11146
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Descobrindo sequências numéricas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Ordenação e sequências numéricas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_03NUM08

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, imagens digitais ou impressas das atividades e material para contagem.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Se sua aula for simultânea você pode aplicar o plano como está sugerido no original, alterando, apenas, as dinâmicas de realização das atividades em trios, para individual. Procure organizar encontros com grupos menores de alunos, para que tenha mais oportunidades de realizar intervenções pontuais. Se achar conveniente envie, com antecedência, os impressos ou documentos digitais das atividades, para que façam as cópias do que for indicado e usem durante a aula. Caso contrário, faça a projeção para que respondam numa folha ou caderno.
Para aulas assíncronas solicite a participação da família, tornando a aula mais produtiva. Siga as indicações a seguir:

Aquecimento
Encaminhe a imagem ou impresso da atividade, para que os alunos realizem. Caso, não tenham a impressão podem fazer numa folha. Oriente as famílias para que te enviem a atividade.

Atividade principal
Envie os impressos ou documentos digitais, da atividade, solicitando que as famílias auxiliem na leitura das comandas. Da mesma forma que no aquecimento, caso não tenham o impresso da atividade, podem escrever as sequências numa folha. Oriente os familiares com relação ao propósito da atividade e encaminhando as questões do Discuta com a turma, para que ampliem as reflexões dos alunos. As atividades realizadas devem ser encaminhadas a você, juntamente com a do aquecimento.

Encerramento
Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar, aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_03NUM08

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas