Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kelly Cristina Moreira
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Lista de conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.
Habilidade da BNCC
(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Objetivos específicos
Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Conceito-chave
Classificação de dados em pesquisa estatística.
Recursos necessários
Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Como você decide o que irá colocar em sua mochila para vir à escola?
Retomada
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, materiais para esta aula: atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook.
Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções.
Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.
Escreva as sugestões da turma e retome a situação em Compartilhando Soluções.
Leia também Guia de Intervenções.
Propósito: Pensar sobre categorias de classificação de objetos.
Discuta com a turma:
- Como será mais fácil encontrar os objetos que procuram nas caixas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua a atividade impressa.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Que alimentos você considera que são bons para seu corpo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Indicações de Leitura ao Professor:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.
GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.
IBGE. Vamos Contar. Disponível em:<https://vamoscontar.ibge.gov.br/atividades/ensino-fundamental-1-ao-5.html>. Acesso em 19 dez. 2017.
SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Que respostas Valentina pode ter encontrado com esta pergunta?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Que critérios precisarão ser criados para separar as respostas da turma?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Que critérios precisarão ser criados para separar as respostas da turma?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Como separar as respostas da turma?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Podemos colocar meninos e meninas na mesma tabela?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Que informações precisamos colocar na tabela?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Verifique a Resolução da Atividade Principal.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Quais foram as categorias de alimentos criadas por Valentina?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor,
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Existem outras maneiras de organizar estes dados?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre as categorias de classificação da pesquisa.
Discuta com a turma:
- Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente. Circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Lembram-se das categorias das caixas para a mudança?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Professor, leia a situação para a turma e peça para que expliquem o que entenderam. Circule pela sala para auxiliar aqueles que apresentam maiores dificuldades. Lembre-se de fazer-lhes perguntas para que pensem nas soluções para os problemas que encontrarem. Não dê as respostas, apenas deixe que reflitam. Auxilie no preenchimento da tabela.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Em que colunas podemos colocar as opções de categorias criadas?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário. Consulte a Resolução do Raio-X, Atividades Complementares e suas Resoluções.
Propósito: Criar critérios para classificar dados de uma pesquisa estatística, organizando os dados em uma tabela de dupla entrada.
Discuta com a turma:
- Qual foi o tema desta pesquisa?
- E a pergunta de pesquisa?
- Quem foi entrevistado?
- Como foi entrevistado?
- Como os dados foram organizados?
Materiais complementares para impressão:
Raio X