9580
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Relação entre frações e números decimais

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre compreender que há diversas representações para uma mesma quantidade e reconhecer e identificar a equivalência entre frações e números decimais.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo. select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Compreender que há diversas representações para uma mesma quantidade;

Reconhecer e identificar a equivalência entre frações e números decimais.

Conceito-chave

Relação entre fração e número decimal.

Recursos necessários

Cadernos, atividade impressa, copos medidores, material dourado, quadro, pinceis ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Ler ou projetar o objetivo para os alunos, evidenciando a eles que, para se alcançar o objetivo, é necessário que trabalhem em equipe (professor e alunos) e se empenhem em atingi-lo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para a realização desta atividade, é importante que se utilize o material dourado, pois no quinto ano a criança ainda precisa de materiais concretos para abstrair o conteúdo. Então serão apresentadas as pecinhas da imagem (barrinha e cubinho) e realizada a atividade em questão.

Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária com o apoio do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos existem na barrinha?
  • Um cubinho representa que fração da barrinha?
  • Como lemos essa fração?
  • O que representa o numerador? E o denominador?
  • Se fossem dois cubinhos, que fração representaria da barrinha?
  • Se fossem quatro cubinhos, que fração representaria da barrinha?
  • E se fossem dez cubinhos, que fração teríamos em relação à barrinha?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicialmente, o professor deve organizar a turma em duplas e explicar que farão uma atividade em que as ideias deverão ser compartilhadas. A seguir, entregará as atividades e deixará que os alunos a realizem, discutindo suas ideias e verificando as várias formas de resolvê-la. Durante a realização da atividade, será possível explorar a ideia de que um número representado geometricamente pode ser escrito nas formas decimal ou fracionária.

Propósito: Reconhecer a representação fracionária e decimal correspondente às partes de um inteiro.

Discuta com a turma:

  • Quantas partes têm as figuras apresentadas?
  • Quantas partes estão pintadas de azul? E de amarelo?
  • Que fração representa a figura pintada de azul? E de amarelo?
  • Os números ½ e 0,5 são diferentes? Em que?
  • Qual a principal característica dos números fracionários? E dos decimais?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos apresentem as soluções a que chegaram. Então, verificar as diferentes possibilidades de resposta a que chegaram, pedindo que expliquem o porquê de terem chegado àquela conclusão, instigando-os a encontrarem a resposta correta. Apenas após a turma se manifestar e chegarem a um consenso sobre as respostas, o professor responde a questão.

Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Quais as possibilidades de escolha para representar a figura?
  • Por que escolheram estas respostas?
  • Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 4/10 ?
  • Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?
  • Qual a diferença entre as frações e os números decimais?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos apresentem as soluções a que chegaram. Então, verificar as diferentes possibilidades de resposta a que chegaram, pedindo que expliquem o porquê de terem chegado àquela conclusão, instigando-os a encontrarem a resposta correta. Apenas após a turma se manifestar e chegarem a um consenso sobre as respostas, o professor responde a questão.

Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Quais as possibilidades de escolha representam a figura?
  • Por que escolheram estas respostas?
  • Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 5/10 ? Por quê?
  • Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Ao finalizar a atividade principal, mostrar novamente a imagem e pedir aos alunos que leiam as duas formas de representação (fracionária e decimal) correspondente à parte pintada da figura representada.

Ao ler a fração e o número decimal correspondente à parte pintada da figura, os alunos perceberão que da mesma maneira que lê-se a fração 4/10 (quatro décimos), lê-se também o número decimal 0,4 (quatro décimos). Assim, confirmarão que a fração e o número decimal apresentados são equivalentes, pois representam a mesma parte do inteiro.

Aproveite para reforçar a equivalência das frações e concluir que as três representações equivalem às quatro partes pintadas do inteiro.

Propósito: Sistematizar a relação entre fração e número decimal.

Discuta com a turma:

  • Que frações representam a figura apresentada?
  • Que número decimal a representa?
  • Qual a relação entre as frações e os números decimais que representam esta figura?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Anote as respostas no quadro e, a seguir, relacione as frases dos alunos à conclusão da aula.

Propósito: Identificar a relação entre frações e números decimais a partir das aprendizagens construídas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que é uma fração?
  • Qual a relação entre fração e número decimal?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para facilitar a realização da atividade, sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando copos medidores e seus cadernos, uma vez que eles podem desejar representar, por meio de um desenho, a comparação que fizeram. Em seguida, peça que os alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo proposto.

Discuta com a turma:

  • Como você começou a fazer a atividade?
  • Como você comparou as quantidades apresentadas na questão?
  • A que resposta você chegou?
  • O que você percebeu ao comparar sua resposta com seu colega?

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Ler ou projetar o objetivo para os alunos, evidenciando a eles que, para se alcançar o objetivo, é necessário que trabalhem em equipe (professor e alunos) e se empenhem em atingi-lo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Compreender que há diversas representações para uma mesma quantidade;

Reconhecer e identificar a equivalência entre frações e números decimais.

Conceito-chave

Relação entre fração e número decimal.

Recursos necessários

Cadernos, atividade impressa, copos medidores, material dourado, quadro, pinceis ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Para a realização desta atividade, é importante que se utilize o material dourado, pois no quinto ano a criança ainda precisa de materiais concretos para abstrair o conteúdo. Então serão apresentadas as pecinhas da imagem (barrinha e cubinho) e realizada a atividade em questão.

Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária com o apoio do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos existem na barrinha?
  • Um cubinho representa que fração da barrinha?
  • Como lemos essa fração?
  • O que representa o numerador? E o denominador?
  • Se fossem dois cubinhos, que fração representaria da barrinha?
  • Se fossem quatro cubinhos, que fração representaria da barrinha?
  • E se fossem dez cubinhos, que fração teríamos em relação à barrinha?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Inicialmente, o professor deve organizar a turma em duplas e explicar que farão uma atividade em que as ideias deverão ser compartilhadas. A seguir, entregará as atividades e deixará que os alunos a realizem, discutindo suas ideias e verificando as várias formas de resolvê-la. Durante a realização da atividade, será possível explorar a ideia de que um número representado geometricamente pode ser escrito nas formas decimal ou fracionária.

Propósito: Reconhecer a representação fracionária e decimal correspondente às partes de um inteiro.

Discuta com a turma:

  • Quantas partes têm as figuras apresentadas?
  • Quantas partes estão pintadas de azul? E de amarelo?
  • Que fração representa a figura pintada de azul? E de amarelo?
  • Os números ½ e 0,5 são diferentes? Em que?
  • Qual a principal característica dos números fracionários? E dos decimais?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos apresentem as soluções a que chegaram. Então, verificar as diferentes possibilidades de resposta a que chegaram, pedindo que expliquem o porquê de terem chegado àquela conclusão, instigando-os a encontrarem a resposta correta. Apenas após a turma se manifestar e chegarem a um consenso sobre as respostas, o professor responde a questão.

Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Quais as possibilidades de escolha para representar a figura?
  • Por que escolheram estas respostas?
  • Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 4/10 ?
  • Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?
  • Qual a diferença entre as frações e os números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Pedir que os alunos apresentem as soluções a que chegaram. Então, verificar as diferentes possibilidades de resposta a que chegaram, pedindo que expliquem o porquê de terem chegado àquela conclusão, instigando-os a encontrarem a resposta correta. Apenas após a turma se manifestar e chegarem a um consenso sobre as respostas, o professor responde a questão.

Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Quais as possibilidades de escolha representam a figura?
  • Por que escolheram estas respostas?
  • Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 5/10 ? Por quê?
  • Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Ao finalizar a atividade principal, mostrar novamente a imagem e pedir aos alunos que leiam as duas formas de representação (fracionária e decimal) correspondente à parte pintada da figura representada.

Ao ler a fração e o número decimal correspondente à parte pintada da figura, os alunos perceberão que da mesma maneira que lê-se a fração 4/10 (quatro décimos), lê-se também o número decimal 0,4 (quatro décimos). Assim, confirmarão que a fração e o número decimal apresentados são equivalentes, pois representam a mesma parte do inteiro.

Aproveite para reforçar a equivalência das frações e concluir que as três representações equivalem às quatro partes pintadas do inteiro.

Propósito: Sistematizar a relação entre fração e número decimal.

Discuta com a turma:

  • Que frações representam a figura apresentada?
  • Que número decimal a representa?
  • Qual a relação entre as frações e os números decimais que representam esta figura?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Anote as respostas no quadro e, a seguir, relacione as frases dos alunos à conclusão da aula.

Propósito: Identificar a relação entre frações e números decimais a partir das aprendizagens construídas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que é uma fração?
  • Qual a relação entre fração e número decimal?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para facilitar a realização da atividade, sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando copos medidores e seus cadernos, uma vez que eles podem desejar representar, por meio de um desenho, a comparação que fizeram. Em seguida, peça que os alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo proposto.

Discuta com a turma:

  • Como você começou a fazer a atividade?
  • Como você comparou as quantidades apresentadas na questão?
  • A que resposta você chegou?
  • O que você percebeu ao comparar sua resposta com seu colega?

Materiais complementares:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano