11125
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Translações no plano

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º do Fundamental sobre Simetria de translação.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto

Código do plano

MAT6_18GEO02

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp

Introdução à transformações: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-transformations-congruence/transformations-intro-basic-geo/v/introduction-to-transformations

Translação de Formas: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-transformations-congruence/basic-geometry-translations/v/drawing-image-of-translation

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HpBZUTUBU80

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Atividade Principal

Você pode propor uma aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso aos slides (4, 5 e 6). Encaminhe pelo WhatsAppp ou outro meio de comunicação combinado com eles (Meet, Hangout, Zoom). No primeiro momento eles precisam desenhar o plano cartesiano e representar a posição dos amigos no slide 1. O conceito de par ordenado precisa estar sistematizado pelos alunos. Caso contrário, sugerimos que seja feito de forma síncrona. Em seguida, oriente os alunos a imprimir ou reproduzir as cartas do arquivo enviado. Nessa hora é interessante a participação de algum familiar para que o jogo seja realizado. Você pode gravar um áudio ensinando as regras e dando dicas de como realizar esse jogo. Peça que façam os registros das cartas que foram sorteadas, tirem fotos e/ou encaminhem para você. É importante que sigam o roteiro. No dia do encontro, você pode retomar com os alunos e fazer o “Discuta com a turma” para que seja os conceitos sejam revistados e trabalhados. Dê um tempo para que eles falem sobre as dificuldades e possíveis equívocos que surgiram durante o jogo. 

Encerramento

Para encerrar a aula sugira o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=HpBZUTUBU80 que mostra a simetria de translação no plano cartesiano.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Nessa aula seria importante a participação de algum familiar para que o aluno possa realizar o jogo.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_18GEO02

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas