11161
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva, Renata Ariane Capovilla

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_18GRM05

Recursos
Necessários: Atividade enviada impressa, ou pela internet; produtos vendidos por quilograma e litros; régua ou fita métrica.
Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp.

Para este plano, foque na etapa da Discussão das soluções.

Atividade principal adaptada
Esta atividade é importante para consolidação da aprendizagem das unidades padronizadas de medidas de comprimento, massa e capacidade.
A atividade principal está adaptada neste documento e depois deve ser usada na discussão das soluções. Para o desenvolvimento da atividade os alunos deverão fazer pesquisa e registro de diferentes produtos comprados por unidades de massa e capacidade. Deverão fazer registros também que envolvem medidas de comprimento.
Disponibilize a atividade impressa ou envie a imagem pelo WhatsApp, ou ainda compartilhe a tela do seu computador se estiver em momento síncrono com seus alunos. Leia a proposta se tiver on-line com eles, ou se não for possível, envie um áudio no grupo do WhatsApp. Peça que realizem a pesquisa em casa e registrem os resultados. Oriente que socializem as suas respostas no grupo de whatsApp, ou enviem por escrito.
Se estiver disponibilizando as tarefas impressas aos seus alunos, encaminhe a atividade com a pesquisa. Peça que leiam, conversem com os adultos de casa, realizem a pesquisa e encaminhem os resultados para você..

PESQUISA ENVOLVENDO AS UNIDADES PADRONIZADAS DE MASSA, CAPACIDADE E COMPRIMENTO

FAÇA A PESQUISA SEGUINDO A ORDEM E DEPOIS REGISTRE OS RESULTADOS NO QUADRO.
     1. USE UMA RÉGUA OU UMA FITA MÉTRICA E MEÇA O COMPRIMENTO DO FOGÃO DA COZINHA DA SUA CASA. REGISTRE NO QUADRO.
     2. ENCONTRE AÍ NA SUA CASA UM PRODUTO QUE TENHA SIDO COMPRADO POR QUILOGRAMA E REGISTRE NO QUADRO.
     3. OBSERVE A EMBALAGEM DE UM PRODUTO QUE TENHA SIDO COMPRADO POR LITRO E REGISTRE NO QUADRO.

Discussão das soluções
Se tiver possibilidade de estar on-line com todos alunos ao mesmo tempo, peça que socializem suas respostas e façam comparações. Discuta com a turma:
     - Todos resolveram a pesquisa de forma igual?
     - Quais foram as diferenças?
     - Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?
Você pode promover essa discussão pelo grupo do whatsApp, pedindo que compartilhem seus quadros com as medições e façam as comparações entre as unidades de medidas usadas, suas equivalências, símbolos, e outras questões. No caso das tarefas impressas, reúna alguns quadros que tenham medições diferentes, e algumas perguntas da discussão e encaminhe junto com a devolutiva da tarefa.

Encerramento
Encerre a atividade valorizando o esforço de cada um na realização da pesquisa e retome a importância da padronização das medidas. Sistematize a aprendizagem atribuindo os instrumentos e nomenclaturas às medidas adequadas.

Convite às famílias
Envie um texto junto com a tarefa convidando os responsáveis dos alunos a se envolverem ativamente na atividade proposta. Fale um pouco sobre a aprendizagem envolvida e seus objetivos. Você também pode enviar um áudio explicando e dando orientações. Incentive o apoio dos adultos e diga que esse pode ser um momento de grande aprendizado para as crianças.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_18GRM05

(EF02MA16) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.

(EF02MA17) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas