar 4 ou 5 pontos da reflexão a ser feita.
Propósito: Levar o aluno a pensar como determinar os simétricos de um ponto e fazer a reflexão da imagem solicitada.
Discuta com a turma:
1) Após determinarmos as coordenadas de todos os pontos da figura, qual coordenada de cada ponto devemos multiplicar por ?1 para determinarmos os simétricos necessários para completarmos a figura?
2) Quais pontos não terão simétricos? Por quê?
3) Após ligarmos os novos pontos, conseguimos concluir a figura. Você percebeu o que aconteceu?
4) Qual a diferença entre translação e reflexão?
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de reflexão.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de reflexão e sabem aplicá-lo utilizando os instrumentos necessários.
Você encontrará a atividade de raio x para impressão no link atividade de raio x e a resolução desta atividade no link resolução da atividade de raio x. Além da atividade principal e da atividade de raio x, você pode clicar no link atividades complementares, onde encontrará 3 atividades complementares. Você encontrará a resolução das atividades complementares no link resolução das atividades complementares.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar