11154
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráfico e texto - uma relação apropriada

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre ler dados em gráficos

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Completar texto extraindo informações de gráficos

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se imaginam do que trata esse gráfico? Anote as respostas deles no quadro.

Propósito: Retomar os conceitos básicos de leitura de gráficos de barras e a importância do texto imagético e sua contribuição para a divulgação da informação .

Discuta com a turma:

  • O título do gráfico.
  • A relação entre as cores azul e rosa. Por que foram usadas essas duas cores? O que representam?
  • Tinha mais meninas ou meninos nessa turma?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: As crianças devem ter acesso a esse gráfico em tamanho ampliado, você pode projetá- lo ou desenhá-lo em cartolina. Provavelmente, em uma turma de 1º ano nem todos façam uma leitura fluente, assim, é necessário que você leia as informações escritas no gráfico: título, eixo vertical e horizontal.

Propósito: Completar texto extraindo informações de gráficos.

Discuta com a turma:

  • Que informações aparecem no gráfico?
  • Que classe de animais possui mais variedade de espécies?
  • Que classe de animais tem o menor número de espécie?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenção

Gráficos e tabelas para organizar informações

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: As crianças devem ter acesso ao gráfico e ao texto ao mesmo tempo, você pode sentá-las em duplas e disponibilizar a atividade impressa. Não havendo a possibilidade, disponibilize tempo para auxiliar os alunos a construí-la, ou disponibilize uma, em tamanho maior, para expor na classe. Faça, pausadamente as perguntas do problema e deixe um espaço de tempo para que a dupla pense e responda. Pode ser que as crianças ainda não saibam dizer o nome dos numerais da ordem da centena, mas como esse não é o propósito desse plano, eles podem ser nomeados pelo professor. É possível que eles digam os números de forma isolada como, por exemplo, o 400 digam: é quatro o zero e o zero, o que é aceitável. O professor deve dizer que é quatrocentos.

Propósito: Completar texto extraindo informações de gráficos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir quais dados devem ser colocados em cada lacuna?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Faça a resolução da atividade coletivamente. Peça que os alunos apresentem suas hipóteses e façam fundamentações sobre a escolha. Ouça todas as hipóteses.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as apresentadas pelos colegas e a que você criou?
  • Que forma é eficiente para encontrar respostas para as perguntas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam na aula. Relembre o objetivo da aula- completar texto extraindo informações de gráfico. Pergunte o que aprenderam. Retome passo a passo tudo que fizeram, foque na importância dos dados no gráfico.

Propósito: Levantar o que aprenderam na aula

Discuta com a turma:

  • O que aprenderam nessa aula?
  • Como conseguimos completar o texto adequadamente?
  • Sem o gráfico isso seria possível?
  • Poderíamos fazer o contrário, preencher um gráfico se tivéssemos apenas o texto?

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua a atividade individualmente. Realize a leitura das informações escritas de maneira a garantir que todos compreendam, leia mais de uma vez se for necessário.

Propósito: Verificar se todos os alunos conseguem extrair informações de um gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • Como podemos preencher as lacunas vazias?
  • Existe a possibilidade de mais de um dado ser colocado em cada lacuna?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade Complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.

Objetivos específicos

Completar texto extraindo informações de gráficos

Conceito-chave

Ler dados em gráficos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cartolina.
  • Lápis e borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se imaginam do que trata esse gráfico? Anote as respostas deles no quadro.

Propósito: Retomar os conceitos básicos de leitura de gráficos de barras e a importância do texto imagético e sua contribuição para a divulgação da informação .

Discuta com a turma:

  • O título do gráfico.
  • A relação entre as cores azul e rosa. Por que foram usadas essas duas cores? O que representam?
  • Tinha mais meninas ou meninos nessa turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: As crianças devem ter acesso a esse gráfico em tamanho ampliado, você pode projetá- lo ou desenhá-lo em cartolina. Provavelmente, em uma turma de 1º ano nem todos façam uma leitura fluente, assim, é necessário que você leia as informações escritas no gráfico: título, eixo vertical e horizontal.

Propósito: Completar texto extraindo informações de gráficos.

Discuta com a turma:

  • Que informações aparecem no gráfico?
  • Que classe de animais possui mais variedade de espécies?
  • Que classe de animais tem o menor número de espécie?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de Intervenção

Gráficos e tabelas para organizar informações

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)

Orientação: As crianças devem ter acesso ao gráfico e ao texto ao mesmo tempo, você pode sentá-las em duplas e disponibilizar a atividade impressa. Não havendo a possibilidade, disponibilize tempo para auxiliar os alunos a construí-la, ou disponibilize uma, em tamanho maior, para expor na classe. Faça, pausadamente as perguntas do problema e deixe um espaço de tempo para que a dupla pense e responda. Pode ser que as crianças ainda não saibam dizer o nome dos numerais da ordem da centena, mas como esse não é o propósito desse plano, eles podem ser nomeados pelo professor. É possível que eles digam os números de forma isolada como, por exemplo, o 400 digam: é quatro o zero e o zero, o que é aceitável. O professor deve dizer que é quatrocentos.

Propósito: Completar texto extraindo informações de gráficos.

Discuta com a turma:

  • Como podemos descobrir quais dados devem ser colocados em cada lacuna?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Faça a resolução da atividade coletivamente. Peça que os alunos apresentem suas hipóteses e façam fundamentações sobre a escolha. Ouça todas as hipóteses.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a semelhança entre as apresentadas pelos colegas e a que você criou?
  • Que forma é eficiente para encontrar respostas para as perguntas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam na aula. Relembre o objetivo da aula- completar texto extraindo informações de gráfico. Pergunte o que aprenderam. Retome passo a passo tudo que fizeram, foque na importância dos dados no gráfico.

Propósito: Levantar o que aprenderam na aula

Discuta com a turma:

  • O que aprenderam nessa aula?
  • Como conseguimos completar o texto adequadamente?
  • Sem o gráfico isso seria possível?
  • Poderíamos fazer o contrário, preencher um gráfico se tivéssemos apenas o texto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Distribua a atividade individualmente. Realize a leitura das informações escritas de maneira a garantir que todos compreendam, leia mais de uma vez se for necessário.

Propósito: Verificar se todos os alunos conseguem extrair informações de um gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • Como podemos preencher as lacunas vazias?
  • Existe a possibilidade de mais de um dado ser colocado em cada lacuna?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade Complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano