11129
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Separando as figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Figuras planas e suas características

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_09GEO09

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, lápis de cor ou giz de cera e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Dado, celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Tanto para as aulas simultâneas como para as aulas assíncronas, a sugestão é realize a aula em dois encontros ou momentos. O primeiro para a retomada e a atividade principal e o segundo para a discussão das soluções e o encerramento.

Retomada
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: A proposta é que retomem os conhecimentos sobre as características das figuras geométricas planas. Deixe isso claro aos familiares, nas orientações. Envie o slide e as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças.

Atividade principal
Aula simultânea: A brincadeira proposta no plano de aula, pode ser utilizada quando estiverem em aulas presenciais, para retomar as características das figuras geométricas planas estudadas, mas não é viável para as aulas remotas. A sugestão é que envie para casa, com antecedência, imagens de figuras (umas 20, mas bem menores, pois serão coladas numa sulfite), para que recortem ou reproduzam (por impressão ou desenho a mão) e recortem, colocando-os num envelope ou saquinho. A atividade será a seguinte:
Divida a turma em 4 grupos.
Cada um jogará individualmente e marcará pontos para o seu grupo.
Devem separar as figuras de acordo com suas características, dentro do tempo marcado pelo professor (1 minuto).
Depois de terminado o tempo, deverão colar apenas as figuras que conseguiram separar neste tempo (a proposta de organização encontra-se abaixo).
Enviarão a atividade a você para que confira (encaminhar a atividade no papel ou uma digitalização).
Cada acerto vale um ponto para o grupo.
Explique que apresentará o placar no próximo encontro.
Aula assíncrona: A proposta é que envie para casa, com antecedência, imagens de figuras (umas 20, mas bem menores, pois serão coladas numa sulfite), para que recortem ou reproduzam (por impressão ou desenho a mão) e recortem. São necessários dois jogos de figuras, separados em dois envelopes ou saquinhos.
A atividade será a seguinte:
Podem participar 2 jogadores..
Cada um receberá um envelope com figuras e uma folha para colar (modelo abaixo).
Devem separar as figuras de acordo com suas características, dentro do tempo marcado (1 minuto). Podem usar o cronômetro de um celular ou outra pessoa marcar o tempo.
Depois de terminado o tempo, deverão colar apenas as figuras que conseguiram separar neste tempo.
Enviarão as atividades a você, com nome dos jogadores, para que confira (encaminhar as atividades no papel ou uma digitalização).
Cada acerto vale um ponto.
Ganha quem acertou mais.
Explique que enviará o resultado na devolutiva.
Observação: Caso não queira fazer um jogo, pode enviar a atividade para que separem as figuras e colem.
MODELO PARA QUE COLEM AS FIGURAS (para impressão dê mais espaço na segunda linha da coluna):

Discussão das soluções
Aula simultânea: Envie de volta as atividades a cada aluno, com as intervenções necessárias, antes do segundo encontro da aula. Apresente o placar do jogo e faça uma discussão utilizando as questões adaptadas do Discuta com a turma:
     - ABAIXO DA ORIENTAÇÃO: “3 LADOS E 3 VÉRTICES”, QUAIS FIGURAS PLANAS VOCÊS ACHAM QUE DEVERIAM COLAR?
     - E PARA “SEM LADOS E SEM VÉRTICES”?
     - E PARA 4 LADOS E 4 VÉRTICES?
     - VOCÊS TÊM DÚVIDA COM RELAÇÃO A ALGUMA FIGURA?
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva nas atividades, com as devidas intervenções e a pontuação de cada jogador. Junto, envie as questões adaptadas do Discuta com a turma, para que respondam e te encaminhem. Um adulto poderá auxiliar na leitura e ser o escriba das respostas, se necessário. Oriente as famílias.
     - ABAIXO DA ORIENTAÇÃO: “3 LADOS E 3 VÉRTICES”, QUAIS FIGURAS PLANAS VOCÊS ACHAM QUE DEVERIAM COLAR?
     - E PARA “SEM LADOS E SEM VÉRTICES”?
     - E PARA 4 LADOS E 4 VÉRTICES?
     - VOCÊS TÊM DÚVIDA COM RELAÇÃO A ALGUMA FIGURA?

Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva às respostas das questões, com um fechamento baseado no slide de encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder as questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_09GEO09

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas