11139
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Comparando capacidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Medidas não padronizadas de capacidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_14GRM09

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas. Se houver necessidade deixar preparado: Copos, pedras ou bolinhas de gude, água.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula síncrona, se for viável, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.

Retomada
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que conversem com as crianças e o que se espera da conversa.

Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Você pode realizar a atividade conforme as instruções, mas cada aluno deverá pensar individualmente. Avalie se há necessidade de realizarem a atividade impressa, podem ver a imagem, responder e justificar por escrito. Ao terminarem, faça a discussão das soluções, como indicado no plano. Se perceber dúvidas ou dificuldades use os copos e a pedras para ajudar a visualizar.
Aula assíncrona: Envie a impressão ou imagens da atividade (conforme modelo do plano) para que os alunos realizem. Se não tiverem acesso à impressão podem apenas responder e justificar a resposta. Explique aos familiares que se tiverem dificuldades podem oferecer sugere-se utilizar os copos e as pedras para fazer uma analogia os seguintes materiais para que ajude-os a pensar: dois copos e algumas pedras (ou bolinhas de gude, por exemplo) e uma jarra com água. Envie questões para que repondam e reflitam sobre suas escolhas.
     1. O QUE OS AQUÁRIOS TÊM DE DIFERENTE?
     2. DESCOBRIRAM EM QUAL DELES CABE MAIS ÁGUA?
     3. POR QUE VOCÊS ACHAM QUE NESTE AQUÁRIO CABE MAIS ÁGUA?
     4. COMO FIZERAM PARA DESCOBRIR ISSO?
     5. CASO TENHA SIDO NECESSÁRIO USAR OS COPOS E AS PEDRAS: ESSE MATERIAL AUXILIOU NESSA DESCOBERTA? COMO?
Peça que te enviem suas respostas. Se necessário, um adulto poderá ser o leitor e ou escriba.

Encerramento
Aula síncrona: Utilize o slide do Encerramento para fazer o fechamento da aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva com alguma intervenção que julgar necessária e com um fechamento contendo as aprendizagens da aula, com base no encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e colaborarem na realização da atividade sobre comparações relacionadas a capacidade das coisas. Envie orientações bem claras com relação aos materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_14GRM09

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas