11161
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre diferentes instrumentos de medidas padronizados ou não

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriana Cecilia Monteiro Cavalcante da Silva, Renata Ariane Capovilla

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados ou não.

Recursos necessários

-Lápis.

-Caderno.

-Atividades impressas.

-Cola.

     

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as medidas e números que aparecem em instrumentos de medir. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas de capacidade e massa presentes em nosso dia a dia e suas funções e usualidades.

Discuta com a turma:

  • O que indicam esses pequenos riscos?
  • Como devem ser usados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Peça para que se dividam em duplas e apresente a situação. Se não houver possibilidade de imprimir uma para cada aluno, exponha na lousa ou em um cartaz. Faça a leitura coletiva, pois nessa faixa etária, nem todos os alunos são leitores fluentes.

Peça para que elaborem suas hipóteses e registrem no caderno, desenhando, ou escrevendo, sobre as formas de pesar e medir alguém. Ande entre as duplas enquanto elaboram suas hipóteses, auxilie-os a desenvolver suas ideias e registrar de diferentes formas.

Propósito: Atribuir instrumentos e nomenclaturas às medidas adequadas.

Discuta com a turma:

  • De quais formas podemos pesar alguém?
  • E medir alguém ou algo?
  • Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
  • Todos resolveram de forma igual?
  • Quais foram as diferenças?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
  • Todos resolveram de forma igual?
  • Quais foram as diferenças?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
  • Todos resolveram de forma igual?
  • Quais foram as diferenças?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade em suas embalagens.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver este problema?
  • Como podemos saber os valores em metros e quilos

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade Complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Utilizar unidades de medidas de massa.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriana Cecília Silva

Co-autor: Renata Ariane Capovilla

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC:

(EF02MA16 EF02MA17) Reconhecer, relacionar e utilizar medidas de comprimento, capacidade e massa , relacionando medidas padronizadas ou não.

Objetivos específicos

Resolver problemas envolvendo as grandezas comprimento, capacidade e massa, utilizando unidades de medidas padronizadas ou não.

Conceito-chave

Diferentes instrumentos de medidas  padronizados ou não.

Recursos necessários

-Lápis.

-Caderno.

-Atividades impressas.

-Cola.

     

Conhecimentos que a turma deve dominar

Os alunos devem ter noção de unidades de medidas padronizadas ou não de comprimento, massa e capacidade.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a leitura para os alunos e inicie uma conversa sobre a situação proposta. Levante as hipóteses e conhecimentos prévios dos alunos sobre as medidas e números que aparecem em instrumentos de medir. Anote na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Refletir sobre as medidas de capacidade e massa presentes em nosso dia a dia e suas funções e usualidades.

Discuta com a turma:

  • O que indicam esses pequenos riscos?
  • Como devem ser usados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientação: Peça para que se dividam em duplas e apresente a situação. Se não houver possibilidade de imprimir uma para cada aluno, exponha na lousa ou em um cartaz. Faça a leitura coletiva, pois nessa faixa etária, nem todos os alunos são leitores fluentes.

Peça para que elaborem suas hipóteses e registrem no caderno, desenhando, ou escrevendo, sobre as formas de pesar e medir alguém. Ande entre as duplas enquanto elaboram suas hipóteses, auxilie-os a desenvolver suas ideias e registrar de diferentes formas.

Propósito: Atribuir instrumentos e nomenclaturas às medidas adequadas.

Discuta com a turma:

  • De quais formas podemos pesar alguém?
  • E medir alguém ou algo?
  • Quais são as nomenclaturas utilizadas para cada tipo de medida?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
  • Todos resolveram de forma igual?
  • Quais foram as diferenças?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
  • Todos resolveram de forma igual?
  • Quais foram as diferenças?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Inicie a discussão com a classe, pedindo que as duplas exponham suas elaborações. Deixe que falem como o médico pode medir ou pesar Juliana e como registraram isso. Também devem expor a forma de apresentar essas medidas. Vá registrando todas as hipóteses na lousa ou em um cartaz.

Propósito: Observar as diferentes resoluções dos grupos, sobre as formas e nomenclaturas das medidas.

Discuta com a turma:

  • Todos os grupos resolveram a situação da maneira adequada?
  • Todos resolveram de forma igual?
  • Quais foram as diferenças?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Este é o momento de retomar os conceitos da aula. É importante ressaltar a medida de capacidade e suas nomenclaturas. Solicite exemplos de produtos que conhecem que apresentam a capacidade em suas embalagens.

Propósito: Sedimentar a aprendizagem e verificar possíveis dúvidas.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver este problema?
  • Como podemos saber os valores em metros e quilos

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade Complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição e estimativa de medidas de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, resolução de problemas com essas medidas, reconhecimento de várias formas de medição do tempo e resolução de problemas com sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano