11152
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Quais medidas de um quadrado são proporcionais?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elizabeth Bento

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.

Habilidades necessárias

Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas.

Objetivos específicos

Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.

Conceito-chave

Área, perímetro, proporcionalidade,semi-perímetro.

Recursos necessários

  • sulfite;
  • lápis de cor;
  • tesoura;
  • canetinha


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o slide com os alunos e peça para que reflitam sobre a aula, anotando quando possível em um painel palavras chaves que se destacaram durante o processo de ensino-aprendizagem.

Raio x select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que a dupla resolva o problema em conjunto e torne a analisar a questão da proporcionalidade.

Propósito: Resolver situações problema que envolvam área e perímetro de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Analise outros polígonos e verifique se há proporcionalidade entre o lado e perímetro.
  • Analise a área de outros polígonos e verifique se o aumento ou redução acontece igual ao do quadrado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhe o objetivo com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elizabeth Bento

Mentor: Maria Aparecida Nemet

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF06MA27) Analisar e descrever as mudanças que ocorrem no perímetro e área de um quadrado quando ampliamos ou reduzimos seus lados por um fator k.

Habilidades necessárias

Determinar perímetro e área de um quadrilátero, reconhecer quando há proporcionalidade entre duas grandezas.

Objetivos específicos

Concluir que apenas lado e perímetro de um quadrado são proporcionais. Reconhecer que os fatores que ampliam ou reduzem os lados de um quadrado não são os mesmos que ampliam ou reduzem as áreas, constando a existência ou não da proporcionalidade.

Conceito-chave

Área, perímetro, proporcionalidade,semi-perímetro.

Recursos necessários

  • sulfite;
  • lápis de cor;
  • tesoura;
  • canetinha

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 ao 8)

Orientação: Organize a classe em duplas e distribua 1 folha de atividade para cada aluno. Oriente os alunos para que pintem apenas os quadrados que corresponderem a representação das respostas corretas. Eles poderão utilizar a própria folha para desenvolver os cálculos quando necessário, não sendo obrigatório.

Propósito: Retomar o conceito de perímetro e área de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área, imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 18 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Mantenha as duplas e distribua 1 folha com o tabuleiro impresso para cada dupla, juntamente com os cartões numerados de 1 a 16. Cada um desses cartões representa uma afirmação contida nos slides 11 e 12. O aluno deve escolher um número que corresponde a uma afirmação, decide se a afirmação é verdadeira ou falsa e verifica sua resposta virando para cima o cartão com o número escolhido. Para cada acerto pinta-se um quadrado e para cada erro anula-se um quadrado com a letra X. Vence quem conseguir pintar primeiro os quadrados que formam uma linha completa na diagonal, horizontal ou vertical.

Propósito: Estimular a percepção dos alunos quanto à existência de proporcionalidade direta entre o perímetro e o lado de um quadrado, comprovando que o mesmo princípio não se aplica para a área dos quadrados.

Discuta com a turma:

  • Para todo polígono é válido dizer que, se conhecermos sua área imediatamente conhecemos seu perímetro?
  • Como você poderia diferenciar área e perímetro?
  • Qual a relação existente entre a lado e perímetro, lado e área?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 ao 16)

Orientação: O jogo é composto por 16 afirmações não sendo necessário que a dupla responda todas, porém você professor, poderá discutir uma a uma com a classe.

Propósito: Ler as afirmações e verificar uma a uma sua veracidade.

Discuta com a turma: Para as afirmações generalizadas peça para que deem exemplos na lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o slide com os alunos e peça para que reflitam sobre a aula, anotando quando possível em um painel palavras chaves que se destacaram durante o processo de ensino-aprendizagem.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça para que a dupla resolva o problema em conjunto e torne a analisar a questão da proporcionalidade.

Propósito: Resolver situações problema que envolvam área e perímetro de um quadrado.

Discuta com a turma:

  • Analise outros polígonos e verifique se há proporcionalidade entre o lado e perímetro.
  • Analise a área de outros polígonos e verifique se o aumento ou redução acontece igual ao do quadrado.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Leitura Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano