9577
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre explorar, comparar e caracterizar o cubo e o paralepípedo e identificar e nomear o cubo e paralelepípedo e suas faces, vértices e arestas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_16GEO02

Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno; Objetos que tenham a forma geométrica de cubo e paralelepídedo; tesoura e cola.
_ Opcionais: Sólidos Geométricos; O que são: Vértices, Faces e Arestas

Para este plano, foque nas etapas da Retomada e Atividade principal.

Retomada e Atividade principal
Explique aos alunos que nessa aula eles aprenderão a identificar o cubo, o paralelepípedo e suas faces, vértices e arestas. Inicie apresentando o slide 2. Trabalhe as características destes sólidos geométricos. Faça as perguntas:
     - Esses objetos possuem as mesmas características?
     - O que é igual?
     - O que é diferente?
Proponha a atividade explorando os objetos que os alunos têm em casa. Peça que observem em volta e encontrem objetos que têm a forma geométrica dos sólidos, cubo e paralelepípedo. Estimule a verbalização da nomenclatura adequada.
Depois encaminhe para eles os moldes do cubo e o paralelelpípedo que estão no documento “Materiais e atividades” para que eles recortem e montem. Oriente a montagem e peça que deixem as peças secarem antes de manipulá-las. Use o meio de comunicação que for possível. Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com os slides 3 e 5.
Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma envie imagens dos slides e dê as orientações por áudio ou por mensagem. Peça aos alunos que usem o cubo montado por eles, explorem as partes desse sólido. Estimule os alunos a manipular as partes, no caso do vértice, oriente-os a senti-lo com os dedos. Faça assim, também com as arestas. Já ao falar sobre as faces, peça a eles para identifiquem quantas faces o cubo possui. Peça-os que passem fita adesiva de uma cor nas arestas, colem (ou desenhem) as bolinhas de etiqueta nos vértices e decorem as faces com caneta hidrocor.
O importante dessa atividade não é que eles decorem o nome das partes, mas sim que os alunos as conheçam e ouçam a nomenclatura correta de cada uma delas. Faça algumas perguntas sobre os sólidos para que os alunos respondam:
     - Como são as faces do cubo?
     - Quantas arestas ele tem?
     - E os vértices, quantos são?
     - Como são as faces do cubo?
     - Quantas arestas e vértices ele tem?

Se nenhuma destas formas de comunicação for possível, você pode enviar o documento com os moldes, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Nestes casos, envie as orientações por escrito e faça as perguntas também, para que você tenha as respostas e possa usá-las para promover uma reflexão com a turma toda depois.

Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam socializar suas descobertas. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, deixe que falem sobre os objetos que eles encontraram em suas casas com o formato de cubo e paralelepípedo. No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe por escrito alguns exemplos de objetos citados pelos alunos, junto à devolutiva da tarefa. Você pode incluir um quadro com diferentes respostas da turma e enviar para todos. Explore a diferença entre os sólidos, perguntando:
     - Quais são as partes do cubo?
     - E do paralelepípedo?

Encerramento
Apresente aos alunos a sistematização da aula. Mostre a parte conceitual do que foi trabalhado durante as atividades, apresentando os slides 7 e 8. No caso das tarefas impressas, encerre a atividade enviando os textos dos slides com a aprendizagem da aula junto com a devolutiva de cada um.

Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto à atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída. Se seus alunos tiverem acesso à internet, disponibilize os links dos vídeos que estão nos recursos para que eles possam assistir.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_16GEO02

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas