Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Fazer a medida de comprimento de um local.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as formas de medir o comprimento de algo. Anote na lousa ou em um cartaz.
Propósito: Refletir sobre as medidas usadas para nomear comprimentos.
Discuta com a turma:
- Como podemos medir o comprimento do tampo da mesa?
- Só existe uma forma de medir?
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Peça para que a classe se divida em 3 grupos. Se houver uma quadra na escola, proponha que cada grupo pense em uma forma de obter a medida dessa quadra. Devem decidir, em grupo, de qual forma farão a medição. Cada grupo deve fazer de uma forma diferente (seja por meios de instrumentos padronizados ou não) e registrar o obtido no caderno. Caso não haja uma quadra na escola, a atividade pode ser adaptada, pedindo a medida de outro espaço, seja da sala de aula, da biblioteca ou espaço do refeitório etc. O importante é que os alunos consigam utilizar formas padronizadas e não padronizadas de obter as medidas de um local. É necessário, também, dispor de alguns instrumentos padronizados de medir, como fita métrica ou régua (de tamanho maior), mas não o suficientes para todos os grupos, assim, necessariamente, algum grupo necessitará utilizar o não padronizado.
Propósito: Obter medida de comprimento de um local.
Discuta com a turma:
- De que formas podemos obter as medidas da quadra?
- Só existe uma maneira de chegar ao resultado?
- Como pode ser decidido de que forma farão as medidas?
Materiais complementares para impressão:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZjJCmz2Ec4Ngw7RdJCaY5z37rnjDA5QbXAGawa4Fj8UFUvZcsxvpWbsqUFEG/atividade-principal-final-2.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Atividade Principal');">Atividade Principal
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bq7yruSbWJVW92AtfFVXJWua4dyAHDDJy7jy4tDBwEQvjHPrxU3kGhJAhWnR/resolucao-da-atividade-principal-final-2.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Resolução da atividade principal');">Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Discussão da solução (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que os grupos expliquem as maneiras que fizeram as medições e os valores obtidos. Vá anotando no quadro as resoluções e fazendo questionamentos sobre a maneira feita. Incentive os demais grupos a fazer questionamentos sobre as formas pensadas. Os slides de discussão podem ser apresentados após esse momento de trocas, possibilitando a discussão sobre as diferenças nas formas de medir.
Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos.
Discuta com a turma:
- Todos os grupos conseguiram finalizar a medição?
- As medidas obtidas foram todas iguais?
- Como podem explicar o que houve?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar as diferenças entre as medidas padronizadas e as formas não padronizadas de medir comprimento.
Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Raio-X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópias para os alunos. O raio-x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a resposta do problema?
Materiais complementares para impressão:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TsQ9B2SsJGvYxUKN3NHKNUzvTCaPhteWZy8CKKHfrQhtHFTpRyETD5zEateC/atividade-raio-x-final-1.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Raio X');">Raio X
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ey5eA9XTXPBrBdyzpDt77A6GMDHyNSXKPGjBaDuWHpcXvTeSnNKGSDWcG2Y6/resolucao-do-raio-x-final-1.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Resolução do raio x');">Resolução do raio x
Atividade Complementar
Resolução da atividade complementar