Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Bento
Mentor: Maria Aparecida Nemet
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.
Habilidades necessárias
Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas.
Objetivos específicos
Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.
Conceito-chave
Área, perímetro, proporcionalidade,semi-perímetro.
Recursos necessários
- sulfite;
- lápis de cor;
- tesoura;
- canetinha
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)
Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.
Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.
Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.
Discuta com a turma:
- Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
- Como você poderia diferenciar área e perímetro?
- Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)
Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.
Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.
Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Leia o slide com os alunos e peça para que reflitam sobre a aula, anotando quando possível em um painel palavras chaves que se destacaram durante o processo de ensino-aprendizagem.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça para que a dupla resolva o problema em conjunto e torne a analisar a questão da proporcionalidade.
Propósito: Resolver situações problema que envolvam área e perímetro de um quadrado.
Discuta com a turma:
- Analise outros polígonos e verifique se há proporcionalidade entre o lado e perímetro.
- Analise a área de outros polígonos e verifique se o aumento ou redução acontece igual ao do quadrado.
Materiais complementares: