9578
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Planificando as figuras não planas

POR: Mariana Conceição Nery da Silva 16/07/2018
Código: MAT2_16GEO03

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre identificar e dar nome a pirâmide de base quadrada e o paralelepípedo. Planificar os sólidos e reconhecer as faces do pirâmide e do paralelepípedo.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula

Discuta com a turma:

O que vamos aprender na aula de hoje?

Vamos ler o nosso objetivo para hoje?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.

Objetivos específicos

identificar e dar nome a pirâmide de base quadrada e o paralelepípedo. Planificar os sólidos  e  reconhecer as faces do pirâmide e do paralelepípedo.

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: pirâmide e paralelepípedo, seus nomes e principais características a partir da relação com objetos do cotidiano.

Figuras não planas: perceber suas características a partir da planificação dos sólidos

Recursos necessários

  • Pirâmide montada (de acordo com os molde)
  • Cola,
  • tesoura,
  • atividades impressas (moldes).

Tempo sugerido:10 minutos

Orientação: Mostre a imagem das pirâmides do Egito, comente com os alunos que elas foram construídas para sepultar os faraós. Se for necessário, mostre em um mapa ou globo terrestre onde fica o Egito, Muitos alunos desconhece o fato dele pertencer ao continente africano. Conte que as pirâmides da foto são construções antigas, que é uma das maravilhas do mundo antigo.

Estimule-os a observarem as características dessa figura não plana. Pergunte aos alunos como é a vista da pirâmide de frente, de cima e argumente sobre a base. Direcione uma reflexão voltada para associação das partes da pirâmide com as figuras planas.

Peça que eles digam exemplos de outros objetos que lembrem uma pirâmide.

Propósito: Associar as pirâmides do Egito com uma figura não plana.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem as pirâmides do Egito?
  • Sabiam que elas são construções muito antigas?
  • Vamos observar as características dessa pirâmide. Você lembra de outro objeto que lembra essa figura não plana?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: A atividade será realizada em grupo, por isso é importante que o professor organize a sala com antecedência. A turma deverá ser dividida em grupos de, no máximo, 5 alunos. É importante que o professor traga as pirâmides já montadas. Oriente os alunos a manusearem a pirâmide e observarem suas características. Enfatize o olhar para a base (quadrangular) da figura trabalhada.

Propósito: Apresentar a proposta da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Pegue com cuidado a pirâmide. Observe-a.
  • Quantas faces ela possui?
  • Como são suas faces?
  • E a base desta pirâmide, como é?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que os alunos desmontem cuidadosamente a pirâmide. Observe as partes que estão representadas. É importante orientar os grupos para que todos consigam fazer suas observações.

Propósito: Orientar a planificação da pirâmide de base quadrada.

Discuta com a turma:

  • Quantas partes tem essa peça?
  • Essas partes são todas iguais?
  • Quantas partes se parecem com um triângulo?
  • E a outra parte, se parece com qual figura plana?

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Oriente o seu aluno a aplicar o conceito construído. Peça que ele observe a planificação representada e identifique as figuras planas presentes.

Propósito: Aplicar o conceito construído.

Discuta com a turma:

  • Que figura não plana Luisa desmontou?
  • Quantas faces ela possui?
  • Essas faces são todas iguais?
  • Que figura plana elas representam?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a situação exposta no slide. Oriente que eles reflitam sobre a resposta de Ana e tentem refletir sobre outras soluções.

Propósito: Discutir e refletir sobre a solução apresentada.

Discuta com a turma:

  • Será que Ana está correta?
  • Você consegue entender como ela pensou para chegar a essa resposta?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Reflita sobre as questões mencionadas no slide, leve seus alunos a pensarem sobre a resolução de Ana. Se for necessário, permita que eles peguem o sólido e a partir da observação cheguem a conclusão de que Ana não contou com a base da pirâmide, por isso, disse que todas as faces são triangulares.

Propósito: Discutir e refletir sobre a solução apresentada.

Discuta com a turma:

Pegue com cuidado a pirâmide. Observe-a.

  • Ana observou todas as faces?
  • Que face ela não observou?
  • Que figura plana está representando a face que ana não observou?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Retome os conceitos trabalhados a aula. Leia a síntese da aula e apresente coletivamente.

Propósito: Sistematizar os conceitos apresentados na aula

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Você pode ler a síntese de nossa aula?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Reflita sobre os conceitos trabalhados, traga sentido para o que foi estudado na aula. Os conteúdos começam a fazer sentido para os alunos quando eles conseguem encontrar relação entre o que se aprende na sala de aula e o que é vivenciado em seu cotidiano. Neste caso, o importante é que as crianças percebam a presença das figuras plana e não planas em seu dia a dia.

Propósito: Encerrar a aula organizando os conceitos trabalhados.

Discuta com a turma:

  • Qual é a diferença entre as figuras planas e não planas?
  • Que objetos do nosso dia a dia lembram algumas figuras não planas?
  • Que objetos do nosso dia a dia lembram algumas figuras planas?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Apresente a situação acima e estimule-os a pensarem sobre o problema.

Propósito: Verificar se os objetivos da aula foram alcançados pelos alunos

Discuta com a turma:

  • Qual das imagens representa o paralelepípedo?
  • E a outra imagem, representa qual figura não plana desmontada?
  • E quais figuras planas elas representam através de suas faces?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.

Objetivos específicos

identificar e dar nome a pirâmide de base quadrada e o paralelepípedo. Planificar os sólidos  e  reconhecer as faces do pirâmide e do paralelepípedo.

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: pirâmide e paralelepípedo, seus nomes e principais características a partir da relação com objetos do cotidiano.

Figuras não planas: perceber suas características a partir da planificação dos sólidos

Recursos necessários

  • Pirâmide montada (de acordo com os molde)
  • Cola,
  • tesoura,
  • atividades impressas (moldes).

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes