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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - O segredo do Período

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre explorar o período de uma dízima periódica simples.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rodrigo Rios Nascimento,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

O segredo do Período.

Autor: Rodrigo Rios Nascimento

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Objetivos Específicos

Explorar o período de uma dízima periódica simples.

Conceito-chave

Dízima periódica simples, dízima periódica composta, período.

Recursos Necessário

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Apresentar o objetivo à classe

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que testem várias frações antes para ter certeza que são dízimas e não decimais exatos. Caso o tempo seja pouco, não use as quatro frações, use apenas duas (uma dízima simples e outra composta).

Propósito: Recordar as dízimas periódicas e seus períodos.

Discuta com a Turma:

  • Quando uma dízima é considerada simples ou composta? Por quê?
  • Questione sobre o período apresentado em cada uma. O que é possível observar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Reproduza a tabela, caso necessário, ou deixe que cada grupo monte a sua. Cuidado com os arredondamentos da calculadora, é possível acontecer do último dígito visível pela calculadora ficar arredondado, nos casos em que o período é grande (formado por muitos algarismos) sua repetição pode ser vista. Peça que os alunos utilizem calculadoras com mais representações no visor, pode ser a calculadora do celular ou de algum computador.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações e decimais exatos para explorar o período de uma dízima periódica simples.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações e decimais exatos para explorar o período de uma dízima periódica simples.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Observe que as perguntas não se aplicam a todos os grupos, se os alunos não perceberem esse padrão, faça questionamentos que despertem neles a seleção dos itens apropriados para seu grupo.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações e decimais exatos para explorar o período de uma dízima periódica simples.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Discutir todas as soluções das equipes considerando a particularidade de cada uma.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro o Encerramento da atividade.

Propósito: Sistematizar o conceito explorado nesta aula.

Discuta com a Turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais as novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: A experiência feita na Atividade Principal será retomada com este Raio X, agora com o denominador 9. Questione os alunos sobre o fato de 1 = 0,999 (…). Esta é uma questão a ser discutida em outra aula, mas caso sinta que é possível, comente com os alunos sobre a ideia da representação infinita e seu significado.

Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados na aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Apresentar o objetivo à classe


O segredo do Período.

Autor: Rodrigo Rios Nascimento

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

Objetivos Específicos

Explorar o período de uma dízima periódica simples.

Conceito-chave

Dízima periódica simples, dízima periódica composta, período.

Recursos Necessário

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que testem várias frações antes para ter certeza que são dízimas e não decimais exatos. Caso o tempo seja pouco, não use as quatro frações, use apenas duas (uma dízima simples e outra composta).

Propósito: Recordar as dízimas periódicas e seus períodos.

Discuta com a Turma:

  • Quando uma dízima é considerada simples ou composta? Por quê?
  • Questione sobre o período apresentado em cada uma. O que é possível observar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Reproduza a tabela, caso necessário, ou deixe que cada grupo monte a sua. Cuidado com os arredondamentos da calculadora, é possível acontecer do último dígito visível pela calculadora ficar arredondado, nos casos em que o período é grande (formado por muitos algarismos) sua repetição pode ser vista. Peça que os alunos utilizem calculadoras com mais representações no visor, pode ser a calculadora do celular ou de algum computador.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações e decimais exatos para explorar o período de uma dízima periódica simples.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações e decimais exatos para explorar o período de uma dízima periódica simples.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Observe que as perguntas não se aplicam a todos os grupos, se os alunos não perceberem esse padrão, faça questionamentos que despertem neles a seleção dos itens apropriados para seu grupo.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações e decimais exatos para explorar o período de uma dízima periódica simples.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.

Propósito: Discutir todas as soluções das equipes considerando a particularidade de cada uma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro o Encerramento da atividade.

Propósito: Sistematizar o conceito explorado nesta aula.

Discuta com a Turma:

  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje, ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais as novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • Sobre o que foi o grande debate matemático na aula de hoje? O que você aprendeu com ele?
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldade?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: A experiência feita na Atividade Principal será retomada com este Raio X, agora com o denominador 9. Questione os alunos sobre o fato de 1 = 0,999 (…). Esta é uma questão a ser discutida em outra aula, mas caso sinta que é possível, comente com os alunos sobre a ideia da representação infinita e seu significado.

Propósito: Aplicar os conceitos trabalhados na aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

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