11138
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - A loja de Ana (em cima e embaixo)

Plano de aula de Matemática com atividades para o 1º ano do fundamental sobre identificar e localizar pessoas e/ou objetivos a partir de um ponto de referência, utilizando a linguagem posicional em cima e embaixo.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_08GEO03

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Aula síncrona: Para substituir a brincadeira da corda, a proposta é a apresentação de um ou dois vídeos, que apresentem brincadeiras que tratam dos conceitos envolvidos. Seguem sugestões:
https://www.youtube.com/watch?v=BYnoiv9RXgU

https://www.youtube.com/watch?v=j4q62pykKAo 

Aula assíncrona: Neste caso, se os seus alunos tiverem acesso, pode sugerir que assistam aos vídeos sugeridos acima; caso contrário, pode propor que brinquem de passar em cima e embaixo da corda contando com familiares e, para tanto, necessitarão ou de uma corda, ou de um elástico. Oriente as famílias com relação ao propósito da aula e da brincadeira.

Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Mande a imagem ou a impressão da atividade com antecedência (se não for possível imprimir, os alunos podem desenhar as prateleiras e depois as figuras). Apresente a atividade e realize as discussões conforme instruções do plano de aula, exceto a formação de grupos. Depois que cada aluno fizer a atividade proponha a discussão das soluções. Se a atividade foi feita com desenhos à mão podem desenhar novamente com as mudanças de protocolo sugeridas. Pode pedir que te enviem a atividade, em formato digital ou não, se achar conveniente.

Aula assíncrona: Mande a imagem ou impressão da atividade em dobro, para que possam realizar as duas propostas de protocolo e te encaminhar, já que não há possibilidade de acompanhar simultaneamente (se não for possível imprimir, os alunos podem desenhar). Envie as orientações e a imagem do slide. Solicite às famílias que auxiliem na leitura das comandas e com a contextualização (leitura do slide da atividade). Podem sugerir, que as famílias conversem com as crianças sobre se eles acham que é possível organizar as coisas usando somente o conceito em cima e embaixo. Depois que desenharem ou organizarem as figuras, peça que discutam novamente se foi possível organizar utilizando esses conceitos e que façam uma nova organização conforme o segundo protocolo da Discussão das soluções (envie nas orientações).

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.

Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades dos alunos, apresentando a sistematização do conceito e o encerramento. Sua devolutiva pode ser impressa, através de áudio ou vídeo.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as posições em cima e embaixo e, se possível, assistirem juntos aos vídeos. Para a atividade principal, deixe claro que cada aluno deverá trazer suas ideias e realizar a organização das prateleiras. Os familiares podem acompanhar e pedir para os alunos explicarem como pensaram. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_08GEO03

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas