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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Explorando os números grandes com notação científica

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

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Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.



Objetivos específicos

  1. Rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.
  2. Utilizar propriedades da potência na multiplicação com notação científica.
  3. Uso correto da calculadora

Conceito-chave

  1. Potência na base 10 com expoente inteiro positivo.
  2. Notação científica para representação de números maiores que 1.
  3. Cálculo de área de um retângulo.
  4. Aproximação de valores numéricos e regra de arredondamento.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
  • Calculadora simples de quatro operações.
  • Desejado, mas não essencial, calculadora científica ou calculadora do celular na horizontal.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Está aula é uma continuação e ampliação da aula anterior.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3, 4 e 5).

Orientações: Levar impresso, caso não possa ser projetado. Faça a leitura com os alunos. Pedir para um aluno fazer o papel do Bruno e uma aluna fazer o papel da Karina.

Propósito: Trazer alguns assuntos que serão abordados nesta aula na forma de uma história.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3, 4 e 5).

Orientações: Deixar os alunos terminarem a leitura.

Propósito: Relembrar a regra de arredondamento e aproximação numérica.

Discuta com a turma:

  • Falar alguns números e pedir que arredondem mentalmente, dizendo em voz alta os valores aproximados.

Material complementar:

Regras de arredondamento - https://pt.wikipedia.org/wiki/Arredondamento

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3, 4 e 5).

Orientações: Deixar os alunos lendo em voz baixa como uma forma de despertar a curiosidade individual.

Propósito: A ideia não é detalhar o processo de captação da imagem, mas simplesmente apresentar o sensor como uma forma plana retangular, que possui base e altura. Isso será necessário para o cálculo da área.

Material complementar:

Como funciona o sensor da câmera do seu smartphone: https://www.tecmundo.com.br/celular/104419-como-funciona-sensor-camera-digital-smartphone-celular.htm

Atividade principal Parte I select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7).

Orientações:

  • Peça que, em dupla ou trio, os alunos leiam a atividade e a realizem usando a calculadora. Caso eles tenham calculadora científica, é uma boa ocasião para mostrar como se usa o botão 10x. A ideia de se fazer em grupo é que um pode emprestar material para outro. Uma ideia também, se possível, é usar a calculadora do celular no modo calculadora científica.
  • Ao fazer a representação de 12MP em notação científica, estimule-os a usarem propriedade da potência de mesma base 12x106=1,2x101x106=1,2x107 . Ao representar todos os números em notação científica, fica mais simples observar a ordem de grandeza e ter uma noção que são números próximos.

Propósito: Ampliar a ideia da representação de grandes números utilizando notação científica.

Discuta com a turma:

  • Apesar de ambos serem considerados de 12MP, eles possuem 12MP de verdade? Não possuem, como se pode ver nos cálculos.
  • Qual sensor tem melhor resolução? O sensor A tem maior resolução.
  • Qual deles deve custar mais caro e por quê? Sensor A deve custar mais, se for considerado o que tem melhor resolução.
  • Qual deles deve ter mais qualidade de imagem? Quanto mais pixels, melhor a qualidade. Portanto, o sensor A.
  • Consegue imaginar a forma deste sensor, quadrado, retangular ou redondo? Retangular

Materiais complementares para impressão:

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

Agrupamento Produtivo - Trabalho em Grupo: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1378/trabalho-em-grupo

Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla

Como agrupo meus alunos? https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

As trocas que fazem a turma avançar: https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

Atividade principal Parte II select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Peça que, em dupla ou trio, os alunos leiam a atividade e a realizem sem a calculadora. Uns podem ajudar os outros com a propriedade da potência, multiplicação com bases iguais somam-se os expoentes.

Propósito: Mostrar o quanto se torna fácil fazer uma operação com grandes números representados na forma de potência. Basicamente, é um exercício semelhante ao anterior, mas aqui os alunos podem antever os resultados, fazendo contas de cabeça e conferindo as contas no papel. E depois representar em notação científica faz com que eles tenham uma noção maior da ordem de grandeza.

Discuta com a turma:

Interessante neste momento conversar com a turma sobre o não uso da calculadora. “O que vocês acham turma? Multiplicamos 5500 x 2900 ou 5,5 x 2,9 e utilizar propriedade da multiplicação de potência de mesma base? Lembrem-se, vamos nos esforçar um pouco para fazer sem o uso de calculadora.”

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 e 9).

Orientações:

  • Fique atento às soluções dos alunos. Se houver muitas dificuldades na escrita em notação científica, volte ao plano conceitual e trabalhe atividades complementares.
  • Ao arredondar números, os valores aproximados podem sair diferente e dependendo da precisão das operações. Deve-se pensar melhor a respeito de quantas casas decimais são aceitas. Para este caso, como os sensores são considerados de 12 megapixels, é até aceitável o arredondamento prévio para simplificar a operação sem o uso de calculadora.
  • Lembrar alguns fatores multiplicadores tais como k = 103, M = 106 e G = 109.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • O uso da calculadora neste caso ajudou ou atrapalhou? (Enfatize que com algumas mudanças a operação se torna mais simples de se fazer mesmo sem a calculadora.)
  • Quando arredondar antes de efetuar a operação e quando arredondar depois?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 e 9).

Orientações:

  • Fique atento às soluções dos alunos. Se houver muitas dificuldades na escrita em notação científica, volte ao plano conceitual e trabalhe atividades complementares.
  • Ao arredondar números, os valores aproximados podem sair diferente e dependendo da precisão das operações. Deve-se pensar melhor a respeito de quantas casas decimais são aceitas. Para este caso, como os sensores são considerados de 12 megapixels, é até aceitável o arredondamento prévio para simplificar a operação sem o uso de calculadora.
  • Lembrar alguns fatores multiplicadores tais como k = 103, M = 106 e G = 109.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • O uso da calculadora neste caso ajudou ou atrapalhou? (Enfatize que com algumas mudanças a operação se torna mais simples de se fazer mesmo sem a calculadora.)
  • Quando arredondar antes de efetuar a operação e quando arredondar depois?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando a notação científica como solução de representação numérica para números grandes, além de poder unir conhecimentos anteriores tais como aproximação numérica e propriedades da potência.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a representação dos números. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Deixe-os resolver como bem entenderem, usando calculadora ou não. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósitos: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação de números grandes utilizando a notação científica. Entender qual o método escolhido para realizar as operações.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Está aula é uma continuação e ampliação da aula anterior.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.



Objetivos específicos

  1. Rever e ampliar os conceitos sobre representação com notação científica.
  2. Utilizar propriedades da potência na multiplicação com notação científica.
  3. Uso correto da calculadora

Conceito-chave

  1. Potência na base 10 com expoente inteiro positivo.
  2. Notação científica para representação de números maiores que 1.
  3. Cálculo de área de um retângulo.
  4. Aproximação de valores numéricos e regra de arredondamento.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
  • Calculadora simples de quatro operações.
  • Desejado, mas não essencial, calculadora científica ou calculadora do celular na horizontal.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3, 4 e 5).

Orientações: Levar impresso, caso não possa ser projetado. Faça a leitura com os alunos. Pedir para um aluno fazer o papel do Bruno e uma aluna fazer o papel da Karina.

Propósito: Trazer alguns assuntos que serão abordados nesta aula na forma de uma história.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3, 4 e 5).

Orientações: Deixar os alunos terminarem a leitura.

Propósito: Relembrar a regra de arredondamento e aproximação numérica.

Discuta com a turma:

  • Falar alguns números e pedir que arredondem mentalmente, dizendo em voz alta os valores aproximados.

Material complementar:

Regras de arredondamento - https://pt.wikipedia.org/wiki/Arredondamento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 3, 4 e 5).

Orientações: Deixar os alunos lendo em voz baixa como uma forma de despertar a curiosidade individual.

Propósito: A ideia não é detalhar o processo de captação da imagem, mas simplesmente apresentar o sensor como uma forma plana retangular, que possui base e altura. Isso será necessário para o cálculo da área.

Material complementar:

Como funciona o sensor da câmera do seu smartphone: https://www.tecmundo.com.br/celular/104419-como-funciona-sensor-camera-digital-smartphone-celular.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7).

Orientações:

  • Peça que, em dupla ou trio, os alunos leiam a atividade e a realizem usando a calculadora. Caso eles tenham calculadora científica, é uma boa ocasião para mostrar como se usa o botão 10x. A ideia de se fazer em grupo é que um pode emprestar material para outro. Uma ideia também, se possível, é usar a calculadora do celular no modo calculadora científica.
  • Ao fazer a representação de 12MP em notação científica, estimule-os a usarem propriedade da potência de mesma base 12x106=1,2x101x106=1,2x107 . Ao representar todos os números em notação científica, fica mais simples observar a ordem de grandeza e ter uma noção que são números próximos.

Propósito: Ampliar a ideia da representação de grandes números utilizando notação científica.

Discuta com a turma:

  • Apesar de ambos serem considerados de 12MP, eles possuem 12MP de verdade? Não possuem, como se pode ver nos cálculos.
  • Qual sensor tem melhor resolução? O sensor A tem maior resolução.
  • Qual deles deve custar mais caro e por quê? Sensor A deve custar mais, se for considerado o que tem melhor resolução.
  • Qual deles deve ter mais qualidade de imagem? Quanto mais pixels, melhor a qualidade. Portanto, o sensor A.
  • Consegue imaginar a forma deste sensor, quadrado, retangular ou redondo? Retangular

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TITULO DO DOCUMENTO

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Agrupamento Produtivo - Trabalho em Grupo: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1378/trabalho-em-grupo

Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla

Como agrupo meus alunos? https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos

As trocas que fazem a turma avançar: https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7).

Orientações: Peça que, em dupla ou trio, os alunos leiam a atividade e a realizem sem a calculadora. Uns podem ajudar os outros com a propriedade da potência, multiplicação com bases iguais somam-se os expoentes.

Propósito: Mostrar o quanto se torna fácil fazer uma operação com grandes números representados na forma de potência. Basicamente, é um exercício semelhante ao anterior, mas aqui os alunos podem antever os resultados, fazendo contas de cabeça e conferindo as contas no papel. E depois representar em notação científica faz com que eles tenham uma noção maior da ordem de grandeza.

Discuta com a turma:

Interessante neste momento conversar com a turma sobre o não uso da calculadora. “O que vocês acham turma? Multiplicamos 5500 x 2900 ou 5,5 x 2,9 e utilizar propriedade da multiplicação de potência de mesma base? Lembrem-se, vamos nos esforçar um pouco para fazer sem o uso de calculadora.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 e 9).

Orientações:

  • Fique atento às soluções dos alunos. Se houver muitas dificuldades na escrita em notação científica, volte ao plano conceitual e trabalhe atividades complementares.
  • Ao arredondar números, os valores aproximados podem sair diferente e dependendo da precisão das operações. Deve-se pensar melhor a respeito de quantas casas decimais são aceitas. Para este caso, como os sensores são considerados de 12 megapixels, é até aceitável o arredondamento prévio para simplificar a operação sem o uso de calculadora.
  • Lembrar alguns fatores multiplicadores tais como k = 103, M = 106 e G = 109.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • O uso da calculadora neste caso ajudou ou atrapalhou? (Enfatize que com algumas mudanças a operação se torna mais simples de se fazer mesmo sem a calculadora.)
  • Quando arredondar antes de efetuar a operação e quando arredondar depois?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 e 9).

Orientações:

  • Fique atento às soluções dos alunos. Se houver muitas dificuldades na escrita em notação científica, volte ao plano conceitual e trabalhe atividades complementares.
  • Ao arredondar números, os valores aproximados podem sair diferente e dependendo da precisão das operações. Deve-se pensar melhor a respeito de quantas casas decimais são aceitas. Para este caso, como os sensores são considerados de 12 megapixels, é até aceitável o arredondamento prévio para simplificar a operação sem o uso de calculadora.
  • Lembrar alguns fatores multiplicadores tais como k = 103, M = 106 e G = 109.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • O uso da calculadora neste caso ajudou ou atrapalhou? (Enfatize que com algumas mudanças a operação se torna mais simples de se fazer mesmo sem a calculadora.)
  • Quando arredondar antes de efetuar a operação e quando arredondar depois?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade apresentando a notação científica como solução de representação numérica para números grandes, além de poder unir conhecimentos anteriores tais como aproximação numérica e propriedades da potência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a representação dos números. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Deixe-os resolver como bem entenderem, usando calculadora ou não. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósitos: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação de números grandes utilizando a notação científica. Entender qual o método escolhido para realizar as operações.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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AULAS DE Números do 8º ano :

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