9579
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Quantas cédulas

Plano de aula de matemática com atividades para 1 do Fundamental sobre compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_16GRM02

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência) ou as cartas para o jogo e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula ou apresente o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=beykDxt-XHQ).
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide, das cédulas de reais e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que possam ajudar a apresentar às crianças o sistema monetário. Você pode enviar o link para que assistam um vídeo, no qual será apresentado o nosso sistema monetário (https://www.youtube.com/watch?v=beykDxt-XHQ).

Atividade principal
Aula síncrona: Você pode encaminhar a atividade conforme indicado no plano de aula, para que seus alunos joguem, antes da aula simultânea, com os familiares, desde que tenham acesso à impressão das cartas para o jogo. Neste caso, a aula síncrona será para o aquecimento e depois a discussão das soluções. Uma sugestão para o encontro simultâneo é que solicite aos alunos que tenham em mãos o dinheirinho, que já foi utilizado na aula anterior. Você pode propor um jogo da seguinte forma:
? Os alunos estarão divididos em equipes (mesmo estando cada um na sua casa). ? Cada jogador, na sua vez (você chama o aluno que irá jogar, revezando para que todos possam participar), deverá compor com outras notas e ou moedas, o valor indicado por você (como nas cartas apresentadas no jogo sugerido plano de aula). ? Dê um tempo combinado previamente e peça ao aluno para apresentar sua proposta. ? Discuta a validade com os alunos. ? Se estiver correto a equipe marca um ponto. ? Ganha quem fizer mais pontos.
Outra proposta é organizar uma atividade para que façam a correspondência utilizando as cartas do jogo proposto no plano de aula. Nesse caso não necessitarão do “dinheirinho”. Se não conseguirem a impressão da atividade, podem registrar a correspondência desenhando em uma folha ou caderno. Neste caso, oriente para que te enviem os registros realizados.
Aula assíncrona: Você pode encaminhar a atividade conforme indicado no plano de aula, para que seus alunos joguem com os familiares, desde que tenham acesso à impressão das cartas para o jogo. Caso contrário, poderá adaptar o jogo, enviando a parte das cartas com os valores escritos, para que componham outra maneira de representar o valor, usando as notas e moedas do dinheirinho (usado na aula anterior). Podem usar as cartas na ordem, ao invés de imprimir para sortear. O jogador que acertar, na sua vez marca ponto. Os jogadores validam juntos a representação feita. Ganha, quem tiver mais pontos após o número de rodadas indicadas. Uma outra proposta, ainda, é organizar uma atividade para que façam a correspondência utilizando as cartas do jogo proposto no plano de aula. Nesse caso não necessitarão do “dinheirinho”. Se não conseguirem a impressão da atividade, podem registrar a correspondência desenhando em uma folha ou caderno. Neste caso, oriente para que te enviem os registros realizados. Qualquer que seja sua escolha, envie comandas bem claras e orientações aos familiares de como participar.

Discussão das soluções, Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Realize a discussão das soluções utilizando a proposta do plano, onde você apresenta as cartas e discutem qual é a correspondente. Faça, em seguida, a sistematização dos conceitos e o encerramento, utilizando os slides do plano de aula.
Aula assíncrona: Se os seus alunos jogaram com os familiares conforme a proposta do plano de aula ou o jogo adaptado, envie as imagens das cartas para que liguem as correspondentes e façam uma outra composição para o mesmo valor. Se fizeram a atividade de correspondência, peça somente que indiquem uma outra forma de representar cada valor. em qualquer um dos casos, mande também as questões do Discuta com a turma da sistematização do conceito para que respondam (um adulto pode ser o leitor, se necessário). Solicite que te encaminhem e faça uma devolutiva às atividades com as intervenções que julgar necessárias e o encerramento, baseando-se no slide do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre o sistema monetário e realizarem jogos e atividades relativas ao uso do dinheiro. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_16GRM02

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas