Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Envie para os alunos o problema apresentado nesta etapa da aula e solicite que eles compartilhem suas respostas, que podem ser verbalizadas ou enviadas em forma de texto. Envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos enviem suas respostas também em formato de texto.
Atividade principal
Professor(a), envie para os alunos os problemas propostos nesta etapa. Sugerimos que as imagens dos slides sejam disponibilizadas, visto que possuem uma diagramação que pode não ser contemplada em um texto corrido. Verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite que os alunos enviem suas resoluções. Você pode pedir para os alunos enviarem imagens mostrando como resolveram o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos verbalizem suas estratégias de resolução.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos sobre as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode compartilhar a imagem dos slides ou mesmo a resolução presente neste link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/upE2sVDVY95BGWGeg9v8UQwdWNzSWXhsdtjg9g4czEbYk4eXWwf2hTkSsMGq/resol-ativaula-mat5-08num04.pdf . Envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos enviem suas respostas em formato de imagem.
Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, com suas palavras, quais procedimentos devemos adotar quando realizamos uma adição de números decimais com duas casas. Caso considere necessário compartilhe com os estudantes o slide disponível nesta etapa da atividade.
Raio X
Professor(a), o problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de texto para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Eles podem utilizar a atividade presente no Raio X para “realizar” uma compra das bebidas que seus familiares preferem. Quantas bebidas seriam compradas e qual seria o valor gasto?
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_08NUM02
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes