11156
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Lado, perímetro e área de um quadrado, uma charada

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Área, perímetro, proporcionalidade, múltiplos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_22GRM04

Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, régua, folha ofício, palitos de fósforo ou palito de dente

- Opcionais: Zoom, Meet, WhatsApp
Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=QGLnIyop0P4

Para este plano foque na etapa Retomada.

Retomada

Você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos como Atividade central da sua aula, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente no slide 2 da aula ou envie com antecedência pelo WhatsApp. Faça o “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. O objetivo dessa atividade está em discutir se em qualquer polígono tem área e perímetro e qual a diferença entre os seus significados. Em seguida, compartilhe o slide 6, para que eles observem as figuras e identifiquem onde está a área e o perímetro de cada uma delas. É importante que fique claro a distinção entre os conceitos.

Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_22GRM04

(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas