Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_22GRM04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, régua, folha ofício, palitos de fósforo ou palito de dente
- Opcionais: Zoom, Meet, WhatsApp
Testando área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=7vyh1i2FNU8
Área e perímetro: https://www.youtube.com/watch?v=QGLnIyop0P4
Para este plano foque na etapa Retomada.
Retomada
Você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos como Atividade central da sua aula, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente no slide 2 da aula ou envie com antecedência pelo WhatsApp. Faça o “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. O objetivo dessa atividade está em discutir se em qualquer polígono tem área e perímetro e qual a diferença entre os seus significados. Em seguida, compartilhe o slide 6, para que eles observem as figuras e identifiquem onde está a área e o perímetro de cada uma delas. É importante que fique claro a distinção entre os conceitos.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_22GRM04
(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes