11142
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - CLASSIFICANDO DADOS DE UMA PESQUISA

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Classificação de dados em pesquisa estatística.

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

Objetivos específicos

Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Conceito-chave

Classificação de dados em pesquisa estatística.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Como você decide o que irá colocar em sua mochila para vir à escola?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.

Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Escreva as sugestões da turma e retome a situação em Compartilhando Soluções.

Leia também Guia de Intervenções.

Propósito: Pensar sobre categorias de classificação de objetos.

Discuta com a turma:

  • Como será mais fácil encontrar os objetos que procuram nas caixas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua a atividade impressa.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que alimentos você considera que são bons para seu corpo?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

IBGE. Vamos Contar. Disponível em:<https://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/ensino-fundamental-1-ao-5.html>. Acesso em 19 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que respostas Valentina pode ter encontrado com esta pergunta?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que critérios precisarão ser criados para separar as respostas da turma?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que critérios precisarão ser criados para separar as respostas da turma?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como separar as respostas da turma?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar meninos e meninas na mesma tabela?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que informações precisamos colocar na tabela?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as categorias de alimentos criadas por Valentina?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor,

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Existem outras maneiras de organizar estes dados?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre as categorias de classificação da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Lembram-se das categorias das caixas para a mudança?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e peça para que expliquem o que entenderam. Circule pela sala para auxiliar aqueles que apresentam maiores dificuldades. Lembre-se de fazer-lhes perguntas para que pensem nas soluções para os problemas que encontrarem. Não dê as respostas, apenas deixe que reflitam. Auxilie no preenchimento da tabela.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Em que colunas podemos colocar as opções de categorias criadas?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário. Consulte a Resolução do Raio-X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o tema desta pesquisa?
  • E a pergunta de pesquisa?
  • Quem foi entrevistado?
  • Como foi entrevistado?
  • Como os dados foram organizados?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Como você decide o que irá colocar em sua mochila para vir à escola?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

Objetivos específicos

Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Conceito-chave

Classificação de dados em pesquisa estatística.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.

Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.

Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Escreva as sugestões da turma e retome a situação em Compartilhando Soluções.

Leia também Guia de Intervenções.

Propósito: Pensar sobre categorias de classificação de objetos.

Discuta com a turma:

  • Como será mais fácil encontrar os objetos que procuram nas caixas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua a atividade impressa.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que alimentos você considera que são bons para seu corpo?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

IBGE. Vamos Contar. Disponível em:<https://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/ensino-fundamental-1-ao-5.html>. Acesso em 19 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que respostas Valentina pode ter encontrado com esta pergunta?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que critérios precisarão ser criados para separar as respostas da turma?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que critérios precisarão ser criados para separar as respostas da turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Como separar as respostas da turma?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Podemos colocar meninos e meninas na mesma tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Que informações precisamos colocar na tabela?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as categorias de alimentos criadas por Valentina?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor,

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Existem outras maneiras de organizar estes dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre as categorias de classificação da pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Lembram-se das categorias das caixas para a mudança?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, leia a situação para a turma e peça para que expliquem o que entenderam. Circule pela sala para auxiliar aqueles que apresentam maiores dificuldades. Lembre-se de fazer-lhes perguntas para que pensem nas soluções para os problemas que encontrarem. Não dê as respostas, apenas deixe que reflitam. Auxilie no preenchimento da tabela.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Em que colunas podemos colocar as opções de categorias criadas?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário. Consulte a Resolução do Raio-X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o tema desta pesquisa?
  • E a pergunta de pesquisa?
  • Quem foi entrevistado?
  • Como foi entrevistado?
  • Como os dados foram organizados?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano