OBJETIVO
Habilidade da BNCC
Não possui habilidade na BNCC
Objetivos específicos
- Trabalhar os conceitos relacionados as diversas simetrias através de movimentos de dança;
Conceito-chave
Simetria
Recursos necessários
Folha de atividades impressa, Datashow
Vídeo Complementar
Arte & Matemática: Simetria. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BxIxzV1FiZI> Acesso em: 06/02/2018
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Propósito: Apresentar o objetivo da aula
Orientação: Apresente o objetivo e destaque que a simetria presente em alguns movimentos.
Discuta:
- Você poderia dar um exemplo de movimento com simetria?
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 3 MINUTOS
Propósito: Apresentar coreografias de dança com diversos tipos de simetria.
Orientação: Apresente o vídeo aos alunos e destaque a simetria presente em alguns movimentos durante a execução. Peça aos alunos fiquem atentos e procurem compreender as posições e os movimentos apresentados. Compare os movimentos dos bonecos com a representação do movimento no canto inferior direito do vídeo, destacando as setas indicativas da ação.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 MINUTOS (slides 4 a 6)
Propósito: Utilizar movimentos de dança para analisar os diversos tipos de simetria existente nas coreografias.
Orientação: Apresente aos alunos os três tipos de simetria expostos no slide e saliente que tais simetrias estão presentes em coreografias e passos de dança. Peça aos alunos que olhem os passos apresentados nas figuras 1 e 2 expostas no slide e procurem compreender as posições e os movimentos descritos. Divida a turma em grupos de quatro alunos e proponha o desafio do slide seguinte. Saliente que deverão montar a coreografia tendo em mente os três tipos de simetria apresentados. Eles deverão demonstrar simetria presente nos passo construídos durante uma apresentação de no máximo 2 minutos cada grupo. Incentive-os a utilizar argumentos matemáticos e as características apresentadas na explicação. A simetria poderá estar presente nos movimentos e/ou na disposição dos dançarinos do grupo. A atividade de aquecimento dá uma diretriz para o desenvolvimento dos passos e não deve ser copiada.
Discuta com a turma:
- Como um movimento pode estar associado as simetrias apresentadas no slide 4?
- Que tipo de simetria está presente na figura 1? E na figura 2? Retome o slide anterior para auxiliar nas respostas dos alunos.
- Existe algum eixo de simetria nas coreografias das figuras? Como um eixo de simetria pode ser uma referência para construção da coreografia do grupo? Como dividir os colegas para favorecer a construção de movimentos simétricos?
- É possível construir uma coreografia em torno de um ponto? Que tipo de simetria seria essa?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 MINUTOS (slides 4 a 6)
Propósito: Utilizar movimentos de dança para analisar os diversos tipos de simetria existente nas coreografias.
Orientação: Apresente aos alunos os três tipos de simetria expostos no slide e saliente que tais simetrias estão presentes em coreografias e passos de dança. Peça aos alunos que olhem os passos apresentados nas figuras 1 e 2 expostas no slide e procurem compreender as posições e os movimentos descritos. Divida a turma em grupos de quatro alunos e proponha o desafio do slide seguinte. Saliente que deverão montar a coreografia tendo em mente os três tipos de simetria apresentados. Eles deverão demonstrar simetria presente nos passo construídos durante uma apresentação de no máximo 2 minutos cada grupo. Incentive-os a utilizar argumentos matemáticos e as características apresentadas na explicação. A simetria poderá estar presente nos movimentos e/ou na disposição dos dançarinos do grupo. A atividade de aquecimento dá uma diretriz para o desenvolvimento dos passos e não deve ser copiada.
Discuta com a turma:
- Como um movimento pode estar associado as simetrias apresentadas no slide 4?
- Que tipo de simetria está presente na figura 1? E na figura 2? Retome o slide anterior para auxiliar nas respostas dos alunos.
- Existe algum eixo de simetria nas coreografias das figuras? Como um eixo de simetria pode ser uma referência para construção da coreografia do grupo? Como dividir os colegas para favorecer a construção de movimentos simétricos?
- É possível construir uma coreografia em torno de um ponto? Que tipo de simetria seria essa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 MINUTOS (slides 4 a 6)
Propósito: Utilizar movimentos de dança para analisar os diversos tipos de simetria existente nas coreografias.
Orientação: Apresente aos alunos os três tipos de simetria expostos no slide e saliente que tais simetrias estão presentes em coreografias e passos de dança. Peça aos alunos que olhem os passos apresentados nas figuras 1 e 2 expostas no slide e procurem compreender as posições e os movimentos descritos. Divida a turma em grupos de quatro alunos e proponha o desafio do slide seguinte. Saliente que deverão montar a coreografia tendo em mente os três tipos de simetria apresentados. Eles deverão demonstrar simetria presente nos passo construídos durante uma apresentação de no máximo 2 minutos cada grupo. Incentive-os a utilizar argumentos matemáticos e as características apresentadas na explicação. A simetria poderá estar presente nos movimentos e/ou na disposição dos dançarinos do grupo. A atividade de aquecimento dá uma diretriz para o desenvolvimento dos passos e não deve ser copiada. Segue a atividade e sua resolução.
Discuta com a turma:
- Como um movimento pode estar associado as simetrias apresentadas no slide 4?
- Que tipo de simetria está presente na figura 1? E na figura 2? Retome o slide anterior para auxiliar nas respostas dos alunos.
- Existe algum eixo de simetria nas coreografias das figuras? Como um eixo de simetria pode ser uma referência para construção da coreografia do grupo? Como dividir os colegas para favorecer a construção de movimentos simétricos?
- É possível construir uma coreografia em torno de um ponto? Que tipo de simetria seria essa?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 MINUTOS (slides 7 a 9)
Propósito: Utilizar movimentos de dança para analisar os diversos tipos de simetria existente nas coreografias.
Orientação: Apresente aos alunos algumas situações de coreografias.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para haver simetria na montagem e no visual final da coreografia? Onde deve ficar o eixo de simetria?
- Onde deve ficar o centro da simetria caso se desejar montar uma coreografia com rotação
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 MINUTOS (slides 7 a 9)
Propósito: Utilizar movimentos de dança para analisar os diversos tipos de simetria existente nas coreografias.
Orientação: Apresente aos alunos algumas situações de coreografias.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para haver simetria na montagem e no visual final da coreografia? Onde deve ficar o eixo de simetria?
- Onde deve ficar o centro da simetria caso se desejar montar uma coreografia com rotação
DISCUSSÃO
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Propósito: Utilizar movimentos de dança para analisar os diversos tipos de simetria existente nas coreografias.
Orientação: Apresente aos alunos algumas situações de coreografias.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para haver simetria na montagem e no visual final da coreografia? Onde deve ficar o eixo de simetria?
- Onde deve ficar o centro da simetria caso se desejar montar uma coreografia com rotação
Encerramento
Tempo sugerido: 3 MINUTOS
Propósito: Enfatizar a harmonia presente na coreografia construida com simetria.
Orientação: Apresente aos alunos a relação entre o conceito de simetria e a harmonia na dança.
RAIO X
Tempo sugerido: 8 MINUTOS
Propósito: Observar a análise feita pelos alunos do movimento descrito na imagem.
Orientação: Solicite aos alunos que observem a imagem e considerem que este será um movimento a ser realizado no jogo. Eles deverão, individualmente, concluir o tipo de simetria apresentada na imagem. Cabe destacar que é possível fazer vários tipos de análise com os boneco isoladamente e com a imagem completa.
Discuta com a turma:
- O tipo de simetria observada nos bonecos dispostos dois a dois.
- O tipo de simetria observada no grupo completo de bonecos.
- O necessário para se obter outros tipos de simetria.
Materiais complementares para impressão:
Raio X