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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Porcentagens: acréscimos e descontos

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do fundamental sobre acréscimos e descontos de valores em porcentagem

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Filipe Trovão

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.



Objetivos específicos

  1. Resolver problemas que envolvem o conceito e o cálculo de acréscimos e decréscimos com o uso de porcentagens.



Conceito-chave

Acréscimos e descontos de valores em porcentagem.



Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto presente nos balões de fala e escreva no quadro os exemplos envolvendo a escrita da porcentagem e a sugestão de cálculos de porcentagem.

Realize uma reflexão sobre o texto presente no 1º balão de fala (slide 3). Ele possui uma breve explicação do termo porcentagem, ao apontar que a porcentagem consiste em escrever uma fração cujo o denominador é 100. Feito isso, indique os exemplos presentes logo abaixo desse balão.

Em seguida, passe para o 2º balão de fala (ainda no slide 3). Ele faz referência à primeira organização do cálculo de porcentagem, indicando que as porcentagens são sempre calculadas tendo uma valor como referência, enfatize o termo “de”, na expressão “10% de 1000” e “57% de 500”, reforçando a ideia do valor de referência nesse cálculo.

Após essa análise, passe para o slide 4. Nele, há um balão de fala explicando que a operação matemática utilizada no cálculo de porcentagem de um número é a multiplicação. Após esse apontamento, peça para que os alunos resolvam as porcentagens sugeridas no slide.

Propósito: Relembrar a estrutura da porcentagem efetuando o cálculo por meio da representação fracionária.

Discuta com a turma:

  • O que significa calcular 10% de um número? E 1%?
  • Existe a possibilidade de realizar o cálculo de porcentagem sem o uso de frações?

Resolução:

10% de 1000 = 10/100 x 1000 = 1/10 x 1000 = 100

57% de 500 = 57/100 x 500 = 28500/100 = 285

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto presente nos balões de fala e escreva no quadro os exemplos envolvendo a escrita da porcentagem e a sugestão de cálculos de porcentagem.

Realize uma reflexão sobre o texto presente no 1º balão de fala (slide 3). Ele possui uma breve explicação do termo porcentagem, ao apontar que a porcentagem consiste em escrever uma fração cujo o denominador é 100. Feito isso, indique os exemplos presentes logo abaixo desse balão.

Em seguida, passe para o 2º balão de fala (ainda no slide 3). Ele faz referência à primeira organização do cálculo de porcentagem, indicando que as porcentagens são sempre calculadas tendo uma valor como referência, enfatize o termo “de”, na expressão “10% de 1000” e “57% de 500”, reforçando a ideia do valor de referência nesse cálculo.

Após essa análise, passe para o slide 4. Nele, há um balão de fala explicando que a operação matemática utilizada no cálculo de porcentagem de um número é a multiplicação. Após esse apontamento, peça para que os alunos resolvam as porcentagens sugeridas no slide.

Propósito: Relembrar a estrutura da porcentagem efetuando o cálculo por meio da representação fracionária.

Discuta com a turma:

  • O que significa calcular 10% de um número? E 1%?
  • Existe a possibilidade de realizar o cálculo de porcentagem sem o uso de frações?

Resolução:

10% de 1000 = 10/100 x 1000 = 1/10 x 1000 = 100

57% de 500 = 57/100 x 500 = 28500/100 = 285

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientação: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá escrever a situação no quadro ou confeccionar um cartaz. Explique para os alunos que a atividade tem como intuito trabalhar o conceito de acréscimos e descontos de valores obtidos por meio do cálculo de porcentagem. Peça para que eles se atentem aos termos utilizados, de modo que eles compreendam o que está sendo pedido com mais facilidade.

Professor, atente-se ao item “c”, pois ao informar que a dívida foi saldada em 4 dias, implica que ele realizou a devolução do dinheiro 6 dias antes do prazo combinado.

Propósito: Analisar uma situação cotidiana que envolva acréscimos e descontos de valores obtidos por meio do cálculo de porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Ao saldar a dívida em 13 dias, ele está realizando antes ou depois do prazo estipulado por Maria? E em 4 dias?
  • Saldar a dívida em 4 dias significa que ele ganhará quantos dias de desconto na condição de Maria?
  • Quais são os termos do exercício que remetem a ideia de acréscimo e desconto?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Leituras complementares:

Qual a diferença entre porcentagem e percentagem?

100% de aprendizagem

Finanças: cálculos do nosso cotidiano

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.

O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.

A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.

Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.

O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
  • As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.

O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.

A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.

Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.

O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
  • As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.

O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.

A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.

Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.

O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
  • As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide para a turma e apresente a conclusão da atividade. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz, o texto presente no balão de fala, realizando a leitura do restante.

Aponte para os alunos que sempre que a intenção for calcular um acréscimo basta calcular a porcentagem solicitada e somar ao valor inicial e, para um desconto, basta calcular a porcentagem solicitada e subtrair do valor inicial.

Conclua a sistematização com os apontamentos presentes no balão de fala. Nele é destacada outra forma para o cálculo da porcentagem de um valor, que consiste na realização do produto entre o valor e a representação decimal da porcentagem.

Propósito: Realizar a conclusão sobre o exercício proposto, refletindo sobre outras possibilidades de se calcular um acréscimo ou desconto sobre um valor.

Discuta com a turma:

  • Esse novo método apresentado serviria para algum outro tipo de cálculo?
  • Vocês conhecem outra forma mais prática de se calcular um acréscimo ou desconto?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro, ou em um cartaz as palavras em destaque nos quadros, que são alguns dos sinônimos utilizados para se referir a acréscimo e desconto.

Nesse momento de encerramento da aula, são indicados outros termos que também podem ser utilizados, em situações que envolvem acréscimos e descontos, aponte esses termos para os para alunos, concluindo que caberá a interpretação e entendimento de cada situação para saber qual o termo que faz referência a um acréscimo ou a um desconto.

Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre a utilização de outros termos para se referir a acréscimo e desconto.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem outros termos que podem ser utilizados para se referir a acréscimos e a descontos?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o termo utilizado na situação que remete a ideia de acréscimo?
  • Qual o termo utilizado na situação que remete a ideia de desconto?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Caso não seja possível a projeção, escreva o objetivo no quadro.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Luiz Filipe Trovão

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF07MA02 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.



Objetivos específicos

  1. Resolver problemas que envolvem o conceito e o cálculo de acréscimos e decréscimos com o uso de porcentagens.



Conceito-chave

Acréscimos e descontos de valores em porcentagem.



Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto presente nos balões de fala e escreva no quadro os exemplos envolvendo a escrita da porcentagem e a sugestão de cálculos de porcentagem.

Realize uma reflexão sobre o texto presente no 1º balão de fala (slide 3). Ele possui uma breve explicação do termo porcentagem, ao apontar que a porcentagem consiste em escrever uma fração cujo o denominador é 100. Feito isso, indique os exemplos presentes logo abaixo desse balão.

Em seguida, passe para o 2º balão de fala (ainda no slide 3). Ele faz referência à primeira organização do cálculo de porcentagem, indicando que as porcentagens são sempre calculadas tendo uma valor como referência, enfatize o termo “de”, na expressão “10% de 1000” e “57% de 500”, reforçando a ideia do valor de referência nesse cálculo.

Após essa análise, passe para o slide 4. Nele, há um balão de fala explicando que a operação matemática utilizada no cálculo de porcentagem de um número é a multiplicação. Após esse apontamento, peça para que os alunos resolvam as porcentagens sugeridas no slide.

Propósito: Relembrar a estrutura da porcentagem efetuando o cálculo por meio da representação fracionária.

Discuta com a turma:

  • O que significa calcular 10% de um número? E 1%?
  • Existe a possibilidade de realizar o cálculo de porcentagem sem o uso de frações?

Resolução:

10% de 1000 = 10/100 x 1000 = 1/10 x 1000 = 100

57% de 500 = 57/100 x 500 = 28500/100 = 285

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Professor, projete os slides para a sala. Caso não seja possível a projeção, leia o texto presente nos balões de fala e escreva no quadro os exemplos envolvendo a escrita da porcentagem e a sugestão de cálculos de porcentagem.

Realize uma reflexão sobre o texto presente no 1º balão de fala (slide 3). Ele possui uma breve explicação do termo porcentagem, ao apontar que a porcentagem consiste em escrever uma fração cujo o denominador é 100. Feito isso, indique os exemplos presentes logo abaixo desse balão.

Em seguida, passe para o 2º balão de fala (ainda no slide 3). Ele faz referência à primeira organização do cálculo de porcentagem, indicando que as porcentagens são sempre calculadas tendo uma valor como referência, enfatize o termo “de”, na expressão “10% de 1000” e “57% de 500”, reforçando a ideia do valor de referência nesse cálculo.

Após essa análise, passe para o slide 4. Nele, há um balão de fala explicando que a operação matemática utilizada no cálculo de porcentagem de um número é a multiplicação. Após esse apontamento, peça para que os alunos resolvam as porcentagens sugeridas no slide.

Propósito: Relembrar a estrutura da porcentagem efetuando o cálculo por meio da representação fracionária.

Discuta com a turma:

  • O que significa calcular 10% de um número? E 1%?
  • Existe a possibilidade de realizar o cálculo de porcentagem sem o uso de frações?

Resolução:

10% de 1000 = 10/100 x 1000 = 1/10 x 1000 = 100

57% de 500 = 57/100 x 500 = 28500/100 = 285

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Orientação: Imprima a atividade principal e entregue para os alunos. Caso não seja possível a projeção, o professor poderá escrever a situação no quadro ou confeccionar um cartaz. Explique para os alunos que a atividade tem como intuito trabalhar o conceito de acréscimos e descontos de valores obtidos por meio do cálculo de porcentagem. Peça para que eles se atentem aos termos utilizados, de modo que eles compreendam o que está sendo pedido com mais facilidade.

Professor, atente-se ao item “c”, pois ao informar que a dívida foi saldada em 4 dias, implica que ele realizou a devolução do dinheiro 6 dias antes do prazo combinado.

Propósito: Analisar uma situação cotidiana que envolva acréscimos e descontos de valores obtidos por meio do cálculo de porcentagem.

Discuta com a turma:

  • Ao saldar a dívida em 13 dias, ele está realizando antes ou depois do prazo estipulado por Maria? E em 4 dias?
  • Saldar a dívida em 4 dias significa que ele ganhará quantos dias de desconto na condição de Maria?
  • Quais são os termos do exercício que remetem a ideia de acréscimo e desconto?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Leituras complementares:

Qual a diferença entre porcentagem e percentagem?

100% de aprendizagem

Finanças: cálculos do nosso cotidiano

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.

O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.

A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.

Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.

O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
  • As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.

O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.

A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.

Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.

O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
  • As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6 a 8)

Orientação: Inicialmente, peça para que os alunos discutam as soluções dos itens em duplas, sempre acompanhando-os em seus raciocínios. Em seguida, peça para que alguns alunos exponham suas resoluções. A ideia não é direcionar para que determinado aluno apresente a solução, porém quanto mais caminhos diferentes forem apresentados para se chegar na mesmas respostas, mais rica será a discussão.

Após os alunos compartilharem as estratégias utilizadas na resolução da atividade, passe para essa série de slides (6 ao 8). Caso não seja possível a projeção, o professor deverá reproduzir, pelo menos os cálculos realizados para se chegar aos valores solicitados, no quadro ou em um cartaz, o restante da solução pode ser lida para a sala.

O aluno deve compreender que a partir do momento que Maria empresta o dinheiro para Joaquim, o valor devido passa a ser os R$ 1.000,00 + 40% de R$ 1.000,00 = R$ 1.400,00 e que todos os cálculos são realizados considerando esse valor.

A solução do item “b” envolve uma situação de acréscimo, pois, ao atrasar o pagamento, Joaquim deverá pagar 3% a mais por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar no 13º dia implica um atraso de 3 dias, visto que a dívida deverá ser quitada em 10 dias.

Já o item “c” envolve uma situação de desconto, pois, ao adiantar o pagamento, Joaquim terá descontado 2% por dia, ao valor devido para Maria. Note que pagar a dívida em 4 dias, implica um adiantamento de 6 dias, visto que a dívida deveria ser quitada em 10 dias.

O que deve ficar claro nos itens, é que calcular a porcentagem, apesar necessário, não é o suficiente para chegar ao resultado final, os alunos devem entender que as situações envolvem acréscimos e descontos aos valores, e que as porcentagens auxiliaram os cálculos desses valores.

Propósito: Apresentar e compartilhar meios utilizados na obtenção da solução, a fim de expor diferentes caminhos para se obter o mesmo resultado.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de se calcular as porcentagens do exercício?
  • As porcentagens devem ser calculadas sobre quais valores?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide para a turma e apresente a conclusão da atividade. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro ou em um cartaz, o texto presente no balão de fala, realizando a leitura do restante.

Aponte para os alunos que sempre que a intenção for calcular um acréscimo basta calcular a porcentagem solicitada e somar ao valor inicial e, para um desconto, basta calcular a porcentagem solicitada e subtrair do valor inicial.

Conclua a sistematização com os apontamentos presentes no balão de fala. Nele é destacada outra forma para o cálculo da porcentagem de um valor, que consiste na realização do produto entre o valor e a representação decimal da porcentagem.

Propósito: Realizar a conclusão sobre o exercício proposto, refletindo sobre outras possibilidades de se calcular um acréscimo ou desconto sobre um valor.

Discuta com a turma:

  • Esse novo método apresentado serviria para algum outro tipo de cálculo?
  • Vocês conhecem outra forma mais prática de se calcular um acréscimo ou desconto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide e leia para os alunos a conclusão da aula. Caso não seja possível a projeção, copie no quadro, ou em um cartaz as palavras em destaque nos quadros, que são alguns dos sinônimos utilizados para se referir a acréscimo e desconto.

Nesse momento de encerramento da aula, são indicados outros termos que também podem ser utilizados, em situações que envolvem acréscimos e descontos, aponte esses termos para os para alunos, concluindo que caberá a interpretação e entendimento de cada situação para saber qual o termo que faz referência a um acréscimo ou a um desconto.

Propósito: Realizar a conclusão da aula, refletindo sobre a utilização de outros termos para se referir a acréscimo e desconto.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem outros termos que podem ser utilizados para se referir a acréscimos e a descontos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Apresente a nova situação e peça para que os alunos analisem e resolvam, em um primeiro momento individualmente e em seguida compartilhando a forma de pensar com o colega ao lado. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer o download desta atividade e entregar para os seus alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure anotar e identificar todos os comentários que surgirem.

Propósito: Realizar uma atividade teórica relativa aos conteúdos ensinados na aula.

Discuta com a turma:

  • Qual o termo utilizado na situação que remete a ideia de acréscimo?
  • Qual o termo utilizado na situação que remete a ideia de desconto?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

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