11140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Investigando equivalência em multiplicações e divisões

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5º ano do Fundamental sobre multiplicação, divisão e equivalência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_11ALG03

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada e Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Disponibilize a atividade desta etapa aos alunos, você enviar o problema em formato de um texto ou enviar a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.

Atividade principal
Professor(a), disponibilize a atividade desta etapa aos alunos, você pode enviar o problema em formato de um texto ou enviar a imagem do slide. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma”.

Discussão das soluções
Professor(a), caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, converse com os alunos sobre as possibilidades de resolução do problema. Você pode compartilhar com a turma os slides enquanto reflete sobre as soluções propostas no plano. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano e também os questionamentos do “Discuta com a turma”. Solicite que os alunos respondam tais questionamentos, eles podem compartilhar suas respostas por meio de texto, áudio ou gravar um vídeo explicando como resolveram.

Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos o que compreenderam por igualdades equivalentes. Caso considere viável compartilhe com os estudantes o slide disponível.

Raio X
Professor(a), enviei para os alunos o problema proposto nesta etapa, seja em formato de texto ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que os estudantes reproduzam o problema em seus cadernos e o resolvam. Eles podem compartilhar suas resoluções através do envio de uma foto ou vídeo. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de texto.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos conversem com seus familiares sobre operações equivalentes. Proponha que os estudantes investiguem se em nosso cotidiano realizamos “equivalências”, como o de multiplicar ou dividir as medidas de ingredientes em uma determinada receita.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_11ALG03

(EF05MA11) Resolver e elaborar problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas