11135
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Explorando os números grandes com notação científica

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Sugestão de adaptação para ensino remoto
Revisite todos os arquivos do plano que você vai orientar e identifique os pontos principais para o trabalho remoto. Lembre-se que as sugestões precisam envolver tanto o uso da tecnologia quanto situações em que a tecnologia não está disponível.

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS.
- Necessários: papel, lápis, calculadora.
- Opcionais: Meet, Hangout, Whatsapp, plataforma da Khan Academy (disponível aqui). 

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL.

Aquecimento
O plano de aula é centrado numa linguagem tecnológica de ‘pixels’. A retomada (aquecimento) orienta para a compreensão de como os ‘pixels’ são calculados e obtidos. Por isso, sugerimos que o aquecimento seja feito antes da atividade principal, especialmente o slide 3 da Retomada.

Atividade principal
Você pode encaminhar os problemas referentes às partes I e II da Atividade Principal, juntamente com o slide 3 do aquecimento, e solicitar que os alunos leiam, interpretem e tentem responder. Mas, você pode sintetizar a aula usando apenas uma das parte (I ou II) da Atividade Principal. No entanto, é importante que os alunos tenham acesso às informações presentes no Aquecimento ou façam uma pesquisa para descobrir como se formam os ‘pixels’. Sem essa informação a aula não vai fluir. Toda uma linguagem tecnológica é utilizada nessa aula.

Solicite que os alunos façam um glossário com os termos e expressões mais importantes observados na aula.

Para alunos que possuem acesso à internet, o vídeo da Khan Academy a seguir pode ser usado para ampliar compreensões acerca de notações científicas: (disponível aqui)

Sugerimos ainda:
Vídeo 1 (disponível aqui).
Vídeo 2 (disponível aqui).

Discussão das soluções
Nas discussões, solicite que os alunos encaminhem as estratégias e o glossário tecnológico, além das dúvidas, via WhatsApp. Publique um feedback considerando as soluções e os possíveis equívocos observados. Como a aula trata ainda de arredondamento, você pode sugerir que os alunos vejam o vídeo (disponível aqui). Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize esse modelo para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem e consolidem as amprendizagens. Sugestão de recursos on line para discussões: Meet ou Hangout (Google).

Sistematização
xxx

Encerramento
O Encerramento traz uma informação adicional sobre a exibição de imagens. Analise a necessidade de disponibilizar essa informação, ela pode ser usada para discussão com as famílias.

Raio X
O Raio X pode ser usado em outras aulas como forma de ampliação das aprendizagens. Utilize as atividades complementares também como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.

Convite às famílias
Pode ser discutido com a família a informação presente no Encerramento.

 

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_01NUM02

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas