11162
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas com a ideia de lucro

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre Resolver problemas com a ideia de lucro.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Objetivos específicos

Resolver problemas com a ideia de lucro.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.

# *Tempo sugerido:* 2 min

# *Orientação:* O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

# *Propósito:* Compartilhar o objetivo da aula.

# *Discuta com a turma:*

& Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?

& Relembrar porcentagem (fatores de aumento e redução);

& Sugerir que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 min (slides 8 e 9)

Orientação:

  • Organize os alunos em grupos contendo entre dois e quatro alunos, distribua o jogo (tabuleiro, dado, cartas e algum objeto para representar a posição do aluno no tabuleiro) e leia as regras para os alunos.
  • Peça que utilizem o caderno para fazerem o registro do jogo, de forma organizada, por número da carta e cor. As soluções devem ser conferidas utilizando o resposta trazida na carta, caso haja dúvida, os colegas podem ajudar na resolução.

Propósito: Realizar o jogo “Caminhando com o Lucro”

Discuta com a turma:

  • Conceitos de lucro, receita e prejuízo.
  • Como expressar uma fórmula para calcular o lucro?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 min (slides 8e 9)

Orientação:

  • Organize os alunos em grupos contendo entre dois e quatro alunos, distribua o jogo (tabuleiro, dado, cartas e algum objeto para representar a posição do aluno no tabuleiro) e leia as regras para os alunos.
  • Peça que utilizem o caderno para fazerem o registro do jogo, de forma organizada, por número da carta e cor. As soluções devem ser conferidas utilizando o resposta trazida na carta, caso haja dúvida, os colegas podem ajudar na resolução.

Propósito: Realizar o jogo “Caminhando com o Lucro”

Discuta com a turma:

  • Conceitos de lucro, receita e prejuízo.
  • Como expressar uma fórmula para calcular o lucro?

Materiais Complementares

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, dando sempre como exemplos os problemas contidos nas cartas. Peça aos alunos para dar exemplos de problemas vistos por eles nas cartas, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.

Propósito: Fixar os conceitos de cálculo do lucro, receita e custo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 min

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo a ideia de lucro.

Materiais Complementares

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

# *Tempo sugerido:* 2 min

# *Orientação:* O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

# *Propósito:* Compartilhar o objetivo da aula.

# *Discuta com a turma:*

& Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?

& Relembrar porcentagem (fatores de aumento e redução);

& Sugerir que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Objetivos específicos

Resolver problemas com a ideia de lucro.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

Atividade de Retomada

Resolução da Atividade de Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)

Orientação:

  • Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
  • Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
  • Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
  • Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
  • Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
  • Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
  • O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
  • Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?

Materiais Complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 min (slides 8 e 9)

Orientação:

  • Organize os alunos em grupos contendo entre dois e quatro alunos, distribua o jogo (tabuleiro, dado, cartas e algum objeto para representar a posição do aluno no tabuleiro) e leia as regras para os alunos.
  • Peça que utilizem o caderno para fazerem o registro do jogo, de forma organizada, por número da carta e cor. As soluções devem ser conferidas utilizando o resposta trazida na carta, caso haja dúvida, os colegas podem ajudar na resolução.

Propósito: Realizar o jogo “Caminhando com o Lucro”

Discuta com a turma:

  • Conceitos de lucro, receita e prejuízo.
  • Como expressar uma fórmula para calcular o lucro?

Materiais Complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 min (slides 8e 9)

Orientação:

  • Organize os alunos em grupos contendo entre dois e quatro alunos, distribua o jogo (tabuleiro, dado, cartas e algum objeto para representar a posição do aluno no tabuleiro) e leia as regras para os alunos.
  • Peça que utilizem o caderno para fazerem o registro do jogo, de forma organizada, por número da carta e cor. As soluções devem ser conferidas utilizando o resposta trazida na carta, caso haja dúvida, os colegas podem ajudar na resolução.

Propósito: Realizar o jogo “Caminhando com o Lucro”

Discuta com a turma:

  • Conceitos de lucro, receita e prejuízo.
  • Como expressar uma fórmula para calcular o lucro?

Materiais Complementares

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, dando sempre como exemplos os problemas contidos nas cartas. Peça aos alunos para dar exemplos de problemas vistos por eles nas cartas, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.

Propósito: Fixar os conceitos de cálculo do lucro, receita e custo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 min

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo a ideia de lucro.

Materiais Complementares

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano