Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Ler ou projetar o objetivo para os alunos, evidenciando a eles que, para se alcançar o objetivo, é necessário que trabalhem em equipe (professor e alunos) e se empenhem em atingi-lo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Para a realização dessa atividade, é importante que se utilize o material dourado, pois no quinto ano a criança ainda precisa de materiais concretos para absorver o conteúdo. Então, serão apresentadas as pecinhas da imagem (barrinha e cubinho) e realizada a atividade em questão.
Propósito: Retomar o conceito de representação fracionária com o apoio do material dourado.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos existem na barrinha?
- Um cubinho representa qual fração da barrinha?
- Como lemos essa fração?
- O que representa o numerador? E o denominador?
- Se fossem dois cubinhos, qual fração a barrinha representaria?
- Se fossem quatro cubinhos, qual fração a barrinha representaria?
- Se fossem dez cubinhos, qual fração a barrinha representaria?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Inicialmente, organize a turma em duplas e explique que farão uma atividade em que as ideias deverão ser compartilhadas. A seguir, entregue as atividades e dê um tempo para os alunos realizarem-nas, discutindo suas ideias e verificando as várias formas de encontrar uma solução. Durante a realização da atividade, será possível explorar a ideia de que um número representado geometricamente pode ser escrito nas formas decimal ou fracionária.
Propósito: Reconhecer a representação fracionária e decimal correspondente às partes de um inteiro.
Discuta com a turma:
- Quantas partes têm as figuras apresentadas?
- Quantas partes estão pintadas de azul? E de amarelo?
- Qual fração representa a figura pintada de azul? E de amarelo?
- Os números ½ e 0,5 são diferentes? Em que?
- Qual a principal característica dos números fracionários? E dos decimais?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça que os alunos apresentem as soluções que encontraram. Então, verifique as diferentes possibilidades de respostas, pedindo que expliquem como chegaram àquela conclusão, instigando-os a encontrar a resposta correta. Revele a resposta certa da questão somente após a turma se manifestar e chegar a um consenso.
Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de escolha para representar a figura?
- Por que vocês escolheram estas respostas?
- Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 4/10?
- Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?
- Qual é a diferença entre as frações e os números decimais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos apresentem as soluções que encontraram. Então, verifique as diferentes possibilidades de respostas, pedindo que expliquem como chegaram àquela conclusão, instigando-os a encontrar a resposta correta. Revele a resposta certa da questão somente após a turma se manifestar e chegar a um consenso.
Propósito: Socializar as soluções encontradas para a situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de escolha representam a figura?
- Por que vocês escolheram estas respostas?
- Que outra fração poderia ser escolhida no lugar da fração 5/10? Por quê?
- Todas as frações apresentadas possuem um número decimal que as representam?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Ao finalizar a atividade principal, mostre novamente a imagem e peça aos alunos que leiam as duas formas de representação (fracionária e decimal) correspondente à parte pintada da figura.
Ao ler a fração e o número decimal correspondente à parte pintada da figura, os alunos perceberão que, da mesma maneira que se lê a fração 4/10 (quatro décimos), lê-se também o número decimal 0,4 (quatro décimos). Assim, confirmarão que a fração e o número decimal apresentados são equivalentes, pois representam a mesma parte do inteiro.
Aproveite para reforçar a equivalência das frações e concluir que as três representações equivalem às quatro partes pintadas do inteiro.
Propósito: Sistematizar a relação entre fração e número decimal.
Discuta com a turma:
- Que frações representam a figura apresentada?
- Qual número decimal a representa?
- Qual é a relação entre as frações e os números decimais que representam esta figura?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Pergunte aos alunos o que eles aprenderam na aula de hoje. Anote as respostas no quadro e, a seguir, relacione as frases dos alunos à conclusão da aula.
Propósito: Identificar a relação entre frações e números decimais, a partir das aprendizagens construídas durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que é uma fração?
- Qual é a relação entre fração e número decimal?
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para facilitar a realização da atividade, a sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando copos medidores e seus cadernos (uma vez que eles podem desejar representar, por meio de um desenho, a comparação que fizeram). Em seguida, peça aos alunos que compartilhem com o colega ao lado suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo proposto.
Discuta com a turma:
- Como você começou a fazer a atividade?
- Como você comparou as quantidades apresentadas na questão?
- A que resposta você chegou?
- O que você percebeu ao comparar sua resposta com a de seus colegas?
Materiais complementares:
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar