Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Máximo divisor comum de números naturais
Plano 2 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Ampliação dos conceitos de múltiplos e divisores
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kézia de Oliveira Silva Souza
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
[EF07MA01] Resolver e elaborar problemas envolvendo múltiplos e divisores de um número natural.
Objetivos específicos
- Resolver problemas envolvendo divisores de números naturais.
- Resolver problemas envolvendo máximo divisor comum de números naturais.
Conceito-chave
Máximo divisor comum de números naturais.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problemas envolvendo divisores de números naturais.
- Resolver problemas envolvendo máximo divisor comum de números naturais.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Material complementar:
A Matemática Pulsa no Dia a Dia (Errar sabendo tem valor);
Decomposição em fatores primos (A conexão entre fatores);
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles se lembram o que é divisor de um número, qual é a diferença entre o quadrado e o retângulo e quantos centímetros correspondem a um metro.
Propósito: Retomar alguns conceitos que serão importantes para o desenvolvimento da atividade.
Discuta com a turma:
- Você se lembra o que é divisor de um número?
- Como podemos calcular o divisor de um número natural?
- Qual é a diferença entre o quadrado e o retângulo?
- O que significa centímetro?
- Qual é a relação existente entre centímetro e metro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça que, em duplas, os alunos leiam a atividade e discutam a resolução do problema para ajudarem Ana.
Enquanto os alunos resolvem o problema, não faça nenhuma intervenção, apenas observe as maneiras que os alunos estão desenvolvendo a atividade, se estão desenhando, dividindo (encontrando os divisores), fatorando ou realizando outra estratégia.
Observe também, se os alunos perceberam que a sala é um retângulo, mas o piso cerâmico é um quadrado e qual unidade de medida eles estão usando.
Após os alunos realizarem a atividade, selecione três que usaram estratégias diferentes e peça que reproduzam na lousa a resolução e expliquem para os colegas como ele desenvolveu o raciocínio. A escolha dos alunos precisa ser com critério, pois conduzirá as discussões, mas a escolha não deve estar ligada apenas aos resultados corretos, e sim aos procedimentos, pois é importante discutir também os equívocos cometidos.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que possuem de cálculo de divisores para concluírem qual é o maior divisor comum possível na situação proposta, o que traduz a solução do problema.
Discuta com a turma:
- Quem iniciou a atividade realizando a transformação da unidade de medida?
- Por que devemos realizar a transformação da unidade de medida?
- Ao assentar os pisos eles poderão ser divididos?
- É possível usar pisos quadrados num cômodo retangular?
- Quais seriam as possíveis medidas do lado dos pisos, se a Ana não tivesse especificado que queria a maior possível?
- Qual é a maior medida possível para o piso cerâmico?
- Por que o piso não pode ser maior que 20 cm?
Materiais complementares para impressão:
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Os três alunos selecionados, que usaram estratégias diferentes ao reproduzirem na lousa a resolução, devem explicar o raciocínio usado para os colegas e assiná-la.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar como calcularam o Máximo Divisor Comum dos números propostos para responderem o problema, mesmo que ainda não conheçam esse nome, de maneira intuitiva pela interpretação do problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença das estratégias usadas?
- Quais são os divisores do número 260, que representa um dos lados do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores do número 300, que representa o outro lado do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores dos números 260 e 300 ao mesmo tempo? Qual é o maior deles?
Na solução 1, o aluno verificou quais são os divisores de 260 e 300 ao mesmo tempo. Assim, ele descobriu quais são as possíveis medidas para o piso cerâmico. E para atender a condição da atividade, sendo o maior possível, a resposta será 20 cm.
Quando o aluno sabe os critérios de divisibilidade, agiliza a resolução da atividade. Nessa resolução, o aluno nem citou quais são os divisores, pois, a sua intenção era calcular a medida do lado do piso cerâmico que atendia a medida do lado da sala.
Na solução 2, o aluno calculou os divisores dos números 260 e 300 que representam as medidas dos lados da sala, depois verificou quais eram os divisores comuns e selecionou o maior (20cm) para atender o comando da atividade proposta.
Na solução 3, o aluno decompôs cada medida dos lados em fatores primos e assim verificou o que estava em comum, pois percebeu que existia essa necessidade de estar em comum para atender os dois lados da sala (260cm e 300cm). E assim, concluiu que 20 cm é a medida que satisfaz as condições solicitadas por Ana.
Os alunos obtiveram os divisores pelo processo geométrico, pelas divisões e fatorações sucessivas, mas essas não são as únicas resoluções.
Após o aluno identificar qual é a medida do lado do piso cerâmico, ele precisa descobrir quantos pisos serão necessários para cobrir toda a sala de Ana.
E como 260:20= 13 e 300:20=15, ele pode multiplicar 13.15=195 e concluir quantos pisos cerâmicos serão necessários.
Pois, se um lado mede 260cm, serão necessários 13 pisos deste lado. Se o outro lado mede 300cm, serão necessários 15 pisos.
No desenho, o aluno pode contar quantos pisos serão necessários, ou simplesmente multiplicar a necessidade de cada dimensão, 13.15 e assim, responder a última pergunta da Ana, que serão necessários 195 pisos cerâmicos quadrados de lado 20 cm para cobrir toda a sala retangular de lados 2,6m e 3m.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Os três alunos selecionados, que usaram estratégias diferentes ao reproduzirem na lousa a resolução, devem explicar o raciocínio usado para os colegas e assiná-la.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar como calcularam o Máximo Divisor Comum dos números propostos para responderem o problema, mesmo que ainda não conheçam esse nome, de maneira intuitiva pela interpretação do problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença das estratégias usadas?
- Quais são os divisores do número 260, que representa um dos lados do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores do número 300, que representa o outro lado do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores dos números 260 e 300 ao mesmo tempo? Qual é o maior deles?
Na solução 1, o aluno verificou quais são os divisores de 260 e 300 ao mesmo tempo. Assim, ele descobriu quais são as possíveis medidas para o piso cerâmico. E para atender a condição da atividade, sendo o maior possível, a resposta será 20 cm.
Quando o aluno sabe os critérios de divisibilidade, agiliza a resolução da atividade. Nessa resolução, o aluno nem citou quais são os divisores, pois, a sua intenção era calcular a medida do lado do piso cerâmico que atendia a medida do lado da sala.
Na solução 2, o aluno calculou os divisores dos números 260 e 300 que representam as medidas dos lados da sala, depois verificou quais eram os divisores comuns e selecionou o maior (20cm) para atender o comando da atividade proposta.
Na solução 3, o aluno decompôs cada medida dos lados em fatores primos e assim verificou o que estava em comum, pois percebeu que existia essa necessidade de estar em comum para atender os dois lados da sala (260cm e 300cm). E assim, concluiu que 20 cm é a medida que satisfaz as condições solicitadas por Ana.
Os alunos obtiveram os divisores pelo processo geométrico, pelas divisões e fatorações sucessivas, mas essas não são as únicas resoluções.
Após o aluno identificar qual é a medida do lado do piso cerâmico, ele precisa descobrir quantos pisos serão necessários para cobrir toda a sala de Ana.
E como 260:20= 13 e 300:20=15, ele pode multiplicar 13.15=195 e concluir quantos pisos cerâmicos serão necessários.
Pois, se um lado mede 260cm, serão necessários 13 pisos deste lado. Se o outro lado mede 300cm, serão necessários 15 pisos.
No desenho, o aluno pode contar quantos pisos serão necessários, ou simplesmente multiplicar a necessidade de cada dimensão, 13.15 e assim, responder a última pergunta da Ana, que serão necessários 195 pisos cerâmicos quadrados de lado 20 cm para cobrir toda a sala retangular de lados 2,6m e 3m.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Os três alunos selecionados, que usaram estratégias diferentes ao reproduzirem na lousa a resolução, devem explicar o raciocínio usado para os colegas e assiná-la.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar como calcularam o Máximo Divisor Comum dos números propostos para responderem o problema, mesmo que ainda não conheçam esse nome, de maneira intuitiva pela interpretação do problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença das estratégias usadas?
- Quais são os divisores do número 260, que representa um dos lados do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores do número 300, que representa o outro lado do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores dos números 260 e 300 ao mesmo tempo? Qual é o maior deles?
Na solução 1, o aluno verificou quais são os divisores de 260 e 300 ao mesmo tempo. Assim, ele descobriu quais são as possíveis medidas para o piso cerâmico. E para atender a condição da atividade, sendo o maior possível, a resposta será 20 cm.
Quando o aluno sabe os critérios de divisibilidade, agiliza a resolução da atividade. Nessa resolução, o aluno nem citou quais são os divisores, pois, a sua intenção era calcular a medida do lado do piso cerâmico que atendia a medida do lado da sala.
Na solução 2, o aluno calculou os divisores dos números 260 e 300 que representam as medidas dos lados da sala, depois verificou quais eram os divisores comuns e selecionou o maior (20cm) para atender o comando da atividade proposta.
Na solução 3, o aluno decompôs cada medida dos lados em fatores primos e assim verificou o que estava em comum, pois percebeu que existia essa necessidade de estar em comum para atender os dois lados da sala (260cm e 300cm). E assim, concluiu que 20 cm é a medida que satisfaz as condições solicitadas por Ana.
Os alunos obtiveram os divisores pelo processo geométrico, pelas divisões e fatorações sucessivas, mas essas não são as únicas resoluções.
Após o aluno identificar qual é a medida do lado do piso cerâmico, ele precisa descobrir quantos pisos serão necessários para cobrir toda a sala de Ana.
E como 260:20= 13 e 300:20=15, ele pode multiplicar 13.15=195 e concluir quantos pisos cerâmicos serão necessários.
Pois, se um lado mede 260cm, serão necessários 13 pisos deste lado. Se o outro lado mede 300cm, serão necessários 15 pisos.
No desenho, o aluno pode contar quantos pisos serão necessários, ou simplesmente multiplicar a necessidade de cada dimensão, 13.15 e assim, responder a última pergunta da Ana, que serão necessários 195 pisos cerâmicos quadrados de lado 20 cm para cobrir toda a sala retangular de lados 2,6m e 3m.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Os três alunos selecionados, que usaram estratégias diferentes ao reproduzirem na lousa a resolução, devem explicar o raciocínio usado para os colegas e assiná-la.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar como calcularam o Máximo Divisor Comum dos números propostos para responderem o problema, mesmo que ainda não conheçam esse nome, de maneira intuitiva pela interpretação do problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença das estratégias usadas?
- Quais são os divisores do número 260, que representa um dos lados do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores do número 300, que representa o outro lado do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores dos números 260 e 300 ao mesmo tempo? Qual é o maior deles?
Na solução 1, o aluno verificou quais são os divisores de 260 e 300 ao mesmo tempo. Assim, ele descobriu quais são as possíveis medidas para o piso cerâmico. E para atender a condição da atividade, sendo o maior possível, a resposta será 20 cm.
Quando o aluno sabe os critérios de divisibilidade, agiliza a resolução da atividade. Nessa resolução, o aluno nem citou quais são os divisores, pois, a sua intenção era calcular a medida do lado do piso cerâmico que atendia a medida do lado da sala.
Na solução 2, o aluno calculou os divisores dos números 260 e 300 que representam as medidas dos lados da sala, depois verificou quais eram os divisores comuns e selecionou o maior (20cm) para atender o comando da atividade proposta.
Na solução 3, o aluno decompôs cada medida dos lados em fatores primos e assim verificou o que estava em comum, pois percebeu que existia essa necessidade de estar em comum para atender os dois lados da sala (260cm e 300cm). E assim, concluiu que 20 cm é a medida que satisfaz as condições solicitadas por Ana.
Os alunos obtiveram os divisores pelo processo geométrico, pelas divisões e fatorações sucessivas, mas essas não são as únicas resoluções.
Após o aluno identificar qual é a medida do lado do piso cerâmico, ele precisa descobrir quantos pisos serão necessários para cobrir toda a sala de Ana.
E como 260:20= 13 e 300:20=15, ele pode multiplicar 13.15=195 e concluir quantos pisos cerâmicos serão necessários.
Pois, se um lado mede 260cm, serão necessários 13 pisos deste lado. Se o outro lado mede 300cm, serão necessários 15 pisos.
No desenho, o aluno pode contar quantos pisos serão necessários, ou simplesmente multiplicar a necessidade de cada dimensão, 13.15 e assim, responder a última pergunta da Ana, que serão necessários 195 pisos cerâmicos quadrados de lado 20 cm para cobrir toda a sala retangular de lados 2,6m e 3m.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Os três alunos selecionados, que usaram estratégias diferentes ao reproduzirem na lousa a resolução, devem explicar o raciocínio usado para os colegas e assiná-la.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar como calcularam o Máximo Divisor Comum dos números propostos para responderem o problema, mesmo que ainda não conheçam esse nome, de maneira intuitiva pela interpretação do problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença das estratégias usadas?
- Quais são os divisores do número 260, que representa um dos lados do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores do número 300, que representa o outro lado do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores dos números 260 e 300 ao mesmo tempo? Qual é o maior deles?
Na solução 1, o aluno verificou quais são os divisores de 260 e 300 ao mesmo tempo. Assim, ele descobriu quais são as possíveis medidas para o piso cerâmico. E para atender a condição da atividade, sendo o maior possível, a resposta será 20 cm.
Quando o aluno sabe os critérios de divisibilidade, agiliza a resolução da atividade. Nessa resolução, o aluno nem citou quais são os divisores, pois, a sua intenção era calcular a medida do lado do piso cerâmico que atendia a medida do lado da sala.
Na solução 2, o aluno calculou os divisores dos números 260 e 300 que representam as medidas dos lados da sala, depois verificou quais eram os divisores comuns e selecionou o maior (20cm) para atender o comando da atividade proposta.
Na solução 3, o aluno decompôs cada medida dos lados em fatores primos e assim verificou o que estava em comum, pois percebeu que existia essa necessidade de estar em comum para atender os dois lados da sala (260cm e 300cm). E assim, concluiu que 20 cm é a medida que satisfaz as condições solicitadas por Ana.
Os alunos obtiveram os divisores pelo processo geométrico, pelas divisões e fatorações sucessivas, mas essas não são as únicas resoluções.
Após o aluno identificar qual é a medida do lado do piso cerâmico, ele precisa descobrir quantos pisos serão necessários para cobrir toda a sala de Ana.
E como 260:20= 13 e 300:20=15, ele pode multiplicar 13.15=195 e concluir quantos pisos cerâmicos serão necessários.
Pois, se um lado mede 260cm, serão necessários 13 pisos deste lado. Se o outro lado mede 300cm, serão necessários 15 pisos.
No desenho, o aluno pode contar quantos pisos serão necessários, ou simplesmente multiplicar a necessidade de cada dimensão, 13.15 e assim, responder a última pergunta da Ana, que serão necessários 195 pisos cerâmicos quadrados de lado 20 cm para cobrir toda a sala retangular de lados 2,6m e 3m.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 a 10).
Orientações: Os três alunos selecionados, que usaram estratégias diferentes ao reproduzirem na lousa a resolução, devem explicar o raciocínio usado para os colegas e assiná-la.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar como calcularam o Máximo Divisor Comum dos números propostos para responderem o problema, mesmo que ainda não conheçam esse nome, de maneira intuitiva pela interpretação do problema.
Discuta com a turma:
- Qual é a diferença das estratégias usadas?
- Quais são os divisores do número 260, que representa um dos lados do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores do número 300, que representa o outro lado do retângulo (sala)?
- Quais são os divisores dos números 260 e 300 ao mesmo tempo? Qual é o maior deles?
Na solução 1, o aluno verificou quais são os divisores de 260 e 300 ao mesmo tempo. Assim, ele descobriu quais são as possíveis medidas para o piso cerâmico. E para atender a condição da atividade, sendo o maior possível, a resposta será 20 cm.
Quando o aluno sabe os critérios de divisibilidade, agiliza a resolução da atividade. Nessa resolução, o aluno nem citou quais são os divisores, pois, a sua intenção era calcular a medida do lado do piso cerâmico que atendia a medida do lado da sala.
Na solução 2, o aluno calculou os divisores dos números 260 e 300 que representam as medidas dos lados da sala, depois verificou quais eram os divisores comuns e selecionou o maior (20cm) para atender o comando da atividade proposta.
Na solução 3, o aluno decompôs cada medida dos lados em fatores primos e assim verificou o que estava em comum, pois percebeu que existia essa necessidade de estar em comum para atender os dois lados da sala (260cm e 300cm). E assim, concluiu que 20 cm é a medida que satisfaz as condições solicitadas por Ana.
Os alunos obtiveram os divisores pelo processo geométrico, pelas divisões e fatorações sucessivas, mas essas não são as únicas resoluções.
Após o aluno identificar qual é a medida do lado do piso cerâmico, ele precisa descobrir quantos pisos serão necessários para cobrir toda a sala de Ana.
E como 260:20= 13 e 300:20=15, ele pode multiplicar 13.15=195 e concluir quantos pisos cerâmicos serão necessários.
Pois, se um lado mede 260cm, serão necessários 13 pisos deste lado. Se o outro lado mede 300cm, serão necessários 15 pisos.
No desenho, o aluno pode contar quantos pisos serão necessários, ou simplesmente multiplicar a necessidade de cada dimensão, 13.15 e assim, responder a última pergunta da Ana, que serão necessários 195 pisos cerâmicos quadrados de lado 20 cm para cobrir toda a sala retangular de lados 2,6m e 3m.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito de divisor, as maneiras para calculá-los e como verificar quais são os comuns para registrar o maior deles. Se desejar, anote a frase em destaque no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Enfatize com os seus alunos a necessidade de um modo prático para calcular o mdc. Pois, é relativamente simples calcular o mdc de maneira intuitiva, mas pode se tornar extremamente trabalhosa quando os números forem grandes e apresentarem grande quantidade de divisores. Sendo assim, faz-se necessário apresentarmos métodos práticos como alternativa e o aluno escolherá a estratégia que julgar conveniente em cada caso.
Material complementar:
Veja uma discussão mais detalhada sobre o MDC no final do Guia de Intervenção.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente o problema e peça que os alunos o resolvam individualmente. Em seguida, eles devem socializar as respostas com os outros alunos da turma. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: O aluno precisa relembrar o que são divisores e reconhecer qual é o maior comum aos números dados.
Discuta com a turma:
- Quais são as possibilidades de formar grupos com apenas meninos?
- Como podemos formar grupos com apenas meninas?
- Qual é a condição que o professor estabeleceu?
- Para formar grupos com o mesmo número de meninos e meninas, quantos alunos poderão fazer parte dos grupos?
Materiais complementares para impressão:
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Opcionais: Google Sala de Aula.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor os questionamentos apresentados no slide usando um editor de texto (Google Docs, por exemplo) em que, de maneira colaborativa e síncrona, os alunos possam respondê-los, usar a função de áudio do Whatsapp para que um a um postem as respostas ou hipóteses sobre o assunto disparador. Oriente-os explicando que esse é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, elas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, tire uma foto e disponibilize a imagem no grupo de Whatsapp, para que eles possam pensar. Peça para tentarem resolver a atividade em três momentos. No primeiro, pensando sozinhos sobre a situação proposta e anotando todas as estratégias de cálculo. No segundo, eles deverão pedir a um dos familiares que tente resolver a situação problema e compartilhar como pensou. Para o terceiro momento, o aluno e familiar devem discutir uma estratégia conjunta ou validar uma feita por eles individualmente.
Oriente-os a filmarem ou fotografarem as estratégias e respostas para compartilharem com você e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação, como Whatsapp ou Google Sala de Aula.
A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema. Lance perguntas para guiar as discussões:
- Qual é a diferença das estratégias usadas?
- Quais estratégias apresentadas nas discussões você não havia pensado antes?.
Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, que combate a valorização excessiva da resposta certa.
Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos o conceito de divisor, as maneiras para calculá-lo e como verificar quais são comuns para registrar o maior deles. Você pode indicar a leitura do texto “À procura dos números primos”, disponível no site de Nova Escola. Nele os alunos podem conhecer uma das estratégias para determinar o MDC. Você pode propor uma retomada de conceitos usando o vídeo explicativo de como calcular o MDC, disponível no site do Khan Academy.
Leitura: disponível aqui.
Vídeo: disponível aqui.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para os alunos. Poréms ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa.
Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em um jogo. Para esse plano, indicamos o jogo dos divisores (disponível aqui).
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kézia de Oliveira Silva Souza
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
[EF07MA01] Resolver e elaborar problemas envolvendo múltiplos e divisores de um número natural.
Objetivos específicos
- Resolver problemas envolvendo divisores de números naturais.
- Resolver problemas envolvendo máximo divisor comum de números naturais.
Conceito-chave
Máximo divisor comum de números naturais.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e caderno;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.