Resumo da aula
ORIENTAÇÕES:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Vocês sabem o que é uma pesquisa?
- Já participaram de uma?
- Como organizaram os dados coletados?
- Alguém já organizou os dados coletados em gráficos?
- Que tipos de gráficos vocês conhecem?
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Professor, materiais para esta aula: mapa mundi ou globo terrestre; atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook. Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.
Leia também Guia de Intervenções.
Propósito: Refletir sobre alguns meios de transporte.
Discuta com a turma:
- Que lugares você já visitou?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.
Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Você já ouviu falar deste país da África? Vamos localizá-lo no mapa?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Indicações de Leitura ao Professor:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.
GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.
SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito:Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Que meios de transporte você sugere para este tipo de viagem?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Pense em pelo menos três meios de transporte para chegar à África.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito:Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Como você coletaria estas informações?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Como você organizaria os dados deste questionário?
- Que outros tipos de coleta de dados poderíamos sugerir?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Como você organizaria os dados da pesquisa do segundo ano K?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras verticais simples à partir de uma coleta.
Discuta com a turma:
- Como você coletaria estes dados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras verticais simples à partir de uma coleta.
Discuta com a turma:
- Como você organizaria os dados coletados?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, leia a situação para a turma.
Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Qual seria o título e a fonte deste gráfico?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Retorne à lista para que as crianças possam verificar os dados. Circule pela sala e intervenha se necessário. Verifique a Resolução da Atividade Principal.
Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.
Discuta com a turma:
- O que precisamos observar para construirmos um gráfico?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor, retome a lista de soluções apresentadas pelas crianças do início da aula.
Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas, tabelas e gráficos de barras verticais simples. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas no gráfico.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.
Discuta com a turma:
- Qual foi o problema que originou a pesquisa?
- Como esta pesquisa foi realizada?
- Como os dados foram organizados?
- Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.
Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.
Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.
Discuta com a turma:
- Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.
Propósito: Refletir sobre a representação de dados de pesquisa em um gráfico.
Discuta com a turma:
- Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: por que organizamos os dados coletados em uma pesquisa também em gráficos?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para organizar uma festa?
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Professor, circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.
Discuta com a turma:
- O que é necessário para organizar uma festa?
Título:
Raio X
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário. Consulte a Resolução do Raio-X, Atividades Complementares e suas Resoluções.
Propósito:Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.
Discuta com a turma:
- Observem atentamente os dados da tabela.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar