Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Prepare as atividades (principal, raio X e complementares) antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as na lousa! Retome com seus alunos o conceito de razão e comparação na Matemática (isso será muito importante nessa aula). Retome também, as regras de conversões deduzidas na aula anterior. Peça que os alunos formem duplas e entregue a Atividade Principal para eles, caso você possa imprimi-las.
Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema e, motivá-los para um novo aprendizado.
Discuta com a turma:
- Quais são as unidades de medidas de comprimento?
- Para medir o comprimento do caderno, o que é mais adequado, medirmos em centímetro ou em metro?
- Para medir o comprimento da sala, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
- Onde são armazenados os arquivos em um computador?
- Como são armazenados?
- Quais as unidades que um computador utiliza para armazenar informações?
- Essas unidades possuem múltiplos? Quais são?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Solicitar que um aluno faça a leitura da situação problema para a sala. Solicitar que grifem/destaquem as palavras chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colega. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.
Utilize o guia de intervenção para discutir com os alunos as formas e possibilidades para resolver os itens dessa atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam os múltiplos do byte e aprendam a fazer algumas conversões.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides (slides 5 e 6). Aqui, é apresentado toda a lógica envolvida na resolução desta atividade. Retome com ele o porque da equivalência entre 1 caracter e 1 byte e, portanto, o espaço utilizado por um texto de x caracteres, terá x bytes. Outro fator importante apresentado nesse slide é que o aluno precisa compreender a necessidade de somar os espaços utilizados pelos dois arquivos a serem gravados. Essa medida (soma dos dois arquivos) será utilizada no desfecho final da resolução do problema. Ainda nessa passagem, não utilizaremos conversões entre as medidas apresentadas, apenas, está sendo utilizado a equivalência entre caracter e byte e a soma de duas medidas oriundas de dois arquivos.
Propósito: Fazer conversões e comparações entre medidas de arquivos.
Discuta com a turma:
- Como podemos comparar medidas na Matemática?
- Como podemos somar duas medidas na Matemática? É possível somar centímetro com metro, sem convertê-los para uma mesma unidade de medida? Esse conceito é válido para unidades de medidas da informática? É necessário realizar conversões para fazermos somas de medidas e/ou comparações entre medidas?
- Como o computador compreende os caracteres digitados em um texto? (Retome, se necessário, a tabela ASCII utilizada na primeira atividade).
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Realizado a soma das medidas dos arquivos a serem gravados e, entendido que deve ser feito uma comparação entre a soma das medidas dos arquivos e o espaço livre no pendrive, o aluno precisa compreender como fazer essa comparação. Primeiramente, retome com seus alunos que as comparações entre medidas (em qualquer contexto) na matemática, só podem ocorrer desde que estejam na mesma unidade. Dê exemplos de comparações equivocadas, por exemplo, “1000 cm/10 m = 100 ?”. Entendido que a unidade da medida é crucial, passamos para a escolha da melhor unidade para fazermos essa comparação. Os alunos poderão escolher unidades diferentes da apresentada nessa resolução. Peça para os alunos terem atenção redobrada, pois estarão realizando cálculos com números muito grandes. Retome as regras de conversões deduzidas (por eles) na aula anterior. Se necessário, peça para eles utilizarem calculadoras. Utilize o guia de intervenções.
Propósito: Fazer conversões e comparações entre medidas de arquivos.
Discuta com a turma:
- Como podemos comparar medidas na Matemática?
- Como podemos somar duas medidas na Matemática? É possível somar centímetro com metro, sem convertê-los para uma mesma unidade de medida? Esse conceito é válido para unidades de medidas da informática? É necessário realizar conversões para fazermos somas de medidas e/ou comparações entre medidas?
- Como o computador compreende os caracteres digitados em um texto? (Retome, se necessário, a tabela ASCII utilizada na primeira atividade).
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação para realizar conversão entre os múltiplos do byte. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Comente com os alunos que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Permeando entre os alunos, verifique se todos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os medidas da informática com a finalidade de compará-las posteriormente. Esse é um excelente momento para você (professor) registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número, se eles reconhecem a importância de utilizar uma mesma unidade para comparar medidas, ou seja, se eles aplicam adequadamente o conceito de razão para comparar duas medidas/grandezas. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções na lousa. Retome as regras de conversões entre medidas da informática (deduzidas por eles mesmos na aula anterior).
Utilize as Atividades Complementares para abordar outras atividades sobre este assunto!
Propósito: Verificar se os alunos realizam conversões e comparações entre medidas da informática.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Comente com os alunos que eles podem utilizar calculadora, principalmente nos cálculos envolvendo divisão. Permeando entre os alunos, verifique se todos estão realizando a atividade. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de entre os medidas da informática com a finalidade de compará-las posteriormente. Esse é um excelente momento para você (professor) registrar informações importantes referente ao conhecimento que os alunos têm sobre múltiplos de um número, se eles reconhecem a importância de utilizar uma mesma unidade para comparar medidas, ou seja, se eles aplicam adequadamente o conceito de razão para comparar duas medidas/grandezas. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos se necessário. Se possível, no final reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções na lousa. Retome as regras de conversões entre medidas da informática (deduzidas por eles mesmos na aula anterior).
Utilize as Atividades Complementares para abordar outras atividades sobre este assunto!
Propósito: Verificar se os alunos realizam conversões e comparações entre medidas da informática.
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar