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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - A rigidez triangular nas construções

Plano de aula de Matemática com atividades para o 7º ano do Fundamental sobre reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras).

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosilaine Sanches Martins

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Slide Plano Aula

A rigidez triangular nas construções

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.



Objetivos específicos

Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras).



Conceito-chave

Rigidez geométrica do triângulo

Recursos necessários

  • Canudinhos de pirulitos;
  • Fio de telefone;
  • Tesoura;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia, ou peça para que um aluno leia, o slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Dê a folha de atividade a cada aluno e dê um tempo para que eles a resolvam. Caminhe pela classe e observe as diferentes respostas que estão surgindo. Peça para que os alunos comentem suas respostas com a classe e incentive os que você percebeu que deu respostas diferentes a falar.

Propósito: Levar o aluno a pensar sobre a relação entre a geometria do telhado e sua resistência.

Discuta com a turma:

  • Como os outros porquinhos poderiam reforçar os telhados de suas casas para que o lobo não os destruísse com seu sopro?
  • Faça o desenho de suas intervenções nos telhados dos outros porquinhos.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula Atividade principal

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Organize a classe em grupos de 4 alunos. Distribua vários canudos de pirulito e pedaços de fio de telefone. Deixe que os grupos desenvolvam a atividade. Vá passando pelos grupos para auxiliar no que for necessário e para fazer questionamentos sobre que polígono estão construindo, o nome do polígono, se é um polígono regular ou não, como fazer para obter um polígono não regular. Após terminarem peça para que os grupos exponham para a classe os polígonos que construíram.

Propósito: Construir polígonos de diferentes tipos para observar, na próxima atividade, a propriedade da rigidez do triângulo.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de polígonos que vocês construíram?
  • Vocês fizeram polígonos que possuem todos os lados com medidas iguais?
  • Como são chamados os polígonos que possuem todos os lados com medidas iguais?
  • Algum grupo fez um polígono com lados de medidas diferentes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula Atividade principal

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue a folha de atividade para cada aluno. Verifique se entenderam o que devem fazer e espere que respondam a atividade no caderno.

Propósito: Perceber a rigidez do triângulo.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês forçaram dois vértices opostos dos polígonos, eles sofreram deformação?
  • O que foi alterado?
  • Foi possível deformar o triângulo? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula Atividade principal

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue a folha com a atividade e peça que os alunos registrem suas respostas no caderno. Depois peça que leiam suas respostas e questione-os sobre o porquê da maioria dos telhados serem triangulares. Sugira que eles observem e reparem a cobertura metálica da quadra da escola, do pátio, dos estacionamentos, das rodoviárias, (Geralmente estas construções apresentam muitos triângulos, necessários para que não desabem). Depois das discussões, se for possível. assista com a classe este vídeo com a classe: https://youtu.be/9G3ga_2yAxI

Propósito: Perceber a utilização da rigidez do triângulo nas construções e na fabricação de peças.

Discuta com a turma:

  • Vocês percebem muitos triângulos nas construções?
  • Quais estruturas utilizam mais triângulos em suas construções?
  • Por que vocês acham que foram usados triângulos e não outros polígonos?
  • Alguém já observou portões retangulares de madeira em sítios ou em casas em que são pregados tábuas nas diagonais? Por que vocês acham que fazem isto?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Discussão da solução

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Leia uma pergunta por vez para os alunos, abra a discussão com a classe e registre as respostas dadas na lousa.

Propósito: Enriquecer a aula explorando todos os apontamentos feitos pelos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Leia ou peça que algum aluno leia o slide para a turma.

Propósito: Perceber porque o triângulo é um polígono rígido.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Leia ou peça que algum aluno leia o slide para a turma.

Propósito: Perceber porque o triângulo é um polígono rígido.

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Dê a folha de atividade ao aluno e dê um tempo para que ele a resolva.

Propósito: Verificar se o aluno compreendeu que o triângulo é o único polígono que possui rigidez e se é capaz de aplicar este conhecimento na resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantos triângulos vocês observam em cada uma das pontes?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia, ou peça para que um aluno leia, o slide para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


A rigidez triangular nas construções

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.



Objetivos específicos

Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras).



Conceito-chave

Rigidez geométrica do triângulo

Recursos necessários

  • Canudinhos de pirulitos;
  • Fio de telefone;
  • Tesoura;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Dê a folha de atividade a cada aluno e dê um tempo para que eles a resolvam. Caminhe pela classe e observe as diferentes respostas que estão surgindo. Peça para que os alunos comentem suas respostas com a classe e incentive os que você percebeu que deu respostas diferentes a falar.

Propósito: Levar o aluno a pensar sobre a relação entre a geometria do telhado e sua resistência.

Discuta com a turma:

  • Como os outros porquinhos poderiam reforçar os telhados de suas casas para que o lobo não os destruísse com seu sopro?
  • Faça o desenho de suas intervenções nos telhados dos outros porquinhos.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula
Atividade principal

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Organize a classe em grupos de 4 alunos. Distribua vários canudos de pirulito e pedaços de fio de telefone. Deixe que os grupos desenvolvam a atividade. Vá passando pelos grupos para auxiliar no que for necessário e para fazer questionamentos sobre que polígono estão construindo, o nome do polígono, se é um polígono regular ou não, como fazer para obter um polígono não regular. Após terminarem peça para que os grupos exponham para a classe os polígonos que construíram.

Propósito: Construir polígonos de diferentes tipos para observar, na próxima atividade, a propriedade da rigidez do triângulo.

Discuta com a turma:

  • Quais os tipos de polígonos que vocês construíram?
  • Vocês fizeram polígonos que possuem todos os lados com medidas iguais?
  • Como são chamados os polígonos que possuem todos os lados com medidas iguais?
  • Algum grupo fez um polígono com lados de medidas diferentes?
Slide Plano Aula
Atividade principal

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue a folha de atividade para cada aluno. Verifique se entenderam o que devem fazer e espere que respondam a atividade no caderno.

Propósito: Perceber a rigidez do triângulo.

Discuta com a turma:

  • Quando vocês forçaram dois vértices opostos dos polígonos, eles sofreram deformação?
  • O que foi alterado?
  • Foi possível deformar o triângulo? Por quê?

Slide Plano Aula
Atividade principal

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 a 6)

Orientação: Entregue a folha com a atividade e peça que os alunos registrem suas respostas no caderno. Depois peça que leiam suas respostas e questione-os sobre o porquê da maioria dos telhados serem triangulares. Sugira que eles observem e reparem a cobertura metálica da quadra da escola, do pátio, dos estacionamentos, das rodoviárias, (Geralmente estas construções apresentam muitos triângulos, necessários para que não desabem). Depois das discussões, se for possível. assista com a classe este vídeo com a classe: https://youtu.be/9G3ga_2yAxI

Propósito: Perceber a utilização da rigidez do triângulo nas construções e na fabricação de peças.

Discuta com a turma:

  • Vocês percebem muitos triângulos nas construções?
  • Quais estruturas utilizam mais triângulos em suas construções?
  • Por que vocês acham que foram usados triângulos e não outros polígonos?
  • Alguém já observou portões retangulares de madeira em sítios ou em casas em que são pregados tábuas nas diagonais? Por que vocês acham que fazem isto?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Discussão da solução

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Leia uma pergunta por vez para os alunos, abra a discussão com a classe e registre as respostas dadas na lousa.

Propósito: Enriquecer a aula explorando todos os apontamentos feitos pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Leia ou peça que algum aluno leia o slide para a turma.

Propósito: Perceber porque o triângulo é um polígono rígido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9)

Orientação: Leia ou peça que algum aluno leia o slide para a turma.

Propósito: Perceber porque o triângulo é um polígono rígido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Dê a folha de atividade ao aluno e dê um tempo para que ele a resolva.

Propósito: Verificar se o aluno compreendeu que o triângulo é o único polígono que possui rigidez e se é capaz de aplicar este conhecimento na resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quantos triângulos vocês observam em cada uma das pontes?

Materiais complementares para impressão:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

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