Objetivo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes
Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
EF05MA03 - Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Compreender que há diversas representações para uma mesma quantidade;
Reconhecer e identificar a equivalência entre frações e números decimais.
Conceito-chave
Relação entre fração e número decimal.
Recursos necessários
Cadernos, atividade impressa, copos medidores, material dourado, quadro, pinceis ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Ler ou projetar o objetivo para os alunos, evidenciando a eles que, para se alcançar o objetivo, é necessário que trabalhem em equipe (professor e alunos) e se empenhem em atingi-lo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Para a realização desta atividade, é importante que se utilize o material dourado, pois no quinto ano a criança ainda precisa de materiais concretos para abstrair o conteúdo. Então serão apresentadas as pecinhas da imagem (barrinha e cubinho) e realizada a atividade em questão.
Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária com o apoio do material dourado.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos existem na barrinha?
- Um cubinho representa que fração da barrinha?
- Como lemos essa fração?
- O que representa o numerador? E o denominador?
- Se fossem dois cubinhos, que fração representaria da barrinha?
- Se fossem quatro cubinhos, que fração representaria da barrinha?
- E se fossem dez cubinhos, que fração teríamos em relação à barrinha?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Inicialmente, o professor deve organizar a turma em duplas e explicar que farão uma atividade em que as ideias deverão ser compartilhadas. A seguir, entregará as atividades e deixará que os alunos a realizem, discutindo suas ideias e verificando as várias formas de resolvê-la. Durante a realização da atividade, será possível explorar a ideia de que um número representado geometricamente pode ser escrito nas formas decimal ou fracionária.
Propósito: Reconhecer a representação fracionária e decimal correspondente às partes de um inteiro.
Discuta com a turma:
- Quantas partes têm as figuras apresentadas?
- Quantas partes estão pintadas de azul? E de amarelo?
- Que fração representa a figura pintada de azul? E de amarelo?
- Os números ½ e 0,5 são diferentes? Em que?
- Qual a principal característica dos números fracionários? E dos decimais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Pedir que os alunos apresentem as soluções a que chegaram. Então, verificar as diferentes possibilidades de resposta a que chegaram, pedindo que expliquem o porquê de terem chegado àquela conclusão, instigando-os a encontrarem a resposta correta. Apenas após a turma se manifestar e chegarem a um consenso sobre as respostas, o professor responde a questão.
Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Quais as possibilidades de escolha para representar a figura?
- Por que escolheram estas respostas?
- Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 4/10 ?
- Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?
- Qual a diferença entre as frações e os números decimais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Pedir que os alunos apresentem as soluções a que chegaram. Então, verificar as diferentes possibilidades de resposta a que chegaram, pedindo que expliquem o porquê de terem chegado àquela conclusão, instigando-os a encontrarem a resposta correta. Apenas após a turma se manifestar e chegarem a um consenso sobre as respostas, o professor responde a questão.
Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Quais as possibilidades de escolha representam a figura?
- Por que escolheram estas respostas?
- Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 5/10 ? Por quê?
- Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Ao finalizar a atividade principal, mostrar novamente a imagem e pedir aos alunos que leiam as duas formas de representação (fracionária e decimal) correspondente à parte pintada da figura representada.
Ao ler a fração e o número decimal correspondente à parte pintada da figura, os alunos perceberão que da mesma maneira que lê-se a fração 4/10 (quatro décimos), lê-se também o número decimal 0,4 (quatro décimos). Assim, confirmarão que a fração e o número decimal apresentados são equivalentes, pois representam a mesma parte do inteiro.
Aproveite para reforçar a equivalência das frações e concluir que as três representações equivalem às quatro partes pintadas do inteiro.
Propósito: Sistematizar a relação entre fração e número decimal.
Discuta com a turma:
- Que frações representam a figura apresentada?
- Que número decimal a representa?
- Qual a relação entre as frações e os números decimais que representam esta figura?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Anote as respostas no quadro e, a seguir, relacione as frases dos alunos à conclusão da aula.
Propósito: Identificar a relação entre frações e números decimais a partir das aprendizagens construídas durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que é uma fração?
- Qual a relação entre fração e número decimal?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para facilitar a realização da atividade, sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando copos medidores e seus cadernos, uma vez que eles podem desejar representar, por meio de um desenho, a comparação que fizeram. Em seguida, peça que os alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo proposto.
Discuta com a turma:
- Como você começou a fazer a atividade?
- Como você comparou as quantidades apresentadas na questão?
- A que resposta você chegou?
- O que você percebeu ao comparar sua resposta com seu colega?
Materiais complementares:
Raio X