11162
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas com a ideia de lucro

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre Resolver problemas com a ideia de lucro.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_08NUM02

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO (+ RIO X - opcional)

Aquecimento
O Aquecimento traz uma orientação necessária sobre receita-custo-lucro. Se essa não for uma linguagem conhecida para seu aluno, sugerimos disponibilizar os dados que estão nos slides 2 e 4 ou mesmo o slide do Encerramento que sintetiza as principais informações. Encaminhe um áudio explicativo. Utilize o problema do slide 5 (você pode usar também o Raio X) para disponibilizar aos alunos, solicitando que eles encaminhem as respostas por WhatsApp. Utilize as atividades complementares como forma de revisão.

O Raio X trata do trabalho envolvendo porcentagens. Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example 

Atividade principal
A atividade principal explora um jogo de trilha para ser jogado em grupo. Sugerimos deixá-lo para um momento de aula presencial. Foque no Aquecimento e no Raio X.

Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos. Selecione alguns itens das questões para ser discutir com a turma. Verifique a necessidade de esclarecer pontos de divergência conceitual. Socialize com a turma suas impressões sobre as produções deles, por meio de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados no Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxx

Encerramento
Retome nas discussões, em seu feedback aos alunos. Pode ser usado também como orientação inicial (ver Aquecimento)

Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com o Aquecimento como foco central da aula.

Convite às famílias
Discutir discussão conceitual sobre: receita, custo, lucro, prejuízo. Mesmo familiares não letrados têm informações sobre o tema.

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_08NUM02

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas