Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente o slide aos alunos ou escreva o diálogo das crianças no quadro. Solicite aos alunos que resolvam as multiplicações e, em seguida, discuta com a turma a resolução.
Propósito: Realizar introdução do conteúdo que será abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Posso afirmar que o resultado das operações apresentadas são iguais?
- Agora que você percebeu que temos fatores diferentes e resultados iguais, como isso pode ter acontecido?
- O que foi feito como os fatores da segunda multiplicação? Explique.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em grupos. Entregue aos alunos a atividade. Durante o momento da resolução pelos alunos percorra pela classe observando como eles interpretam os dados do problema e elaboram suas estratégias para resolução do mesmo, neste momento não faça intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e divisão para solucionar o problema.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (slides 6, 7, 8 e 9)
Orientação: Após os alunos terem discutidos sobre as estratégias utilizadas para resolverem a situação apresentada, para a correção, escolha alguns alunos para socializarem suas estratégias no quadro. Após este momento, você apresentará o passo-a-passo para solucionar o problema, lembrando que pode haver outras formas de resolvê-lo.
Como há uma ligação entre as situações, você poderá dar um tempo para resolução de cada uma, fazendo a correção em seguida. Assim, eles poderão usar dados ou estratégias já utilizados.
Propósito: Discutir com os alunos as soluções da situação-problema proposta.
Discuta com a turma:
- Qual é o comprimento de cada volta?
- É possível descobrir se o percurso percorrido por Vitor foi o mesmo percorrido por Heitor?
Sistematização do conceito
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Faça o encerramento revendo que uma equivalência entre igualdades não se altera se multiplicarmos ou dividirmos seus termos por um mesmo número.
Propósito: Consolidar as aprendizagens da aula.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Atividade individual. Percorra pela sala enquanto seus alunos fazem a atividade. Observe como cada aluno resolve a atividade. Após a realização da atividade, ouça as estratégias que seus alunos encontraram para resolver a atividade.
Propósito: Avaliar se os alunos assimilaram os conceitos da aula.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar