Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo sequências numéricas.
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica
Objetivos específicos
Agrupar numerais em uma sequência ordenadamente estabelecida 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10 até 100.
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários:
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente para cada grupo formado por 3 alunos de sua turma, para as atividades de: retomada e atividade principal.
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de raio x.
- Materiais diversos para contagem: tampinhas, palitos, etc.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Agrupar numerais em uma sequência ordenadamente estabelecida 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10 até 100.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Organize a turma em grupos com 3 alunos. Escreva a situação problema no quadro ou apresente-a no slide. Entregue para cada grupo de crianças a atividade impressa e deixe que conversem entre si para resolvê-la. Deixe disponível também materiais para contagem (palitos, tampinhas, etc). Após perceber que todos já concluíram, promova a exposição dos resultados em uma conversa coletiva.
Propósito: Aplicar o conhecimento sobre a sequência numérica de 2 em 2 uma situação problema.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
- Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular (contar)?
- Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?
Obs.: É necessário que a cada questionamento os alunos sejam incentivados a conversar entre si para decidirem a resposta.Eles precisam ser encorajados a pensar, raciocinar e registrar o resultado para cada situação problema proposta. Esclareça que, ao final, serão escolhidos pela própria equipe um representante para explicar no quadro a resolução. É fundamental que o professor tenha uma postura incentivadora pela troca de ideias entre as crianças, para que elas possam expressar o raciocínio que utilizaram, incentivando o grupo a concordar ou não com a resposta dada. Evite dizer se a resposta é certa ou errada, mas provoque a troca de pontos de vista entre elas. “O conhecimento lógico-matemático deve ser construído individualmente pela criança… inventando seus próprios procedimentos, elas também constroem alicerces melhores para o aprendizado subsequente” (Constance Kamii). Esse conhecimento é incitado na interação social, em que a criança é estimulada pela troca de ideias.
Material complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Observe bem os jogos. Existem números cobertos. Como fazer para descobrir que números são estes?
- Qual a contagem de um número até o coberto que precisa ser feita? Quantos números preciso pular(contar)?
- Estando na primeira bolinha quanto preciso contar para alcançar a próxima?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 4, 5, 6 e 7)
Orientação: Organize a sala em grupos de 3 alunos. Proponha a atividade fazendo a leitura do slide ou escrevendo-o no quadro. Entregue uma cópia de cada “jogo”, atividade impressa, para cada grupo juntamente com materiais de contagens (tampinhas, palitos, etc.). Permita que explorem as atividades e dê sugestões sobre a organização do trabalho, permitindo que todos do grupo possam participar trocando ideias sobre como resolvê-la. Dê tempo e observe como estão trabalhando juntos. Faça reflexões para a turma a partir das questões abaixo. Ao finalizar a correção peça para cada grupo escrever em uma folha o que conseguiram observar sobre as regularidades de cada sequência. Essa folha poderá ser de explorada em outra aula.
Propósito: Descobrir sequências numéricas diferentes e identificar as suas regularidades. Esta atividade contribuirá para que os alunos tenham oportunidades de pensar e reforçar a ideia das sequências numéricas de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Projete ou leia o slide para a turma. No painel de soluções apresentamos algumas possíveis formas de resolver a situação proposta para serem discutidas com as crianças. No entanto, é melhor explorar as resoluções que surgirem no contexto da aula.
Propósito: Apresentar diferentes estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente, Promover o debate de ideias de forma positiva e enriquecedora e, contribuir para a análise de erros/dificuldades e valorizar as diferentes resoluções.
Encerramento
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Faça o fechamento da atividade principal retomando brevemente com os alunos o que foi necessário para realizar as descobertas das sequências em cada atividade, ressaltando as diferentes contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10.
Propósito: Retomar a ideia de que existem diferentes formas de sequenciar quantidades.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)
Orientações: Entregue uma cópia do quadro de registro para cada aluno e depois, dos quadros numéricos.
Leia a situação problema e reserve um tempo para que possam analisar e encontrar uma forma de resolvê-la sozinhos.
O raio x é uma atividade oportuna para verificar e avaliar se os alunos conseguiram compreenderam o conteúdo proposto e alcançar o objetivo de aprendizagem.
Propósito:Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.
Discuta com a turma:
- Qual o valor que cada criança receberá no total?
- João deverá receber apenas notas de 5 reais, se ele receber duas notas quanto ele terá? E se receber 3? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para ter 20 reais? E para ter 100?
- Ana terá apenas notas de 10 reais, se ela receber duas notas quanto terá? E se receber 4, qual será o valor? Sendo assim, quantas notas serão necessárias para receber 50 reais? E para receber 100 reais?
Materiais complementares:
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)
Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 10, 11 e 12)
Propósito: Auxiliar o aluno a perceber que existem formas diferentes de sequenciar quantidades, podendo ser de 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM08
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, imagens digitais ou impressas das atividades e material para contagem.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for simultânea, você pode aplicar o plano como está sugerido no original, alterando apenas as dinâmicas de realização das atividades em trios para individual. Procure organizar encontros com grupos menores de alunos, para que tenha mais oportunidades de realizar intervenções pontuais. Se achar conveniente envie com antecedência os impressos ou documentos digitais das atividades, para que façam as cópias do que for indicado e usem durante a aula. Caso contrário, faça a projeção para que respondam numa folha ou caderno.
Para aulas assíncronas, solicite a participação da família, tornando a aula mais produtiva. Siga as indicações a seguir:
Aquecimento
Encaminhe a imagem ou impresso da atividade para que os alunos realizem. Caso não tenham a impressão, podem fazer numa folha. Oriente as famílias para que te enviem a atividade.
Atividade principal
Envie os impressos ou documentos digitais da atividade, solicitando que as famílias auxiliem na leitura das comandas. Da mesma forma que no aquecimento, caso não tenham o impresso da atividade, podem escrever as sequências numa folha. Oriente os familiares com relação ao propósito da atividade e encaminhe as questões do Discuta com a turma, para que ampliem as reflexões dos alunos. As atividades realizadas devem ser encaminhadas a você, juntamente com a do aquecimento.
Encerramento
Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos contendo o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica
Objetivos específicos
Agrupar numerais em uma sequência ordenadamente estabelecida 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10 até 100.
Conceito-chave
Ordenação e sequências numéricas.
Recursos necessários:
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade suficiente para cada grupo formado por 3 alunos de sua turma, para as atividades de: retomada e atividade principal.
- Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de raio x.
- Materiais diversos para contagem: tampinhas, palitos, etc.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA