9577
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

POR: Mariana Conceição Nery da Silva 16/07/2018
Código: MAT2_16GEO02

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre explorar, comparar e caracterizar o cubo e o paralepípedo e identificar e nomear o cubo e paralelepípedo e suas faces, vértices e arestas.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que vamos trabalhar hoje?
  • Atenção ao objetivo da nossa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Priscila Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Objetivos específicos

Explorar, comparar e caracterizar o cubo e o paralepípedo. Identificar e nomear o cubo e paralelepípedo e suas  faces, vértices e arestas.

Vocabulário

vértices, arestas e faces

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: cubo e paralelepípedo, seus nomes e principais características a partir da relação com objetos do cotidiano. Reconhecimento das partes: vértices, arestas e faces

Recursos necessários

  • Objetos que lembrem o cubo e o paralelepípedo (dado e caixa de presente).
  • Cola, tesoura, atividades impressas (moldes).

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Chame a atenção dos seus alunos para as imagens projetadas. Pergunte se eles já manusearam esses objetos. Se for possível, leve-os para que as crianças tenham a oportunidade de tocar e sentir as características de cada forma. Mostre que os objetos possuem semelhanças e diferenças, discuta com a turma essas questões. Relacione esses objetos com o CUBO e o PARALELEPíPEDO. Estimule-os a procurar dentro da sala de aula outros objetos com essas formas. Você pode ajudar listando no quadro os objetos que forem mencionados pelos alunos.

Propósito: Relembrar as figuras não planas (cubo e paralelepípedo) a partir de objetos que fazem parte do cotidiano do aluno.

Discuta com a turma:

  • Esses objetos possuem as mesmas características?
  • O que é igual?
  • O que é diferente?

A partir dessa discussão o professor poderá caracterizar, junto com a turma, as figuras trabalhadas.

Professor, é muito importante o uso das nomenclaturas corretas, não se esqueça que um dos objetivos da atividade é que os alunos consigam nomear as figuras não planas trabalhadas: CUBO E PARALELEPÍPEDO.

Tempo sugerido: 10 - 15 minutos

Orientação: Antes de distribuir os moldes, certifique-se de que todos os alunos tenham em mãos: tesoura e cola. Distribua os moldes e oriente na montagem. Caso eles demonstrem dificuldades ao montar, ofereça ajuda e permita que eles se ajudem entre si. Peça que eles deixem as peças secarem antes de manipular.

Dar aos alunos a possibilidade de montar e manipular modelos de figuras geométricas não planas é um recurso muito importante para a aprendizagem.

Propósito: Organizar o pensamento e as discussões realizadas no aquecimento e mostrar a proposta de trabalho da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Esses moldes serão recortados e montados por vocês.
  • Vocês conseguem imaginar como ficarão as peças depois de montadas?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, conversem sobres as figuras e as manipulem. Permita que as crianças comparem as peças, mas interfira se perceber alguma dificuldade. Aprender a nomenclatura correta de algumas figuras geométricas e observar características que as identifiquem exige a sua intervenção, você deve exercer o papel de provocador e incentivador de questionamentos.

Propósito: Refletir sobre as características das peças montadas e nomeá-las.

Discuta com a turma:

  • Vocês observarem bem as construções ?
  • Como chamamos essas figuras não planas?

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Peça que os alunos peguem o cubo montado por eles, mostre as partes desse sólido e explique cada uma de suas partes. Estimule aos alunos a manipular essas partes, no caso do vértice, oriente a sentí-lo com os dedos. Faça assim, também com as arestas. Já ao falar sobre as faces, mostre-as e peça que eles identifiquem quantas faces o cubo possui.

Peça que os alunos passem fita adesiva de uma cor nas arestas, colem (ou desenhem) bolinhas de etiqueta nos vértices e decorem as faces com caneta hidrocor.

O importante dessa atividade não é que eles decorem o nome das partes, mas sim que os alunos as conheçam e ouçam a nomenclatura correta de cada uma delas.

Propósito: Conhecer as partes do cubo: vértices, arestas e faces.

Discuta com a turma: Faça algumas perguntas sobre o cubo para que os alunos respondam oralmente:

  • Como são as faces do cubo?
  • Quantas arestas ele tem?
  • E os vértices, quantos são?

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Professor, antes e mostrar a solução correta, estimule seus alunos a refletir sobre a resposta de Maria. Proponha que eles peguem o cubo que construíram e acompanhem o raciocínio dela. Depois faça as perguntas do slide para eles e pensem juntos nas respostas.

Propósito: Refletir sobre outras possíveis soluções para o problema.

Discuta com a turma:

  • Por que Maria disse que o cubo só tinha 5 faces?
  • Como ela pensou para dar essa resposta?
  • O que você falaria para Maria para que ela encontrasse mais a outra face?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Sistematize com os alunos os principais conceitos abordados.

Propósito: Sistematizar os conceitos trabalhados na aula

Discuta com a turma:

  • Quais são as partes do cubo?
  • E do paralelepípedo?

Finalize com a leitura do slide.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a aula retomando as ideias que foram trabalhadas. Sistematize com os alunos os principais conceitos abordados.

Propósito: Retomar as ideias principais da aula e organizá-las.

Discuta com a Turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • Em que momentos podemos aplicar nosso aprendizado?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Se necessário retome com as crianças algumas das figuras não planas trabalhadas

Propósito: Avaliar se os objetivos da aula foram alcançados

Discuta com a turma:

  • Vamos descobrir a resposta da charada?
  • Será fácil!

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Priscila Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Objetivos específicos

Explorar, comparar e caracterizar o cubo e o paralepípedo. Identificar e nomear o cubo e paralelepípedo e suas  faces, vértices e arestas.

Vocabulário

vértices, arestas e faces

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: cubo e paralelepípedo, seus nomes e principais características a partir da relação com objetos do cotidiano. Reconhecimento das partes: vértices, arestas e faces

Recursos necessários

  • Objetos que lembrem o cubo e o paralelepípedo (dado e caixa de presente).
  • Cola, tesoura, atividades impressas (moldes).

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 02

Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes