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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - TRATANDO E LENDO DADOS DE UMA PESQUISA

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Etapas da pesquisa

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Cristina Moreira

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.



Objetivos específicos

Representar dados de uma pesquisa  em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: mapa mundi ou globo terrestre; atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como organizaram os dados coletados?
  • Alguém já organizou os dados coletados em gráficos?
  • Que tipos de gráficos vocês conhecem?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, materiais para esta aula: mapa mundi ou globo terrestre; atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook. Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Leia também Guia de Intervenções.

Propósito: Refletir sobre alguns meios de transporte.

Discuta com a turma:

  • Que lugares você já visitou?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu falar deste país da África? Vamos localizá-lo no mapa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito:Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Que meios de transporte você sugere para este tipo de viagem?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Pense em pelo menos três meios de transporte para chegar à África.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito:Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Como você coletaria estas informações?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Como você organizaria os dados deste questionário?
  • Que outros tipos de coleta de dados poderíamos sugerir?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Como você organizaria os dados da pesquisa do segundo ano K?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras verticais simples à partir de uma coleta.

Discuta com a turma:

  • Como você coletaria estes dados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras verticais simples à partir de uma coleta.

Discuta com a turma:

  • Como você organizaria os dados coletados?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Qual seria o título e a fonte deste gráfico?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Retorne à lista para que as crianças possam verificar os dados. Circule pela sala e intervenha se necessário. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos observar para construirmos um gráfico?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, retome a lista de soluções apresentadas pelas crianças do início da aula.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas, tabelas e gráficos de barras verticais simples. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas no gráfico.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Como esta pesquisa foi realizada?
  • Como os dados foram organizados?
  • Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a representação de dados de pesquisa em um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: por que organizamos os dados coletados em uma pesquisa também em gráficos?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para organizar uma festa?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para organizar uma festa?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título:

Raio X

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário. Consulte a Resolução do Raio-X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito:Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Observem atentamente os dados da tabela.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Professor, sugerimos que deixe visível para as crianças o objetivo da aula. Leia para todos.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que é uma pesquisa?
  • Já participaram de uma?
  • Como organizaram os dados coletados?
  • Alguém já organizou os dados coletados em gráficos?
  • Que tipos de gráficos vocês conhecem?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kelly Cristina Moreira

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista de área: Rita Batista

Lista de conhecimentos que a turma deve dominar

Realizar pesquisa, envolvendo até duas variáveis categóricas de seu interesse e universo de até 30 elementos, e organizar dados por meio de representações pessoais.

Habilidade da BNCC

(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.



Objetivos específicos

Representar dados de uma pesquisa  em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Conceito-chave

Etapas da pesquisa.

Recursos necessários

Nesta aula, o professor se utilizará dos seguintes materiais: mapa mundi ou globo terrestre; atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X, lousa, giz branco e colorido, projetor multimídia, notebook.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Professor, materiais para esta aula: mapa mundi ou globo terrestre; atividades impressas para o aluno; atividade principal, complementares e raio X; lousa; giz branco e colorido; projetor multimídia; notebook. Seria interessante que as crianças estivessem agrupadas em duplas para que possam discutir propostas de soluções. Procure fazer agrupamentos em que as habilidades da dupla sejam parecidas.

Leia também Guia de Intervenções.

Propósito: Refletir sobre alguns meios de transporte.

Discuta com a turma:

  • Que lugares você já visitou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Distribua esta atividade impressa.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Você já ouviu falar deste país da África? Vamos localizá-lo no mapa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Indicações de Leitura ao Professor:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277717069_Pacto_Nacional_de_Alfabetizacao_na_Idade_Certa_-_Educacao_Estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

GENTILI, Paola. Alfabetização Estatística. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2674/alfabetizacao-estatistica>. Acesso em 03 dez. 2017.

SALLA, Fernanda. Gráficos e Tabelas para Organizar Informações. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em 03 dez. 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito:Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Que meios de transporte você sugere para este tipo de viagem?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Pense em pelo menos três meios de transporte para chegar à África.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito:Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Como você coletaria estas informações?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Como você organizaria os dados deste questionário?
  • Que outros tipos de coleta de dados poderíamos sugerir?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Como você organizaria os dados da pesquisa do segundo ano K?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras verticais simples à partir de uma coleta.

Discuta com a turma:

  • Como você coletaria estes dados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras verticais simples à partir de uma coleta.

Discuta com a turma:

  • Como você organizaria os dados coletados?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, leia a situação para a turma.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Qual seria o título e a fonte deste gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, leia a situação para a turma. Retorne à lista para que as crianças possam verificar os dados. Circule pela sala e intervenha se necessário. Verifique a Resolução da Atividade Principal.

Propósito: Representar dados de uma pesquisa em gráficos à partir de uma coleta, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos observar para construirmos um gráfico?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, retome a lista de soluções apresentadas pelas crianças do início da aula.

Neste momento destaque as etapas de uma pesquisa: problema proposto, coleta e organização dos dados em listas, tabelas e gráficos de barras verticais simples. Faça a pesquisa sugerida com sua turma e peça para que comparem as informações veiculadas no gráfico.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias de resoluções.

Discuta com a turma:

  • Qual foi o problema que originou a pesquisa?
  • Como esta pesquisa foi realizada?
  • Como os dados foram organizados?
  • Podemos fazer que tipos de perguntas à partir destes dados já organizados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia novamente com a turma os objetivos da aula. Deixe as duplas formularem seus conceitos.

Sugerimos que o professor leia o Caderno 7 do PNAIC de Educação Estatística para compreender melhor o assunto estudado nesta aula.

Propósito: Retomar os conceitos desenvolvidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Pense e anote tudo o que você aprendeu com a aula de hoje.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Professor, peça para que as duplas falem sobre o que aprenderam com a aula.

Propósito: Refletir sobre a representação de dados de pesquisa em um gráfico.

Discuta com a turma:

  • Mesmo usando palavras diferentes, todo mundo conseguiu compreender: por que organizamos os dados coletados em uma pesquisa também em gráficos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, distribua este Raio - X impresso. Nesta etapa, solicite que as crianças trabalhem individualmente.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para organizar uma festa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, circule pela sala, observando como cada criança realiza esses procedimentos da pesquisa e procure não dar respostas aos seus questionamentos, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • O que é necessário para organizar uma festa?

Slide Plano Aula

Título:

Raio X

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientação: Professor, reveja com a turma o conceito trabalhado em aula. Circule pela sala para verificar se todos entenderam a proposta e os oriente quando for necessário. Consulte a Resolução do Raio-X, Atividades Complementares e suas Resoluções.

Propósito:Participar de uma pesquisa, identificando suas etapas, classificando e representando dados em gráficos de barras simples, comparando informações.

Discuta com a turma:

  • Observem atentamente os dados da tabela.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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