11144
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Afinal, onde estão os ângulos da circunferência?

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender a diferença entre circunferência e círculo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_11GEO01)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, peça que seus alunos e alunas pensem ou peguem um anel qualquer e uma moeda qualquer e questione sobre que figura geométrica elas representam e deixem que deem suas respostas livremente sem correção neste momento.
- Na sequência, pergunte se sabem desenhar figuras como estas no papel e o que utilizariam para isso. Sua intenção é que algumas respostas contemplem o transferidor e o compasso, mas pode ser que respondam sobre objetos circulares para construir tais figuras.

Atividade principal
- Determine que construam círculos, ou no papel com compasso ou com o auxílio do transferidor, ou ainda com auxílio de recursos digitais disponíveis nos links:
(Geogebra) https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT
e
(Geoplano digital) https://apps.mathlearningcenter.org/geoboard/ na opção circular no menu inferior.

- No retorno dessa tarefa, peça para construam um hexágono com lados iguais dentro do círculo com vértices tocando na circunferência dele. Para quem construiu no papel, peça que faça o mais aproximado possível. Mas, para quem usou o recurso digital, é possível fazer com mais precisão.

- Solicite que tracem os seguintes segmentos de reta:
a) Do centro até um vértice e do centro até outro vértice sucessor;

b) De um vértice até outros dois vértices que são sucessores um do outro.

A quem fez no papel, peça para medirem esses ângulos com o transferidor e para quem fez no digital, peça para olharem as informações no próprio programa.

- Para finalizar a atividade, a tarefa é determinar quantos desses ângulos de cada tipo é possível identificar e qual é a medida de cada ângulo com vértice no centro.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, reforce que, no papel, só é possível desenhar um círculo determinando primeiro o seu centro.
- Nos recursos digitais essa preocupação pode ou não existir.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização dizendo que circunferência é a linha que contorna o círculo que, por sua vez, é a área limitada pela circunferência. Assim, o anel é um exemplo de circunferência e a moeda de um círculo.
- Outra sistematização diz respeito aos ângulos. Os que têm vértice no centro são chamados de CENTRAIS e os que têm vértice na própria circunferência são chamados de INSCRITOS.
- E, quando os lados são iguais, os ângulos possuem uma mesma medida que é a divisão de 360 pelo número de lados.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_11GEO01

(EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 9º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas