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Plano de aula - Comparando capacidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Medidas não padronizadas de capacidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Priscila Paes Inacio Melies

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.



Objetivos específicos

Comparar medidas de capacidade a partir de meios não padronizados.



Conceito-chave

Medidas não padronizadas de capacidade.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Vários copos descartáveis do mesmo tamanho;
  • Pedras;
  • Jarra grande com água. (para encher os copinhos)


Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a pergunta da projeção para a turma, escute algumas respostas e peça justificativa. Espera-se que eles digam que o conteúdo do primeiro copo não caberá no segundo pois a capacidade do segundo é menor (no segundo cabe menos). Finalize o momento dizendo que nesta aula vamos comparar a capacidade de vários objetos diferentes.

Propósito: Retomar o conceito de capacidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença que existe entre os dois copos?
  • Se fosse ao contrário, o conteúdo do copo 2 caberia no copo 1? Por quê?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Organize as crianças em grupo de 4 ou 5, entregue a atividade e leia o enunciado. Dê um tempo para que os grupos discutam entre si sobre o problema. Circule pela sala e intere-se das estratégias que estão sendo usadas para buscar a solução do problema. Caso as crianças tenham dificuldade em fazer essa comparação veja como proceder no Guia de intervenções.

Propósito: Levar as crianças a refletirem sobre capacidades diferentes.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o que é para ser feito?
  • Já conseguiram chegar numa resposta?
  • O que os levou a pensar assim?
  • Todo o grupo concorda?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Você pode ler mais sobre como trabalhar medidas não padronizadas aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos demonstrem, um de cada vez, como fizeram para encontrar a resposta da pergunta.

Propósito:Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma:Faça as seguintes questões para cada grupo que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que, ao responderem, se direcionem para a turma.

  • O que os aquários têm de diferente?
  • Descobriram em qual deles cabe mais água?
  • Por que vocês acham que neste aquário cabe mais água?
  • Como fizeram para descobrir isso?
  • Caso tenha sido necessário usar os copos e as pedras: - Os copos auxiliaram nessa descoberta? Como? (Peça que mostrem exatamente como o grupo fez para chegar na resposta. )

Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando se concordam com a estratégia utilizada e se ela ajudou o grupo a encontrar a resposta.

Possíveis estratégias de resolução:

- Considerar que mais peixes dentro faz o aquário ter menos espaço para armazenar água (ou o contrário).

- Usar o copinho e as pedras para fazer uma analogia da situação. (Ex: Coloca pedras nos dois copinhos na mesma quantidade de peixes, enche os dois com água e depois tira as pedras pra ver quanto de água sobra em cada copo. Ou ainda, ignora a quantidade exata de peixes mas coloca mais pedras num copo do que no outro e procede da mesma maneira para se certificar de qual copo possui mais água. )

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça para que uma ou duas crianças falem o que aprenderam nesta aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito:Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Priscila Paes Inácio Melies

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.



Objetivos específicos

Comparar medidas de capacidade a partir de meios não padronizados.



Conceito-chave

Medidas não padronizadas de capacidade.



Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Vários copos descartáveis do mesmo tamanho;
  • Pedras;
  • Jarra grande com água. (para encher os copinhos)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a pergunta da projeção para a turma, escute algumas respostas e peça justificativa. Espera-se que eles digam que o conteúdo do primeiro copo não caberá no segundo pois a capacidade do segundo é menor (no segundo cabe menos). Finalize o momento dizendo que nesta aula vamos comparar a capacidade de vários objetos diferentes.

Propósito: Retomar o conceito de capacidade.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença que existe entre os dois copos?
  • Se fosse ao contrário, o conteúdo do copo 2 caberia no copo 1? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Organize as crianças em grupo de 4 ou 5, entregue a atividade e leia o enunciado. Dê um tempo para que os grupos discutam entre si sobre o problema. Circule pela sala e intere-se das estratégias que estão sendo usadas para buscar a solução do problema. Caso as crianças tenham dificuldade em fazer essa comparação veja como proceder no Guia de intervenções.

Propósito: Levar as crianças a refletirem sobre capacidades diferentes.

Discuta com a turma:

  • Vocês compreenderam o que é para ser feito?
  • Já conseguiram chegar numa resposta?
  • O que os levou a pensar assim?
  • Todo o grupo concorda?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Você pode ler mais sobre como trabalhar medidas não padronizadas aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os grupos demonstrem, um de cada vez, como fizeram para encontrar a resposta da pergunta.

Propósito:Compartilhar com a turma as diversas estratégias encontradas pelos grupos para encontrar a resposta.

Discuta com a turma:Faça as seguintes questões para cada grupo que for participar do momento da discussão das soluções. Determine que, ao responderem, se direcionem para a turma.

  • O que os aquários têm de diferente?
  • Descobriram em qual deles cabe mais água?
  • Por que vocês acham que neste aquário cabe mais água?
  • Como fizeram para descobrir isso?
  • Caso tenha sido necessário usar os copos e as pedras: - Os copos auxiliaram nessa descoberta? Como? (Peça que mostrem exatamente como o grupo fez para chegar na resposta. )

Após cada estratégia discutida, valide-a com a turma perguntando se concordam com a estratégia utilizada e se ela ajudou o grupo a encontrar a resposta.

Possíveis estratégias de resolução:

- Considerar que mais peixes dentro faz o aquário ter menos espaço para armazenar água (ou o contrário).

- Usar o copinho e as pedras para fazer uma analogia da situação. (Ex: Coloca pedras nos dois copinhos na mesma quantidade de peixes, enche os dois com água e depois tira as pedras pra ver quanto de água sobra em cada copo. Ou ainda, ignora a quantidade exata de peixes mas coloca mais pedras num copo do que no outro e procede da mesma maneira para se certificar de qual copo possui mais água. )

Não direcione as crianças a nenhuma delas, mas deixe-os livre para usar a estratégia a que melhor se adaptarem. Essas são possibilidades de estratégias, podem aparecer outras de acordo com a criatividades das crianças. Neste momento você não vai oferecer nenhuma estratégia, apenas vai questioná-los sobre a estratégia que eles próprios buscaram para resolver a questão.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça para que uma ou duas crianças falem o que aprenderam nesta aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Entregue a atividade do Raio X para as crianças, leia e dê um tempo para realizarem a tarefa individualmente. Enquanto fazem isso, vá circulando pela sala e já questionando as crianças sobre o porquê das suas respostas. Certifique-se de que todos compreenderam o que foi trabalhado na aula de hoje.

Propósito:Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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