Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Pinheiro Lopes Camacho
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF01MA21 Ler dados expressos em tabelas e em gráficos de colunas simples.
Objetivos específicos
Completar texto extraindo informações de gráficos
Conceito-chave
Ler dados em gráficos
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cartolina.
- Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se imaginam do que trata esse gráfico? Anote as respostas deles no quadro.
Propósito: Retomar os conceitos básicos de leitura de gráficos de barras e a importância do texto imagético e sua contribuição para a divulgação da informação .
Discuta com a turma:
- O título do gráfico.
- A relação entre as cores azul e rosa. Por que foram usadas essas duas cores? O que representam?
- Tinha mais meninas ou meninos nessa turma?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: As crianças devem ter acesso a esse gráfico em tamanho ampliado, você pode projetá- lo ou desenhá-lo em cartolina. Provavelmente, em uma turma de 1º ano nem todos façam uma leitura fluente, assim, é necessário que você leia as informações escritas no gráfico: título, eixo vertical e horizontal.
Propósito: Completar texto extraindo informações de gráficos.
Discuta com a turma:
- Que informações aparecem no gráfico?
- Que classe de animais possui mais variedade de espécies?
- Que classe de animais tem o menor número de espécie?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 4 e 5)
Orientação: As crianças devem ter acesso ao gráfico e ao texto ao mesmo tempo, você pode sentá-las em duplas e disponibilizar a atividade impressa. Não havendo a possibilidade, disponibilize tempo para auxiliar os alunos a construí-la, ou disponibilize uma, em tamanho maior, para expor na classe. Faça, pausadamente as perguntas do problema e deixe um espaço de tempo para que a dupla pense e responda. Pode ser que as crianças ainda não saibam dizer o nome dos numerais da ordem da centena, mas como esse não é o propósito desse plano, eles podem ser nomeados pelo professor. É possível que eles digam os números de forma isolada como, por exemplo, o 400 digam: é quatro o zero e o zero, o que é aceitável. O professor deve dizer que é quatrocentos.
Propósito: Completar texto extraindo informações de gráficos.
Discuta com a turma:
- Como podemos descobrir quais dados devem ser colocados em cada lacuna?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Faça a resolução da atividade coletivamente. Peça que os alunos apresentem suas hipóteses e façam fundamentações sobre a escolha. Ouça todas as hipóteses.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as apresentadas pelos colegas e a que você criou?
- Que forma é eficiente para encontrar respostas para as perguntas?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando o que aprenderam na aula. Relembre o objetivo da aula- completar texto extraindo informações de gráfico. Pergunte o que aprenderam. Retome passo a passo tudo que fizeram, foque na importância dos dados no gráfico.
Propósito: Levantar o que aprenderam na aula
Discuta com a turma:
- O que aprenderam nessa aula?
- Como conseguimos completar o texto adequadamente?
- Sem o gráfico isso seria possível?
- Poderíamos fazer o contrário, preencher um gráfico se tivéssemos apenas o texto?
Raio-x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Distribua a atividade individualmente. Realize a leitura das informações escritas de maneira a garantir que todos compreendam, leia mais de uma vez se for necessário.
Propósito: Verificar se todos os alunos conseguem extrair informações de um gráfico de barras.
Discuta com a turma:
- Como podemos preencher as lacunas vazias?
- Existe a possibilidade de mais de um dado ser colocado em cada lacuna?
Materiais complementares para impressão: