11145
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - PROPRIEDADES DE QUADRILÁTEROS: losango, retângulo e quadrado

Plano de aula de Matemática com atividades para o 8º ano do Fundamental sobre propriedades de quadriláteros.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

PROPRIEDADES DE QUADRILÁTEROS: losango, retângulo e quadrado

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Deduzir as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
  • Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.



Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
  • Esquadros e régua;
  • Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, faça os questionamentos apresentados no slide e solicite que eles respondam cada uma em seu caderno e esbocem as figuras solicitadas. Após a resolução de cada um dos questionamentos individualmente, peça para que alguns dos alunos compartilhem suas respostas e anote algumas delas no quadro, de modo a retomá-las ao final da aula, para que os alunos possam refutá-las ou validá-las.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos a respeito dos aprendidos, relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados e conceito de congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns às três figuras?

Quais os casos de congruência de triângulos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente projete ou leia a atividade com os alunos e em seguida peça-os para que tentem respondê-la individualmente.

Após responderem, peça para que eles discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Em caso de dificuldades na resolução desta atividade, você pode consultar o guia de intervenções.

Propósito: Investigar as propriedades dos paralelogramos (retângulos, losangos e quadrados) utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que o quadrado, o retângulo e o losango também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

Quais as características dos quadriláteros?

Quais as características de um paralelogramo? E de um quadrado? E de um losango? E de um retângulo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente projete ou leia a atividade com os alunos e em seguida peça-os para que tentem respondê-la individualmente.

Após responderem, peça para que eles discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Em caso de dificuldades na resolução desta atividade, você pode consultar o guia de intervenções.

Propósito: Investigar as propriedades dos paralelogramos (retângulos, losangos e quadrados) utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que o quadrado, o retângulo e o losango também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

Quais as características dos quadriláteros?

Quais as características de um paralelogramo? E de um quadrado? E de um losango? E de um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as deduções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Propósito: Sintetizar os resultados obtidos em sala de aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e peça para que os alunos tentem resolvê-la individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que os estudantes utilizem as imagens de 2 retângulos congruentes, tracem suas diagonais e as recortem, a fim de testar e validar suas hipóteses. Também pode ser sugerido que sobreponham as partes, a fim de verificar, por congruência de triângulos, a solução da atividade. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Discuta com a turma:

Quais são as características de um retângulo?

Quando dois triângulos são congruentes? Quais são os casos de congruência de triângulos?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos


PROPRIEDADES DE QUADRILÁTEROS: losango, retângulo e quadrado

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Deduzir as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
  • Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.



Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
  • Esquadros e régua;
  • Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, faça os questionamentos apresentados no slide e solicite que eles respondam cada uma em seu caderno e esbocem as figuras solicitadas. Após a resolução de cada um dos questionamentos individualmente, peça para que alguns dos alunos compartilhem suas respostas e anote algumas delas no quadro, de modo a retomá-las ao final da aula, para que os alunos possam refutá-las ou validá-las.

Propósito: Retomar os conhecimentos dos alunos a respeito dos aprendidos, relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados e conceito de congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns às três figuras?

Quais os casos de congruência de triângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente projete ou leia a atividade com os alunos e em seguida peça-os para que tentem respondê-la individualmente.

Após responderem, peça para que eles discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Em caso de dificuldades na resolução desta atividade, você pode consultar o guia de intervenções.

Propósito: Investigar as propriedades dos paralelogramos (retângulos, losangos e quadrados) utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que o quadrado, o retângulo e o losango também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

Quais as características dos quadriláteros?

Quais as características de um paralelogramo? E de um quadrado? E de um losango? E de um retângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente projete ou leia a atividade com os alunos e em seguida peça-os para que tentem respondê-la individualmente.

Após responderem, peça para que eles discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Em caso de dificuldades na resolução desta atividade, você pode consultar o guia de intervenções.

Propósito: Investigar as propriedades dos paralelogramos (retângulos, losangos e quadrados) utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que o quadrado, o retângulo e o losango também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

Quais as características dos quadriláteros?

Quais as características de um paralelogramo? E de um quadrado? E de um losango? E de um retângulo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos. (Slides 6 a 10)

Orientações: A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções.

Apresente cada resolução, sempre perguntando aos alunos se eles responderam da mesma forma, ou se houveram resoluções diferentes. Caso alguém tenha utilizados outras estratégias de resolução, peça para que compartilhe com os colegas, para que possam juntos, construir novos conhecimentos.

Peça também para que os alunos que erraram compartilhem seu erro, de modo que possa ser discutido por que ele ocorreu e ainda como ele poderia ser evitado. Desta uma forma, você poderá valorizar os diversos raciocínios dos alunos, sejam eles certos ou não.

Espera-se que neste momento também ocorra a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Chame a atenção dos estudantes para as nomenclaturas e definições formais.

Propósito: Fazer com que os alunos compartilhem suas respostas e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais são os lados paralelos e congruentes? E as diagonais congruentes? E diagonais congruentes que se cruzam no ponto médio?

Alguém pensou de em outros quadriláteros? Quais?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as deduções por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Propósito: Sintetizar os resultados obtidos em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e peça para que os alunos tentem resolvê-la individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que os estudantes utilizem as imagens de 2 retângulos congruentes, tracem suas diagonais e as recortem, a fim de testar e validar suas hipóteses. Também pode ser sugerido que sobreponham as partes, a fim de verificar, por congruência de triângulos, a solução da atividade. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Discuta com a turma:

Quais são as características de um retângulo?

Quando dois triângulos são congruentes? Quais são os casos de congruência de triângulos?

Materiais complementares:

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano